Re: Expedição(zinha) Profº Caio - 01/07/2011
Fernando Rivadavia escreveu:
Parabens Caio!!!!!!

Q legal q vc tentou achar aquele local de D.communis, mas q pena q não achou nada. Tomara q ainda existam algumas por lá... Vc pegou a tal estradinha de terra q falamos, saindo da BR até o litoral?
Oi Fernando. Obrigado. Entrei na tal estradinha, mas não fui até o litoral prq só achei cana-de-açúcar. Mas vi que existem outras estradinhas para o litoral, algumas parecem não ter só cana. Já agendei para a próxima viagem.
Só não me conformo de vc falar mal do meu queridíssimo e amado vício, o Google Earth!!! Hahaha! Tudo bem, a resoluçao ainda tá uma droga mesmo em boa parte do litoral da PB. Mas mesmo assim, dá pra ver alguns lugares com alto potencial, como este aqui: 7°26'24.60"S 34°50'8.96"W. Portanto q não seja mangue, estas áreas arenosas ao redor destes alagados devem ter mtas PCs!
Hehehe... Eu também gosto do Google Earth, só não confio muito nele para a região que visitei. A maioria daqueles lugares "em potencial" estão tomados de plantações de cana. Precisam atualizar o Google E. Gostei do local, bem ao sul. Vou pôr na agenda!
E mesmo nas partes de baixa resolução ainda dá pra marcar pontos de GPS das estradas, o q ajudaria se vc tiver um GPS portátil, na hora de navegar as mtas bifurcações...
Pois é, tenho um celular que tem um GPS que dá pra quebrar o galho em algumas horas. Por enquanto, no meio do mato, o que funciona mesmo é um bom mapa (de papel). Vou dar uma pesquisada sobre um GPS realmente bom pra usar por essas bandas.
Anyway, quer dizer entao q descobriu um 2o local com D.sessilifolia, U.subulata e G.filiformis?? A q distância fica daquele outro local q vc havia achado?
É, depois de tanta plantação de cana, resolvi voltar-me para mais próximo da área das sessilfolias do ano passado. Não fica distante do outro local, uma média de 2 km.
Interessante ver q D.sessilifolia ainda estava tao pequena e G.filiformis ainda sem flores. A estacao de chuvas aí no nordeste começa mesmo mais tarde e termina mais tarde tbm.
Também as achei muito pequenas do que as que vi ano passado. Vou voltar ao local em setembro (mesmo período que visitei-as ano passado) para pega-las em floração e as genliseas com as flores abertas.
Adilson e Carlos, G.filiformis é anual, por isso não tem dormencia e geralmente não cresce em locais alagados, mas sim arenosos que secam completamente durante alguns meses do ano.
Ainda procurei uma utrics nos alagados, mas, nada.
Um dia ainda vamos resolver esse mistério do pq as sessilifolia sao tao bonitas na natureza mas ficam tao feinhas em cultivo...
Fico no aguardo.
Mas Caio, se vc ta achando as sessilifolia da PB mais interessante do q as de outros locais, digo q vc tá precisando passear em outros tópicos meus aqui neste forum ou no CPUK! ;)
Ah, tá!
Boa sorte nas tuas buscas!!
Fernando
Obrigado, Fernando! Espero poder postar mais novidades em breve! Quero a communis e a montana, quem sabe a capilaris, além de umas utricularias de brinde!
Grande abraço!