Os 7 Drosereiros no Sertão Mineiro
Autor |
Mensagem |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
|
 Re: Os 7 Drosereiros no Sertão Mineiro
Outra parada Rumo a Macacos, nesse local tivemos que atravessar água, escolher trilha, e cuidar para não pisar nas PCs.  O Ruy estava indignado por não considerarmos as não-PCs ao caminhar, atropelando o que estava em volta. Eu cuidei para não pisar em algumas delas. Dentre elas as belas Cattleya rupestris Essa eu não lembro o que é, mas é simpática:  Também tinha xyris nessa cor maravilhosa, eu só conhecia as amarelinhas.  Ah, e as árvores subterrâneas do Ruy e Nilber, claro, Jacaranda sp.:  Nesse momento começaram a aparecer as PCs, encontradas pelo garoto do guarda-chuva, as primeiras Drosera spiralis em local seco.  Depois vieram as Drosera tentaculata, Drosera tomentosa var. tomentosa, Genlisea aurea e Drosera camporupestris.     O povo da expedição, em pé: Jonathan, Adilson, Nilber, Fernando, Paulo e Ruy. Eu estou ali também (agachado).  Essas Drosera ascendens estavam em um riozinho interessante que cruzava a estrada, depois de alguns terem pego um dos piores atalhos do mundo, com direito a Subida e descida por afloramentos rochosos cheios de espinhos, arame farpado e mochila de alças estouradas. Ainda bem que esse atraso não comprometeu a nossa carona de caminhonete com o Daniel. 
_________________ Droseraholic!!!
|
20.09.2011(Ter)15:40 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
|
Parque Nacional das Sempre Vivas, lugar muito rico em espécies, quase não Nos mexemos de tanto que havia para ver. Nesse lugar aí alguém perdeu o rádio dos guarda-parques, reencontrado. Coisa de gringo, claro. Drosera ascendens, em um rio super produtivo. Utricularia subulata, sentiram saudades? Genlisea repens, quase sempre submersas. Drosera grantsaui Muitas, muitas plantas … Utricularia neottioides Drosera tomentosa var. tomentosa, com presa gigante.  Drosera spiralis Genlisea aurea Drosera sp. ‘Inhaí' Drosera camporupestris, das bem grandes e cheias de folhas glandulares.  Um lembrete que que tem mais coisas carnívoras por aí, Bothrops jararacussu?  Na volta ajudamos a apagar um incêndio criminoso, altas emoções, mas sem fotos.
|
20.09.2011(Ter)15:41 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
|
Muito, muito quente, muito seco, GPS e ... ... carnivorólogos perdidos: InhaíGenlisea violacea no seco, muito seco. Drosera sp. ‘Inhaí’, a planta descoberta pelo Adilson. Drosera sp. ‘Inhaí’, em meio às gramíneas, o dobro do tamanho. 
|
20.09.2011(Ter)15:42 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
|
No ‘Caminho para Conselheiro Mata’ tinha algo interessante que o Paulo ainda vai publicar, tinha várias espécies de PCs ... ... mas vou mostrar outras coisas porque minhas imagens não ficaram lá essas coisas. Povo, cansado no final de tarde  Ruy fotografando a árvore subterrânea.  Paepalanthus mais legal que eu vi nessa expedição.   Tá, só eu e o Adilson gostamos de paepalanthus ... ... segue uma imagem de umas poucas Drosera spiralis
|
20.09.2011(Ter)15:43 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
|
A pedidos do Nilber, Jonathan, Adilson e meus. Diamantina e suas incríveis, fantásticas xerófitas e bonitinhas Drosera schwackei Olha o solo ... ... areia e pedra. 
|
20.09.2011(Ter)15:44 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
|
Botumirim foi um espetáculo a parte pois o cenário das PC ser tão bonito quanto as próprias plantas, com maior umidade e muitas pedras para pisar, sem remorso de ter esmagado algum planta pelo caminho. Drosera spiralis  Fauna e flora local    Meu primeiro contato com as fantásticas Drosera gromogolensis, os anos de espera valeram a pena.  
|
20.09.2011(Ter)15:46 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
|
Grão Mogol foi a última ‘dormida’ em campo e não foi o pior hotel não, fiquei em um quarto muito estranho lá em Lagoa Santa, antes de embarcar no avião ... ... Nilber e Ruy ficaram em outro quarto e podiam revezar quem dormia (risos). Mas o que tem de tão especial em Grão Mogol, além da igreja de pedra? Um mar de Drosera graomogolensis de tamanho gigante e com flores.   Drosera grantsaui Drosera X fontinalis entre Drosera grantsaui Drosera communis, bem vermelhinha. Drosera tomentosa var. tomentosa, semi-submersa. Drosera tomentosa var. tomentosa e Genlisea aurea Xyris sp. amarelinha (para contrastar com a do CPM). 
|
20.09.2011(Ter)15:47 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
|
O tempo estava acabando para o Nilber, Ruy e para mim. Restava o local em Cristália que tinha uma bela planta, descoberta pelo Adilson e a ser descrita e publicada, provavelmente pela ‘Paulo&Fernando carnivorólogos associados’, os caras galopantes da ‘Corrida Maluca’, seja pelo capim, afloramento rochoso ou rio eles sempre estarão a sua frente. Drosera sp. ‘Hairy Ascendens’, em um lugar que eu jamais olharia, malditas xerófitas-de-tricomas-não-gladulates-brancos!  Colega de barranco, uma melastomataceae das mais bonitas.  Termino minha contribuição no relato da expedição por aqui, melhor só se não houvessem carrapatos. Um abraço.
|
20.09.2011(Ter)15:52 |
|
 |
Leo-Leonello
Destaque
Registrado em: 12.05.2009(Ter)16:04 Mensagens: 534 Localização: Mogi Mirim - SP
|
Simplesmente magnífico, Carlos.
Imagens de deixar qualquer um boquiaberto.
Parabéns ao grupo pela bela expedição e muito obrigado por compartilhar conosco essas maravilhas.
Grande abraço.
_________________ Léo Leonello
|
20.09.2011(Ter)15:56 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40 Mensagens: 2913 Localização: San Francisco, California, USA
|
Brigadão pela continuação de relato Carlos, ficou bem legal! ;)
Agora é a vez dos outros...
Abs, Fernando
P.S. E o rádio não foi a única coisa q caiu da minha pochete nessa viagem.... No final foi a minha carteira q sumiu, no alto do Monte Azul. 8-P Pelo menos o rádio foi relativamente fácil de achar. Ainda bem q estavam todos me devendo o dinheiro do carro alugado, então não tive q me virar na esquina, kkkk! Se alguém voltar p/ Monte Azul e encontrar minha carteira, saiba q já cancelei os cartões de crédito, OK????? ;-)
|
20.09.2011(Ter)17:33 |
|
 |
|