Autor |
Mensagem |
Leo-Leonello
Destaque
Registrado em: 12.05.2009(Ter)16:04 Mensagens: 534 Localização: Mogi Mirim - SP
|
 Re: Algumas plantas-Léo Leonello-Atualização pag 3.
Olá prezados amigos! Com a chegada da primavera é chegada também a época de floração do Drosophyllum lusitanicum aqui em meus cultivos. Fiquei muito surpreso com a rapidez da formação da haste floral pois dias atrás não havia nem sequer vestígio dela.    ,  Assim que as flôres se abrirem tiro mais fotos. Grande abraço a todos.
_________________ Léo Leonello
|
30.09.2011(Sex)12:25 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
|
Show de bola Léo, estamos chegando a um nível de cultivo bem melhor aqui no Brasil e você é parte disso. Eu plantei novamente essa espécie, vamos ver se dessa vez vai. Um abraço.
_________________ Droseraholic!!!
|
30.09.2011(Sex)15:03 |
|
 |
Roberta Duval
Destaque
Registrado em: 30.06.2011(Qui)18:36 Mensagens: 256 Localização: BH - Sete Lagoas / MG
|
Oi Leo!! estou com sementes de Drosophyllum lusitanicum aqui mas não sei como proceder... vc extratificou..se sim como?? usou GA3...se sim como?? quero testar...mas com um minimo de ideias... Obrigada e t+
_________________ Roberta Apaixonada por Utricularias e iniciando o cultivo de Genliseas... obrigada Carlos R.!!!
Minha Grow e Wishlist Minha Galeria
|
30.09.2011(Sex)15:36 |
|
 |
Leo-Leonello
Destaque
|
Carlos, muito obrigado mesmo, é um prazer receber seus comentários e elogios. É muito gratificante ver que nossos esforços estão dando bons resultados. Desejo boa sorte no cultivo da espécie, ela é muito interessante.
Roberta, não extratifiquei e nem usei nenhum outro método ou produto. A semeadura foi 100% natural e levou aproximadamente 180 dias p/ germinar. A taxa de germinação foi baixa. As sementes não germinam todas ao mesmo tempo, há diferença de quase um mês entre uma plântula e outra. Pelo pouco que sei, essa espécie tem mesmo um baixo índice de germinação.
Abraço a todos e muito obrigado.
|
30.09.2011(Sex)17:41 |
|
 |
Paulo Minatel
Moderador
Registrado em: 28.12.2005(Qua)18:59 Mensagens: 1422 Localização: São Carlos e São Paulo -SP
|
Oi Leo, Belas plantas! Minha Drosophyllum também está lançando haste (já é a segunda consecutiva!). Roberta, pra uma melhor germinação eu recomendo fazer a escarificação da semente, que consiste em cortar a "ponta" da semente com uma lâmina bem fina, como uma gilete (a semente tem a forma de uma gota, então você corta a ponta mais fina, ou seja, a micrópila). Isso faz com que as sementes germinem em menos de um mês! Abraços,
_________________ Paulo Minatel Gonella Biólogo - Botânico
Growlist e Wishlist
Devendo um SEDEX pro Carlos...
|
01.10.2011(Sáb)12:07 |
|
 |
Felipe_Pinho
Destaque
Registrado em: 09.10.2008(Qui)13:52 Mensagens: 1452 Localização: São José dos Pinhais - PR
|
QUe beleza em Léo, o negocio ta show de bola!!!! Parabéns pelas plantas.
Bela dica Paulo, vou fazer isso quando tentar por aqui. Abraço
_________________ Felipe Steinthaler Growlist And Wishlist
|
02.10.2011(Dom)12:57 |
|
 |
Roberta Duval
Destaque
Registrado em: 30.06.2011(Qui)18:36 Mensagens: 256 Localização: BH - Sete Lagoas / MG
|
Certo!!! Obrigada Leo e Paulo!! vou testar a escarificação!!! e mostro os resultados depois pra vcs!!! Obrigada!!! t+
_________________ Roberta Apaixonada por Utricularias e iniciando o cultivo de Genliseas... obrigada Carlos R.!!!
Minha Grow e Wishlist Minha Galeria
|
03.10.2011(Seg)13:20 |
|
 |
Leo-Leonello
Destaque
|
Prezados amigos, estou muito triste com o que ocorreu nos ultimos dias. Infelizmente os botões florais de Drosophyllum apodreceram pouco antes de abrir. Tivemos dias com temperaturas muito variáveis nos ultimos dias com muito calor, radiação solar próxima da desértica e depois dias de muita chuva e até granizo. Talvez a planta não tenha aguentado tanta variação em tão pouco tempo e tenha abortado a floração. Só me resta agora, cortar a haste e esperar uma nova floração. As plantas em sí vão bem. Aguardo comentários e dicas. Seguem fotos:  
|
16.10.2011(Dom)12:32 |
|
 |
guigacaldeirão
Registrado em: 30.09.2010(Qui)11:17 Mensagens: 148 Localização: Rio de janeiro-RJ
|
É uma pena mesmo,mas isso acontece de vez em quando...tente fazer estacas com a haste floral e veja se é possível propagação a partir dela... t+ 
|
16.10.2011(Dom)16:15 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
|
Que pena, quem sabe umas novas hastes venham a parecer em breve.
_________________ Droseraholic!!!
|
16.10.2011(Dom)22:14 |
|
 |
|