Hello a todos,
Vou abrir aqui tópico p/ começarmos a mostrar algumas fotos do q foi a maior expedição carnivoróloga da história do Brasil. Sim, meus colegas, acreditem se quiser, conseguimos juntar nada mais do que..... SEIS pessoas deste forum em campo!! Foram:
Fernando Rivadavia e Paulo Gonella de SP
Carlos Rorhbacher de SC
Adilson Peres do DF
Jonathan Ferreira da BA
Nilber do RJ
E ainda por cima se juntou a nos o orientador do Nilber, Ruy Valka - botânico, porém não carnivórologo.
Seis dos expedicionários se encontraram no aeroporto de Confins, MG, no dia 3 de setembro de 2011, e o 7o pegamos pelo caminho em Curvelo - onde a viagem já ficou bastante alta-tensão quando fomos confundidos com bandidos pela polícia militar, q sob a mira de armas pesadas nos obrigou a sair dos dois carros alugados q ocupávamos, nos enfileraram num muro, e começaram a revirar carros e malas enqto nos questionavam.
Por sorte este foi o único "evento sinistro" da viagem inteira - com excessão das ~2h q gastamos na volta p/ Confins, devido a falta de sinalização chegando em BH...
A expedição começou de verdade na região de Diamantina, de onde subimos pelo Espinhaço para o Parque Nacional das Sempre Vivas (recem criado, ainda muito remoto), passamos por Inhaí e novamente por Diamantina, depois mais ao norte p/Botumirim e Grão Mogol, e finalmente na divisa norte de MG com BA, onde exploramos as serras ao redor de Serranópolis, Porteirinha e Monte Azul. Pra concluir, a volta teve uma paradinha relâmpago na Serra do Cabral.
Foram muitas aventuras, muita diversão com os amigos do forum, paisagens incríveis, e sobretudo MUITAS PCs interessantes (inclusive espécies novas): ~13 droseras, ~4-7 genlíseas, e ~9 utriculárias.
Mas foi tbm MUITO trabalho, chegávamos todas as noites exaustos nos hoteis/ pousadas, depois de tanto andar e tanto dirigir, com um calor q em muitos dias foi brutal. E antes de dormir ainda tinhamos q organizar as coisas pro dia seguinte, além de fotos, herbários, anotações, etc., sabendo q teríamos q acordar de novo 6-7am no dia seguinte.
Portanto quem escrever q tivemos umas "férias super divertidas" vai levar tabefe na orelha, OK??? ;)
A grande maioria das plantas foram vistas nos primeiros dias, entre Diamantina e Grão Mogol. Nas serras próximas da divisa MG/BA não foram vistas muitas espécies, estava seco demais. Mas a culpa mesmo de não termos visto mais PCs nesta região foi do Nilber. Ele, Carlos e Ruy tinham q voltar a BH de Grão Mogol e não poderiam nos acompanhar no resto da viagem. Se roendo de inveja, o Nilber nos jogou uma praga dizendo q não encontraríamos mais nada de interessante... e colou! 8-P
Mas quem saiu perdendo foram eles, que deixaram de pegar ainda mais carrapatos, não enfretaram longas caminhadas a 35-40 graus, não engoliram mais um saco de poeira cada, não ficaram com os pés inteiros cobertos de bolhas após uma caminhada de 20km, não sofreram mais com o chicotinho Rivadavia, não ficaram sabendo do passado cinematográfico obscuro de um dos membros da expedição, e ainda por cima perderam a piada da curvinha!!!

Sim, perderam tudo isso e mais umas poucas dróseras e utrics bem vagabundas...
Bom, como tem montes de fotos de plantas, vou deixar pros outros colocarem estas. E eu vou me concentrar nas fotos dos membros da expedição. Afinal, eu sei q vão me sacanear mesmo, então melhor eu começar, né?

Ah, e vou tomar a liberdade de usar as fotos de todos....
Na 1a parada, no caminho pra Diamantina, apesar de queimada, todos bastante animados com o q havia por lá:

Carlos: "Qual é a diferença de D.tentaculata pra D.tomentosa?"
Nilber vira p/ Adilson: "Explica vc ou explico eu?"
Carlos, abaixa aí e olha mais de perto. Mas cuidado com o cofrinho!

Paciencia Carlos, já te explico, OK? Agora sai de tras da minha G.violacea, cara!!

Chegando no Parque Nacional das Sempre Vivas. Levanta a mão aí quem for tolo de achar q o Carlos já sabe diferenciar D.tentaculata de D.tomentosa!"

Carlos: "Ah, meu deus, será q algum dia vou conseguir diferenciar D.tentaculata de D.tomentosa??"

Vem cá q te explicamos de novo, Carlos...

Por exemplo, Carlos, essa aqui
não é nem D.tentaculata nem D.tomentosa, é D.graomogolensis em Botumirim:

Carlos: "Onde"?
Adilson: "Olha lá em cima Carlos."
Eu: "Não, aqui em baixo, é claro!!!! Opa, Jonathan, pq vc tá com uma crista de galo na cabeça?"

E essa daqui Carlos, qual q é?

E essa?

E essa? Sai da minha foto aí Jonathan!!

Todos: "E essa, Carlos, qual é?????"

OK, Carlos, vamos lá mais uma vez, as diferenças entre D.tentaculata e D.tomentosa são...

Eu desisto, Carlos... Me deixa trabalhando aqui em paz e vai lá com o Paulo assistir aula de capoeira com o mestre Nilber.

Eu: "Carlos, continua estudando as plantas aí atrás q eu vou ver o q o Paulo tá comendo."
Paulo: "Ah, eh a barrinha de cereais NatuMerd, feita por noviças paraplégicas suiças virgens, com 95% de fibra poliorgânica insaturada."
Eu: "Eca, q gosto horroroso! Pelo jeito o ingrediente principal é a própria m*rda das vacas suiças... Coff! Coff!"

Prefiro lamber o muco das folhas de uma Genlisea aurea!!

1h depois...
Eu: "Acho q vou vomitar!"
Nilber: "Eu tbm cara, q nojo de comida de cachorro era aquela q o Garoto Enxaqueca nos deu?"

2h depois...
"Pára o carro q vamos todos vomitar!!!!"

3h depois...
Carlos: "Adilson, fica de olho aí pra ver se vem alguem, aquele bonzo me deu caganeira!"

Paulo: "Ueba, as barrinhas de cereais NatuMerd, feitas por noviças paraplégicas suiças virgens, com 95% de fibra poliorgânica insaturada serão todas minhas!!"

Paulo: "Mas compartilharei com minhas queridas D.graomogolensis, as únicas q me amam de verdade, sniff, sniff."

D.graomogolensis: "Pô cara, vira esse baffo de NatuMerd pra lá!"
Paulo: "Acho q tô ficando com enxaqueca..."

No final do dia...
"Bom, pelo menos vamos poder nos recuperar daquela comida podre lá no spa do luxosissimo Grao Mogol Palace, hotel 5 estrelas!!"

Este hotel pelo menos é bem melhor do q aquele outro hotel esquizofrênico q nem sabia o próprio nome:

E bem limpinho tbm, dá até pra andar de meia. Ué, o q q vcs tem contra meia branca????

Os deliciosos cafés da manhã mineiros nos davam energias p/ as exigências da expedição: mais um dia acordando as 6am... Caso contrário, chicotinho neles!!

Pé na estrada!! Opa, olha a PEDRA!!! (som de pedra raspando o fundo do carro, de novo)

Alguém se lembra onde fica a entrada da estrada de terra? Alguém lembrou de trazer o ponto de GPS? Ah, para o carro aí mesmo e vamos a pé.

Meu GPS e mapa do Google Earth diz q deve ser por este caminho aqui...

Ou talvez por este...

Ou quem sabe este?

Paulo, vc tá vendo alguma trilha lá pra cima?

Vamos atravesar este rio...

Não, vamos descer o rio!

Quem sabe se subirmos este canyon?

Deve estar do outro lado do Vale da Caatinga...

Xiiiiii, acho q estamos perdidos...

Eu: "Vamos descansar um pouco?"
Todos: "Siiiiiiiim"!!

Adilson, segura aí a onda da turma q eu vou dar uma olhadinha adiante pra ver se estamos no caminho certo, OK?

Pessoal, estamos quase lá! Basta atravessar aquela serra lá no fundo q já estaremos na metade do caminho!!

Basta atravessar este deserto:

E se esgueirar por este paredão sobre o precipício. Só não olha pra baixo, tá Adilson???

E aí Jonathan, vai chover?

Tudo bem q nem sempre os caminhos eram assim árduos, teve vez q conseguimos carona na picape do IBAMA:

Só que quem foi na frente na ida, na volta foi atrás...

Apesar dos sorrisos, acho q aquilo chacoalhou tanto q fez milk-shake dos neurônions. Quem não tinha onde se segurar teve q improvisar, né Nilber?

E é verdade q as vezes as plantas estavam na beira da estrada:

Porém alguns locais eram mais difíceis de chegar mesmo. Mas como recompensa encontramos até espécies novas. Câmeras apareciam rapidinho nas maos de todos, e cada um saía p/ um lado, abaixava, e click, click, click.

Olha a alegria do povo ao encontrarmos a raríssima pseudo-carnívora Philcoxia minensis:

Planta mto estranha, q cresce em areia pura, com pequenas folhas redondas em longos pecíolos e um profundo caule(raíz?) subterrâneo tentando alcançar água lá embaixo em algum lugar:

Mas as vezes ficava estampada na cara a decepção... "Viemos ATÉ aqui, só pra ver D.communis????"

E após subir montanha o dia inteiro no calor, ainda tinha mto trabalho no final do dia herborizando todas as coletas científicas:

Como esta coleta importante de Genlisea q representará o holótipo de uma espécie nova:

Herbário q as vezes não acabava nunca....

Q tinha q ser feita a luz de lanterna as vezes:

Paulo executando o ritual de amassar as plantas dentro da prensa de herbário:

E finalmente o jantar!!!!

Bom, por hj é só! Agradecimentos aos amigos de expedição pela companhia, pelos ótimos momentos, e por serem TÃO amigos q jamais ficariam bravos com as piadinhas acima, certo???

(Agora é só aguardar a vingança....)
Abs,
Fernando