Boas novas

.
Como prometido consegui ir até o lugar das fotos acima (que chama-se Córrego dos Macacos por causa do rio que passa na região, ou Materlândia - não faço idéia do porque). O lençol freático do local é muito raso, girando em torno de 20 a 30cm de profundidade ou menos agora com as chuvas, nas estradas a água corre em função do desnível (que é bem pequeno) do terreno .
Enfim, fiquei muitíssimo entusiasmado logo que voltei no local pois nas margens estrada avistei centenas de flores amarelas bem pequenas que imaginei serem utricularias. Eram tantas pelo caminho que por várias vezes não consegui desviar a moto ou evitar um pisão com meu pé

. Infelizmente não levei câmera e só tirei fotos com o celular que não focou a flor com nitidez. Mas por orientação coletei umas 4 plantinhas para fazer excicatas para identificação e posteriormente serem cadastradas no herbário da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, como já havia feito certa vez com outra planta, porém não acondicionei corretamente para viagem e só sobrou uma intacta quando cheguei em casa mas que vou levar para identificação diretamente para meu professor de botânica logo que puder.
Mas quem puder arriscar dizer se são plantas carnívoras ou não, por favor comentem para que eu possa ficar mais feliz

.
Aqui vão algumas fotos e o link para o álbum no picasa.
Link
https://picasaweb.google.com/jadsonbrumatti/23DeDezembroDe2011CorregoDosMacacos?authuser=0&feat=directlink
Margem da estrada. Várias flores amarelas.

Fotos do local onde encontrei as flores.

Mais flores crescendo em meio a palhada do capim na estrada.

Aqui estão as fotos do local onde encontrei sphagnum (tem muito mais desde a última vez que vi), mas como o lençol freático do local é muito raso elas estão ensopadas com a precipitação dos últimos dias

.
O local da foto com mais água no início do post não rendeu nada a primeira vista e nem a segunda, terceira... Não encontrei nada a não ser samambaias, palmeiras cheias de espinhos e mato

. Mas o dia foi ótimo

.