Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 03.05.2025(Sáb)17:49

Responder  [ 23 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3
 Plantas têm memória e Animal-planta 
Autor Mensagem
Site Admin

Mensagem 
É...
Por vezes, quando estou saboreando um apetitoso missoshiro com tofú, fico me remoendo em remorços quando lembro da morte e sofrimento dos milhares de insetos envenenados pelos pesticidas utilizados nas lavouras de soja. :oops: :wink:

Mas é a vida! Alguns precisam morrem para que outros possam viver.

Me desculpem pelo sarcasmo.

Voltando ao assunto...
Sobre a lesma-fotossintetisante...

A transferência horizontal gênica é fascinante e assustadora.

Fascinante, ante as infinitas possibilidades de variações genéticas que os organismo podem sofrer, independente de sua herança vertical (pais, avós etc)

Assustadora, visto que nós, seres humanos, igualmente recebemos material genético de forma horizontal, oriundos principalmente dos vírus.

06.09.2010(Seg)21:45
Perfil Visitar website do usuário

Mensagem Re:
Felipe_Pinho escreveu:
Muito interessante este animal, ou seria, planta? asiuhdiahwdiuhadw
eu ví esta reportagem, mas não me lembro onde ^^

Eu vi na revista da national geographic eh que eu assino

11.01.2012(Qua)18:37
Apadrinhado

Mensagem Re: Plantas têm memória e Animal-planta
sobre a minuscula 'lesma'.

Elysia chlorotica é uma pequena lesma do mar verde, devido a presença de clorofila, que habita principalmente a costa norte-americana, este molusco se tornou conhecido por ser o primeiro animal que mostrou a capacidade de produzir clorofila e fazer fotossíntese depois de se alimentar da Vaucheria litorea e roubar-lhe as organelas necessários para fazer a fotossíntese, porém isso não é passado de geração em geração, ou seja para que um Elysia chlorotica consiga realizar a fotossíntese é necessário que ela se alimente da Vaucheria litorea e roube-lhe os cloroplastos através de um processo conhecido como cleptoplastia.
Um adulto da espécie Elysia chlorotica são geralmente de cor verde brilhante, devido ao seu hibridismo. No entanto, podem ser avermelhadas ou de cor acinzentada. depende da quantidade de clorofila nas glândulas digestivas, que se ramificam por todo o seu corpo. A espécie pode crescer até chegar aos 60 milímetros de comprimento, mas normalmente crescem até 30 milímetros de comprimento.

Elysia chlorotica alimenta-se de algas Vaucheria litorea. A lesma, mantém a alga firme em sua boca e suga o conteúdo. Ela mantém os cloroplastos ilesos, armazenando-os dentro de suas próprias células de todo o seu sistema digestivo extensiva, a aquisição dos cloroplastos por meio da alimentação é logo após a metamorfose, Lesmas juvenis apresentam coloração marrom com manchas vermelhas até que alimentam de algas, altura em que eles ficam verdes, a lesma precisa continuamente alimentam de algas para reter os cloroplastos, mas ao longo do tempo os cloroplastos se tornam mais estáveis, incorporado-se nas células do intestino.
A incorporação dos cloroplastos dentro das células de chlorotica Elysia permitite a lesma realizar a fotossíntese. Isto é benéfico para a lesma porque durante períodos de tempo onde as algas não estão disponível em quantidade suficiente. A Elysia chlorotica pode sobreviver meses sobre os açúcares produzidos através da fotossíntese realizado por seus próprios cloroplastos.

fonte discovery science.

11.01.2012(Qua)22:57
Responder   [ 23 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3