Autor |
Mensagem |
FranPan
Destaque
Registrado em: 30.03.2011(Qua)19:35 Mensagens: 242 Localização: Santo André SP
|
 D. Paradoxa x D. Fulva
Oi pessoal, minha D. Fulva desenvolveu uma h. floral e como minha D. Paradoxa está a todo vapor c/ duas h. florais estou querendo aproveitar a oportunidade e fazer um cruzamento na tentativa de obter sementes férteis. Alguém pode me dar alguma dica de como fazer esse processo? Abço.  
|
21.02.2012(Ter)19:44 |
|
 |
Felipe_Pinho
Destaque
Registrado em: 09.10.2008(Qui)13:52 Mensagens: 1452 Localização: São José dos Pinhais - PR
|
 Re: D. Paradoxa x D. Fulva
Eita que planta bonita para tentar fazer um hibrido você precisa passar o pólen de uma planta no estigama da outra, mas para garantir que flor que recebera o pólen não se auto-polinize com o proprio pólen, é legal retirar o pólen delas antes de passar o da outra para não misturar. você pode retirar o pólen das duas especies, e polinizar as flores de ambas com a troca dos polems tambem, tem mais chances de dar certo. você germinou esta planta? esta linda parabéns. Boa sorte T+
_________________ Felipe Steinthaler Growlist And Wishlist
|
22.02.2012(Qua)13:09 |
|
 |
FranPan
Destaque
|
Obrigado Felipe. Comprei a muda dessa Drosera da CarnívorasOnline a 10 meseses, realmente está muito bem adaptada. Quanto a polinização, as flores são muito pequenas e difícil manipulação, vc sabe de alguma técnica p coletar o pólen e fazer a troca nas flores? Abço.
|
22.02.2012(Qua)19:28 |
|
 |
Felipe_Pinho
Destaque
Registrado em: 09.10.2008(Qui)13:52 Mensagens: 1452 Localização: São José dos Pinhais - PR
|
Uhm, bem adaptada, mesmo, que baita haste Poxa, não sei muito sobre técnicas de hibridagem. Se eu fosse você, tentaria pelo menos polinizar a haste com o próprio pólem e obter sementes puras da planta, sem cruza-las. boa sorte
_________________ Felipe Steinthaler Growlist And Wishlist
|
22.02.2012(Qua)21:23 |
|
 |
Roberta Duval
Destaque
Registrado em: 30.06.2011(Qui)18:36 Mensagens: 256 Localização: BH - Sete Lagoas / MG
|
muito linda!!! parabens!! de fato tbm não sei muito o que sei postei pra vc no face!! boa sorte!! t+
_________________ Roberta Apaixonada por Utricularias e iniciando o cultivo de Genliseas... obrigada Carlos R.!!!
Minha Grow e Wishlist Minha Galeria
|
22.02.2012(Qua)22:09 |
|
 |
canovaaugusto
Moderador
Registrado em: 22.11.2010(Seg)11:24 Mensagens: 760 Localização: Americana-SP
|
Uma técnica muito boa e simples... Mas não garante sucesso...
Seria esfregar a flor de uma na outra na outra...
Alguém sabe informar se ela se poliniza sozinha?
Eu acho que precisa de plantas não irmandadas...
Abs...
_________________ Minha Galeria
Minha Growlist
''Never Give Up''
Luiz Fernado Canova Augusto
|
22.02.2012(Qua)23:20 |
|
 |
Northon Bruno
Destaque
Registrado em: 03.11.2009(Ter)9:29 Mensagens: 646 Localização: Belo Horizonte
|
Olha amiga, primeiro vc tem que ver se elas tem a possibilidade de cruzamento usando uma cladograma e observar se as duas espécies são proximas geneticamente e assim elas podem formar um hibrido sendo esteril ou não, em algum lugar no forum alguem postou vários cladogramas mas não me lembro onde e eu não tenho nenhum no pc... Mas caso queira tentar de qualquer maneira é como o pessoal falou tem que ter mãos delicadas e muita paciência pois as flores são muito pequenas para te ajudar pode usar um cotonete ou uma pinça para pegar as minusculas  partes de uma planta e passar na outra.
_________________ Growlist
Fotos das minhas plantas
|
24.02.2012(Sex)10:28 |
|
 |
Roberta Duval
Destaque
Registrado em: 30.06.2011(Qui)18:36 Mensagens: 256 Localização: BH - Sete Lagoas / MG
|
hehehe foi eu quem postou rs.... tá nesse link ( http://www.plantascarnivorasbr.com/forum/viewtopic.php?f=12&t=8510) aqui as arvores genéticas das pcs... espero que ajude!! t+
_________________ Roberta Apaixonada por Utricularias e iniciando o cultivo de Genliseas... obrigada Carlos R.!!!
Minha Grow e Wishlist Minha Galeria
|
24.02.2012(Sex)18:09 |
|
 |
guigacaldeirão
Registrado em: 30.09.2010(Qui)11:17 Mensagens: 148 Localização: Rio de janeiro-RJ
|
Todas as droseras do complexo petiolaris se hibridizam facilmente e ainda produzem hibridos férteis,então pode polinizar a vontade,ainda mais que as droseras do complexo petiolares só produzem sementes por polinização cruzada ou hibridização T+ http://translate.google.com.br/translat ... md%3Dimvnshttp://translate.google.com.br/translat ... md%3Dimvns
|
24.02.2012(Sex)20:48 |
|
 |
FranPan
Destaque
|
Valeu pessoal, todas as informações são bem vindas e com certeza ajudaram muito! Vou tentar fazer o cruzamento por polinização e torcer p dar certo. Abço.
|
27.02.2012(Seg)12:38 |
|
 |
|