Duvidas no cultivo de sphagnum e germinaçao
Boa tarde meus caros amigos,sou novato em plantas carnívoras.Comprei 10 sementes de 10 sementes de Dionéa muscípula e ganhei 10 de droseira burmannii,junto com sphagnum grátis. Deixei 3 meses ela dentro de casa pegando so o sol da manha e iluminação indireta,nunca nasceu nada,estavam sempre secas,um dia sai para trabalhar e minha mãe deixou elas na rua em baixo de leque chines(nome da planta,pelo menos e assim que conhecemos no sul de SC). quando cheguei em casa não percebi,ela ficou 2 dias na rua pegando o sol pelas aberturas do leque,resultado,no 3º dia estava todos verdes e vi uma rachadura na semente pelo microscópio improvisado com lentes,deixe-i e o resultado esta ai,elas ficam o dia todo ai pegando sol e esta dando resultado, só tiro elas dai quando chove.
mas vamos a duvidas
esses brotos ai de sphagnos estao um pouco estranhos, e gostaria que vocês avaliem se realmente é,ele quando vieram secos eram igual a do tópico fixo do forum aqui sobre avaliação de sphagnum.Ai to com a pulga atras da orelha,eles estão nesse vaso com 3cm de argila expandida,e queria saber se ele vai consegui se desenvolver nesta condição ou eu preciso fazer um solo para por encima da argila,e se sim como faço,vi uns topicos mas e confuso ver uns dizendo que fez certo e outros dizendo que não,pensei em pegar e misturar 1/2 de areia lava de construção(aquela cinza) e 1/2 de sphagnum,
essas imagens eu tirei a 10mins, eu circulei esses brotos de vermelho,

ai esta a droseira,no cantinho,crescendo bem,deve estar com 1 mês agora.

esta e outro copinho com droseiras ,não aparece muito mas tem 4 cementes brotando e outra grandinha ja

aqui voces podem ver um pouco o leque chines.na bandeja azul esta as sementes de droseiras e Dionéa.

aqui circulei os brotos

aqui outro broto mais desenvolvido.
picture hostingum zoom do broto
Em resumo,devo por solo para o sphagnum,e aqueles brotos sao realmente ele,embora tenha folhas bem largas.
e me desculpem se posteis errado,estou começando e o forum ajudou muito nas decisões que tive ate agora.