
Re: Expedição(zinha) Profº Caio - 01/07/2011
Fernando Rivadavia escreveu:
Parabens Caio!!!!!!

Q legal q vc tentou achar aquele local de D.communis, mas q pena q não achou nada. Tomara q ainda existam algumas por lá... Vc pegou a tal estradinha de terra q falamos, saindo da BR até o litoral?
Oi Fernando. Obrigado. Entrei na tal estradinha, mas não fui até o litoral prq só achei cana-de-açúcar. Mas vi que existem outras estradinhas para o litoral, algumas parecem não ter só cana. Já agendei para a próxima viagem.
Fernando Rivadavia escreveu:
Só não me conformo de vc falar mal do meu queridíssimo e amado vício, o Google Earth!!! Hahaha! Tudo bem, a resoluçao ainda tá uma droga mesmo em boa parte do litoral da PB. Mas mesmo assim, dá pra ver alguns lugares com alto potencial, como este aqui: 7°26'24.60"S 34°50'8.96"W. Portanto q não seja mangue, estas áreas arenosas ao redor destes alagados devem ter mtas PCs!
Hehehe... Eu também gosto do Google Earth, só não confio muito nele para a região que visitei. A maioria daqueles lugares "em potencial" estão tomados de plantações de cana. Precisam atualizar o Google E. Gostei do local, bem ao sul. Vou pôr na agenda!
Fernando Rivadavia escreveu:
E mesmo nas partes de baixa resolução ainda dá pra marcar pontos de GPS das estradas, o q ajudaria se vc tiver um GPS portátil, na hora de navegar as mtas bifurcações...
Pois é, tenho um celular que tem um GPS que dá pra quebrar o galho em algumas horas. Por enquanto, no meio do mato, o que funciona mesmo é um bom mapa (de papel). Vou dar uma pesquisada sobre um GPS realmente bom pra usar por essas bandas.
Fernando Rivadavia escreveu:
Anyway, quer dizer entao q descobriu um 2o local com D.sessilifolia, U.subulata e G.filiformis?? A q distância fica daquele outro local q vc havia achado?
É, depois de tanta plantação de cana, resolvi voltar-me para mais próximo da área das sessilfolias do ano passado. Não fica distante do outro local, uma média de 2 km.
Fernando Rivadavia escreveu:
Interessante ver q D.sessilifolia ainda estava tao pequena e G.filiformis ainda sem flores. A estacao de chuvas aí no nordeste começa mesmo mais tarde e termina mais tarde tbm.
Também as achei muito pequenas do que as que vi ano passado. Vou voltar ao local em setembro (mesmo período que visitei-as ano passado) para pega-las em floração e as genliseas com as flores abertas.
Fernando Rivadavia escreveu:
Adilson e Carlos, G.filiformis é anual, por isso não tem dormencia e geralmente não cresce em locais alagados, mas sim arenosos que secam completamente durante alguns meses do ano.
Ainda procurei uma utrics nos alagados, mas, nada.
Fernando Rivadavia escreveu:
Um dia ainda vamos resolver esse mistério do pq as sessilifolia sao tao bonitas na natureza mas ficam tao feinhas em cultivo...
Fico no aguardo.
Fernando Rivadavia escreveu:
Mas Caio, se vc ta achando as sessilifolia da PB mais interessante do q as de outros locais, digo q vc tá precisando passear em outros tópicos meus aqui neste forum ou no CPUK! ;)
Ah, tá!
Fernando Rivadavia escreveu:
Boa sorte nas tuas buscas!!
Fernando
Obrigado, Fernando! Espero poder postar mais novidades em breve! Quero a communis e a montana, quem sabe a capilaris, além de umas utricularias de brinde!
Grande abraço!
