Autor |
Mensagem |
Nildo Rodrigues
Destaque
Registrado em: 04.10.2010(Seg)22:36 Mensagens: 945 Localização: Barra do Bugres - MT
|
 Utricularia encontrada em Barra do Bugres, MT
Encontrei essa utricularia em uma lagoa, propriamente um brejo, coberto de vegetação. Encontrei e não consegui identificar, deixei como gibba, mas acreidto estar errado.   Os utriculos  Eu tentei tirar fotos mais não tinha como, a danada só saia borrada mesmo segurando o botão de obturar. Essas foram as melhores que consegui..nem sairam tão boa assim.. 
|
11.05.2011(Qua)10:15 |
|
 |
Maurício Ervilha
Destaque
Registrado em: 13.10.2008(Seg)0:16 Mensagens: 881 Localização: Mogi Guaçu - SP / Seropédica - RJ
|
 Re: Utricularia encontrada em Barra do Bugres, MT
As amarelas são complicas, mas até onde eu conheço, essa é Utricularia gibba sim!
Abraços
11.05.2011(Qua)17:58 |
|
 |
Nildo Rodrigues
Destaque
Registrado em: 04.10.2010(Seg)22:36 Mensagens: 945 Localização: Barra do Bugres - MT
|
Todas as amarelas pra mim é gibba ou subulata..rsrrs è bem dificil diferenciar, pelo menos é o que eu acho logo pensei em ser ela, por ser uma especie bem comum. 
|
11.05.2011(Qua)22:05 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
|
A flor é muito similar a uma U. gibba, mas os estolões são muito robustos. Parece outra espécie. Vamos aguardar um taxonomista botânico. 
_________________ Droseraholic!!!
|
12.05.2011(Qui)9:34 |
|
 |
kato
Registrado em: 12.08.2007(Dom)16:07 Mensagens: 224 Localização: Rio de Janeiro - RJ / Além Paraíba - MG
|
Nildo Rodrigues escreveu: Todas as amarelas pra mim é gibba ou subulata..rsrrs è bem dificil diferenciar, pelo menos é o que eu acho logo pensei em ser ela, por ser uma especie bem comum.  To com vc Nildo para mim ou é gibba ou subulata! huauhauha!
|
13.05.2011(Sex)6:40 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40 Mensagens: 2913 Localização: San Francisco, California, USA
|
A flor parece mesmo de U.gibba, mas este caule grosso não sei não... Quem tá c/ o livro do Taylor por perto?  Bruno G. kd vc?? Abs, Fernando
|
26.05.2011(Qui)4:08 |
|
 |
Bruno Garcia
Destaque
Registrado em: 02.03.2008(Dom)8:10 Mensagens: 1338 Localização: Sertãozinho-SP
|
Haha! Nem vem Fernando! O livro está aqui, mas sou péssimo com as utricularias aquáticas, só vi U. gibba em campo! hahaha A flor é de U. gibba mesmo, mas, o estolão está meio grosso, aí no Mato Grosso, tem muita utric. aquática, das quais muitas nem sei da existência. Repasso a charada para outro, kkkk. No fim de semana se ninguém ainda tiver descoberto a espécie, dou uma boa estuda no Taylor. Agora vou estudar para as minhas provas de amanhã!
Abraços.
_________________ Algumas fotos das minhas Plantas Carnívoras e Orquídeas:
http://www.facebook.com/media/set/?set= ... 028&type=3
Growlist Bruno Garcia:
viewtopic.php?f=24&t=2907
|
26.05.2011(Qui)15:57 |
|
 |
Nildo Rodrigues
Destaque
|
Agora a utricularia da foto ai tá bem feinha.. os estolões defianharam.. e sem armardilhas, alguma dica? obs: até evito ficar mechendo nela, será nutrientes na agua?
|
31.05.2011(Ter)0:35 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
|
A planta estava crescendo sob que condições?
Fixada? Flutuante? pH? Luminosidade? Temperatura?
Provavelmente essas respostas te levem à solução dos problemas com ela.
_________________ Droseraholic!!!
|
31.05.2011(Ter)9:30 |
|
 |
Nildo Rodrigues
Destaque
|
rsrsrs.. acredito que apenas tenha sido o extress, os utriculos já estão voltando , fui ver hj.  Estão bem pequenos mais estão crescendo.. acredito que eu seja muito apressado preciso ter mais paciencia.. Vlw Carlos, notei que muitos fatores podem interferir, agradeço sua atenção. No habitat estava submersa parcialmente flutuante e agarrada sobre as plantas flutuantes ( aguapé, orelha de onça, alface d´água,....) não sei te dizer o Ph. Fiquei confuso em como fazê-la florir, pois sei que a graminifolium não floresce submersa e sobre o solo floresce adoidado. Pequei um estolão e coloquei em sfagnum puro pra ver no que dá..
|
01.06.2011(Qua)19:07 |
|
 |
|