|
Página 1 de 1
|
[ 4 mensagens ] |
|
Cultivo de Musgo para subtrato
Autor |
Mensagem |
Wilson
|
 Cultivo de Musgo para subtrato
Olá, Sou iniciante, estou começando meu plano de montar uma jardineira com plantas carivoras e para começar estou com duvida spara compor o subtrato correto.
Em um manual li sobre a mistura e dosagem de fiapos de coco, areia e principalmente sobr eo uso de um Musgo especifico.
Já vi vários tipos de musgo e tenho dificuldade, mesmo vendo as fotos em saber o correto e onde encontrá-lo. Costumo ver um musgo chamado "bola" e outro chamado "black green" mas ambos são bem verdes e vividos e estão sempre plantados em vasos com terra comum.
Peguei uma muda de um musgo que parece ser o correto, pois é usado em decoração e estava bem úmido onde orquideas (de plastico :-S) estavam sob ele.
Minha ideia - não sei se o conceito é este - era de cultivar o musgo em uma jardineira e sobre ele, as plantas. Mas as vezes a impressão que tenho é que a planta carnivora deve ser cultivada sobre o musgo "morto" usado apenas como subtrato. Qual é o correto?
1 - A planta é cultivada sobre o musgo vivo? 2 - Se o musgo é parte do subtrato da planta, qual é o subtrato para o musgo, considerando que a planta carnivo não deve ter contato com subtratos com nutrientes. 3 - O subtrato do musgo também pode ser pó ou fibra de coco misturado com areia? 4 - minah jardineira tem cerca de 10 a 15 cm de altura isto é um problema?
Desde já conto com a ajuda de todos, estarei postando aqui a foto dos musgos que tenho.
att Wilson
|
30.07.2011(Sáb)1:15 |
|
 |
Igor_souza
Registrado em: 24.01.2011(Seg)10:56 Mensagens: 323 Localização: Boa Esperança- ES
|
 Re: Cultivo de Musgo para subtrato
Wilson escreveu: Peguei uma muda de um musgo que parece ser o correto, pois é usado em decoração e estava bem úmido onde orquideas (de plastico :-S) estavam sob ele. Acho que é esse sim! Minha ideia - não sei se o conceito é este - era de cultivar o musgo em uma jardineira e sobre ele, as plantas. Mas as vezes a impressão que tenho é que a planta carnivora deve ser cultivada sobre o musgo "morto" usado apenas como subtrato. Qual é o correto? O musgo deve estar seco, para as plantas, mas pode cultivalo nos potes de plantas também, mas sobre o musgo seco, a tem quwe tomar cuidado pra ele não crescer demais e afogar as plantinhas novas.... 1 - A planta é cultivada sobre o musgo vivo? Não, mas pode cultivar o musgo junto com a planta2 - Se o musgo é parte do subtrato da planta, qual é o subtrato para o musgo, considerando que a planta carnivo não deve ter contato com subtratos com nutrientes. O substrato pode ser musgo "morto", pode usar tambem areia de quartzo, ou de rio lavada, acho que só isso está bom...3 - O subtrato do musgo também pode ser pó ou fibra de coco misturado com areia? É ideal a maior parte do substrato ter sphagnum seco..4 - minah jardineira tem cerca de 10 a 15 cm de altura isto é um problema? Acho que não Desde já conto com a ajuda de todos, estarei postando aqui a foto dos musgos que tenho. att Wilson Ajudei? 
_________________ " -I grow carnivorous plants, bitch! " Minha Growlist Minha Galeria
|
30.07.2011(Sáb)9:39 |
|
 |
Wilson
|
Oi Igor, ajudou sim, eu jurava que na verdade se cultivava o musgo e em cima dele viviam as plantas, mas entendi, li muitas coisas tb, o melhor seri ausar o tal do desidratado, certo? Neste caso nem há necessidade de tentar cultivar musgo junto com a planta certo? não haveria beneficios para a PC, haveriam?
Postei um novo tópico co minha ideia de projeto, peço sua contribuição.
Ainda sobre o subtrato, tenho realmente de ficar "replantando" as bichinhas com o tempo? quanto tempo dura o subtrato de musgo, areia e coco?
abcs e obrigado. Wilson
|
31.07.2011(Dom)4:30 |
|
 |
Igor_souza
Registrado em: 24.01.2011(Seg)10:56 Mensagens: 323 Localização: Boa Esperança- ES
|
Wilson escreveu: Oi Igor, ajudou sim, eu jurava que na verdade se cultivava o musgo e em cima dele viviam as plantas, mas entendi, li muitas coisas tb, o melhor seri ausar o tal do desidratado, certo? Neste caso nem há necessidade de tentar cultivar musgo junto com a planta certo? não haveria beneficios para a PC, haveriam?
Postei um novo tópico co minha ideia de projeto, peço sua contribuição.
Ainda sobre o subtrato, tenho realmente de ficar "replantando" as bichinhas com o tempo? quanto tempo dura o subtrato de musgo, areia e coco?
abcs e obrigado. Wilson Bom, vi agora seu outro tópico, já te ajudaram, eu confesso que não sei quanto tempo dura a mistura, só sei que o coco e xaxim diminuem o tempo do substrato, mas mesmo assim tem como reciclar, tem até um tópico ensinando! Eu acho legal cultivar o musgo junto com a planta, porque fica mais bonito e porque você economiza um pouquinho com o musgo desidratado, eu tenho aqui um cultivo de musgo separado, mas também tem musgo nos potes de plantas... 
_________________ " -I grow carnivorous plants, bitch! " Minha Growlist Minha Galeria
|
31.07.2011(Dom)14:41 |
|
 |
|
|
Página 1 de 1
|
[ 4 mensagens ] |
|