Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 23.05.2025(Sex)7:38

Responder  [ 42 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo
 Cultivo com Areia 
Autor Mensagem
Site Admin

Mensagem Re: Cultivo com Areia
precisamos de botânicos e de cultivadores de hortaliças, urgente! :mrgreen:

16.11.2011(Qua)10:59
Perfil Visitar website do usuário
Destaque

Carlos,

Eu sei que no cultivo hidropônico de hortaliças, as raizes não entram em contato com luz direta. Na verdade quanto menos luz melhor, por dois motivos básicos: a luz solar direta oxida e inutiliza alguns compostos contidos nos adubos comerciais e segundo, que luz direta dá algas, e algas consomem o adubo, podem sufocar as raizes das plantas, ou seja duplo prejuízo.

Abrass

Minha Grow list!

16.11.2011(Qua)11:56
Site Admin

Oxidação de componente do substrato e multiplicação de algas ...
... isso pesa contra vasos transparentes.

16.11.2011(Qua)13:37
Destaque

concordo...
porém no caso das PCs...adubo ou qqr outro nutriente não é utilizado...será que o uso de agua destilada traria maoir beneficio nesse caso (ausencia de organicos consuíveis pelas bacteria e algas) já que a pouca incidencia de luz neste caso não é a melhor solução...)??
além disso, o uso de potes escuros ou fumê???

Minha Grow e Wishlist
Minha Galeria
Imagem

16.11.2011(Qua)14:12
Site Admin

Algas e bactérias são organismos muito interessantes, vivem em ambientes
com menos nutrientes que as PCs.

Água destilada ajudaria a ter menos algas e bactérias, sim.

Não entendi a parte dos vasos.

16.11.2011(Qua)15:22
Destaque

imagino que com isso (potes escuros ou fumês) pouca luz incidiria dentro dos vasos
e pouca luz seria absorvida pelas raizes da planta...
mas é só uma ideia...

Minha Grow e Wishlist
Minha Galeria
Imagem

16.11.2011(Qua)19:45
Destaque

Bom galera,

Agora que estou animando mais com o cultivo das PC's vou fazer uma estufa piloto para ver se a produção vai ser boa (minha intenção é a comercialização das plantas futuramente). Nessa estufa piloto vou realizar testes de substratos e também pensei no cultivo hidropônico de dionaeas em areia de piscina. A forma basicamente vai ser a seguinte: um reservatório de água (se possível um jarro grande de barro para diminuir a oscilação datemperatura da água no decorrer do dia), um sistema que vai levar a água para as "bandeijas", as "bandeijas" serão tubos de PVC com orifícios para colocar as PC's (dois tubos em paralelo), e para acidificar a água pensei em pôr um pouco de sphagnum no reservatório. Vou fazer para no máximo 20 PC's para teste. Se tudo correr como planejado, ainda em dezembro vou ter a estufa e logo que puder farei o sistema de dionaeas hidropônicas para postar aqui no fórum. Se tudo correr bem, ampliarei o projeto para as droseras em bandeijas adaptadas.

Torçam por mim :D .

Growlist e Wishlist
Galeria

30.11.2011(Qua)22:45
Destaque

É ... não entendi direito, mas creio eu que se vc continuar nessa empolgação dará tudo certo.
Sucesso e fica na Paz!

02.12.2011(Sex)18:03
Perfil YIM
Destaque

ja estou torcendo jadson!
não considero o cultivo em areia como hidroponico...mas...acho que entendi sua ideia...vamos ao testes!!
boa sorte!
T+

Minha Grow e Wishlist
Minha Galeria
Imagem

03.12.2011(Sáb)0:38
Destaque

Dei uma segunda olhada no post e tem algumas coisas que acredito que posso ajudar:

Primeiro, é em relação a areia. A composição varia um pouco de acordo com a fonte, mas em sua maioria é bem inerte (por causa do quartzo) de forma a não haver liberação considerável de nutrientes assimiláveis às PC's. Mas considerando a fonte poderemos dar preferência a areias vindas de rios de água doce (que não tenham influencia de marés - próximos ao litoral) e a areia de filtros de piscina. Evitem usar areia vinda diretamente da praia sem uma lavagem minuciosa, pois nessa areia existem muitos sais misturados e principalmente o enxofre que pode ser muito tóxico para muitas plantas (existem excessões como PC's com habitat próximo ao litoral).

Segundo:
Mas uma coisa que me deixou encucada é o seguinte...
As raízes têm o meristema apical têm fototropismo assim os radiculares têm geotropismo...assim se escondem da luz por entre o substrato...
Então, como as raizes das "hidroponicas" continuam a crescer na presença de luz???

Os ramos e caules é que possuem fototropismo positivo, crescendo em direção a luz, salvo os rizomas que ficam escondidos no solo/substrato.
E na verdade as raízes apenas possuem geotropismo positivo (existem excessões em certas plantas), ou seja, as raízes crescem em direção ao centro da terra "puxadas" pela gravidade. Portanto a luz só irá afetar diretamente as raízes se elas estiverem diretamente expostas a mesma mudando a estrutura de organelas chamadas plastos, transformando-as em cloroplastos (que tem clorofila). Uma experiencia simples é colocar uma batata inglesa num local onde possa receber luz direta de forma que uma parte dela fique totalmente na sombra, depois de algumas horas ou poucos dias poderão perceber que a batata começa a ficar verde (os amiloplastos na presença de luz se transformam em cloroplastos). A cor avermelhada ou escura de algumas raízes das PC's deve ser proveniente dos cromoplastos que possuem pigmentos (carotenóides e xantonas).

Terceiro:
Ao menos três perguntas (problemas de pesquisa) para verificar.

Raízes brancas de verduras hidropônicas recebem iluminação direta?
Raízes brancas de plantas hidropônicas teriam aumento de clorofila e ficariam mais escuras?
Raízes escuras de droseras poderiam receber iluminação direta?

-As raízes de verduras hidropônicas não recebem luz direta por motivo já respondido no post;
-Se as raízes forem expostas à luz normalmente ficariam mais escuras (ou por formação de cloroplastos ou pela morte da raíz);
-Não acredito que seria algo interessante já que na natureza as raízes das PC's ficam protegidas do sol dentro dos solos úmidos ou pantanosos, seria como contrariar a natureza de frente e como suspeito, a cor escura das raízes deve ser em função dos cromoplastos (assim como a beterraba).

Quarto:
não considero o cultivo em areia como hidroponico...

Via de regra, "a hidroponia é a técnica de cultivar plantas sem solo, onde as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta. Na hidroponia as raízes podem estar suspensas em meio liquido (NFT) ou apoiadas em substrato inerte (areia lavada por exemplo)."
Portanto essa história de cultivar PC's hidropônicas é incorreta, mas como sabemos que as PC's são plantas especiais e no nosso caso que somos amantes desses vegetais maravilhosos vamos fazer "vista grossa" para esse conceito aí de cima quanto a solução nutritiva. Por isso o cultivo em areia pura pode ser considerada hidroponia (repetindo: aqui pra nós do fórum kkk)

E aproveitando, alguém pode me confirmar (com fontes sólidas e confiáveis), que história é essa de que as PC's não precisam de nenhum nutriente para se desenvolver?

Growlist e Wishlist
Galeria

04.12.2011(Dom)19:39
Responder   [ 42 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo