Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 18.06.2025(Qua)9:11

Responder  [ 16 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Dionaea com novo broto e morrendo 
Autor Mensagem

Mensagem Dionaea com novo broto e morrendo
Seguinte gurizada, primeiro olá a todos.

Estou aqui pra perguntar uma dúvida especificamente sobre minha dionaea. Eu comprei ela pela net, e em alguns dias uma pequena, fofa e meia drosera burmanii brotou no vaso dela. Eu deixei a pequena crescer já que ela nasceu bem na borda do vaso, longe da planta. Enfim, a drosera cresceu, floresceu e morreu. Eu coletei as sementes, claro e fiz um vasinho só de burmaniis que no momento está cheio de mudinhas de uns 5 - 10mm de diâmetro. A morte da drosera já faz uns 3 meses ou mais.

Só que ultimamente minha dionaea parou de crescer, não dá folhas novas e as que existem estão morrendo. Logo passou pela minha cabeça que as raízes e folhas apodrecidas da drosera estão poluindo o substrato.

Eis que enquanto a dúvida de devo replantá-la ou não me abate, surpresa: um broto de dionaea apareceu do lado da planta principal, este sim crescendo bastante. Então aqui vai a questão: A falta de crescimento da planta principal é por que motivo? Devo replantar as duas dionaeas? Se sim, devo esperar o início da primavera? (lembrando que moro na serra gaúcha onde no inverno faz facilmente -2 às 7 da manhã).

Obrigado pela ajuda!

07.02.2012(Ter)8:52

Mensagem Re: Dionaea com novo broto e morrendo
Olá meu querido, passei por coisa parecida a algum tempo atrás!

Comprei uma dionaea e para minha surpresa ela capturou vários mosquitos em um curto período de tempo, após isso ela parou de lançar folhas novas, por um bom tempo, depois passou a lançar algumas folhas mas sem armadilhas, hoje ela está linda.

Estudando sobre o fato descobri que por ter capturado muitos mosquitos ela ficou "empanturrada" ou seja, não tinha necessidade de lançar novas armadilhas para conseguir alimento, pois já tinha "um bom estoque" de nutrientes, então ela meio que entrou em estado de dormencia, contudo as raizes cresceram muito, ocuparam todo o vaso.

Hoje ela está cheia de armadilhas :)

Mesmo que ela aparentemente tenha morrido, não deixe o substrato secar, pois existem grandes chances de ela ressurgir, podendo inclusive resurgir em outro local do vaso, a minha reapareceu em dois pontos :)

Não tenho nada mais técnico do que isso, se por acaso tenha entendido errado o que aconteceu com minha dionaea por favor me corrijam, mas o fato é que ela está linda hoje :)

07.02.2012(Ter)11:32
Site Admin

Tens imagens da planta? /geek

07.02.2012(Ter)19:28
Perfil Visitar website do usuário

Edson, sinceramente não acreditei muito nessa tua teoria.

Enfim, aqui vão as fotos. Desculpem a qualidade mas a mãe sequestrou a câmera digital e só vai devolver se eu comer todas as verduras do meu prato.

As negociações estão em andamento.

Imagem

Imagem

Dá pra ver as bebês de D. burmannii nascendo. Se espalham como praga rsrsrsrs.

Alguma idéia pessoal?

10.02.2012(Sex)15:34

Vc pode tira-la com cuidado para não machucar as raizes e planta-la em um vaso com sphagnum esterilizado em agua fervente e areia de quartzo e vc pode plantar as burmannii em outro vaso com a mesma mistura

10.02.2012(Sex)16:49
Destaque

Não vi problema algum na sua planta, só acho que poderia dar mais sol direto a ela para que peque aquela linda coloração mais avermelhada na parte interna das armadilhas :mrgreen:

Como qualquer outra planta, as folhas velhas morrem e são substituidas pelas novas.

Boa sorte com elas, os bebês burmanniis vão ficar lindos quando crescerem mais :D

Abç

10.02.2012(Sex)21:11

Aparentemente não há nada de errado, mas essas folhas ali devem ter uns 2, 2,5 meses de idade. E não vem novas, apenas morrem como aquela ali que tem murcha. A única coisa que cresce é o broto que vocês vêem ali. Devo replantar?

11.02.2012(Sáb)4:29
Destaque

Na foto da a impressão de que ela está crescendo, mas se ela travou e não está mais desenvolvendo as folhas novas, deve ser algo afetando as raizes, talvez algum inseto prejudicando ela ou coisa do tipo, neste caso replanta-la seria o mais indicado.

Sphagnum + Areia (bem lavada se usar a comum) Meio a meio funciona muito bem.

Boa sorte.

11.02.2012(Sáb)8:51

Entendo... Mas é melhor eu esperar a primavera, não? Ainda mais aqui na serra gaúcha, onde faz friiiiio no inverno. E qual será o motivo dessa parada do crescimento? É isso que quero saber!

11.02.2012(Sáb)9:24

Ola meu amigo sua dionaea parou de crescer pois ela esta entrando em dormencia ela com certeza pegou muito frio e pensou que estava no inverno mas se vc ja quiser fazer ela ficar em dormencia he muito facil eh so vc cortar todas as folhas fora menos as que estao brotando e coloque ela com vaso e tudo dentro de um saco zip clok e deixe em luz indireta e quando o outono e o inverno acabar tire ela do saco e troque de vaso com uma mistura de 50% sphagnum e 50% areia e pronto ela vai voltar a crescer normalmente

obs.se eu passei alguma informacao errada corigam-me

11.02.2012(Sáb)11:05
Responder   [ 16 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo