Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 04.05.2025(Dom)6:45

Responder  [ 7 mensagens ] 
 Duvidas no cultivo de sphagnum e germinaçao 
Autor Mensagem

Mensagem Duvidas no cultivo de sphagnum e germinaçao
Boa tarde meus caros amigos,sou novato em plantas carnívoras.Comprei 10 sementes de 10 sementes de Dionéa muscípula e ganhei 10 de droseira burmannii,junto com sphagnum grátis. Deixei 3 meses ela dentro de casa pegando so o sol da manha e iluminação indireta,nunca nasceu nada,estavam sempre secas,um dia sai para trabalhar e minha mãe deixou elas na rua em baixo de leque chines(nome da planta,pelo menos e assim que conhecemos no sul de SC). quando cheguei em casa não percebi,ela ficou 2 dias na rua pegando o sol pelas aberturas do leque,resultado,no 3º dia estava todos verdes e vi uma rachadura na semente pelo microscópio improvisado com lentes,deixe-i e o resultado esta ai,elas ficam o dia todo ai pegando sol e esta dando resultado, só tiro elas dai quando chove.

mas vamos a duvidas
esses brotos ai de sphagnos estao um pouco estranhos, e gostaria que vocês avaliem se realmente é,ele quando vieram secos eram igual a do tópico fixo do forum aqui sobre avaliação de sphagnum.Ai to com a pulga atras da orelha,eles estão nesse vaso com 3cm de argila expandida,e queria saber se ele vai consegui se desenvolver nesta condição ou eu preciso fazer um solo para por encima da argila,e se sim como faço,vi uns topicos mas e confuso ver uns dizendo que fez certo e outros dizendo que não,pensei em pegar e misturar 1/2 de areia lava de construção(aquela cinza) e 1/2 de sphagnum,

essas imagens eu tirei a 10mins, eu circulei esses brotos de vermelho,

Imagem
ai esta a droseira,no cantinho,crescendo bem,deve estar com 1 mês agora.
Imagem
esta e outro copinho com droseiras ,não aparece muito mas tem 4 cementes brotando e outra grandinha ja
Imagem

Imagem
aqui voces podem ver um pouco o leque chines.na bandeja azul esta as sementes de droseiras e Dionéa.
Imagem
aqui circulei os brotos
Imagem

Imagem
aqui outro broto mais desenvolvido.

Imagem
picture hosting
um zoom do broto

Em resumo,devo por solo para o sphagnum,e aqueles brotos sao realmente ele,embora tenha folhas bem largas.
e me desculpem se posteis errado,estou começando e o forum ajudou muito nas decisões que tive ate agora.

11.04.2012(Qua)17:47
Destaque

Mensagem Re: Duvidas no cultivo de sphagnum e germinaçao
Olá.

A foto não está ajudando muito mas dá para ver que o 'broto' é mato. /confused

11.04.2012(Qua)18:09
Destaque

Olha Joelso09, pra ser sincero esse broto aí não é de sphagnum, e parece ser de alguma samambaia ou algo parecido. Tenho um bolinho de sphagnum sujo que deixei largado, mas mantive úmido e nasceram várias samambaias com esse mesmo aspecto quando jovens...
Os brotos de sphagnum se parecem com isso:
Imagem
Se esse sphagnum que você ganhou foi fervido, pode ser que não nasçam nada, mas tirando a possibilidade de ter caído um esporo de samambaia nesse sphagnum depois que chegou na sua casa, pode ser que ainda tenha uma chance de que ele brote.

Boa sorte.

Ah, já ia me esquecendo: você já se apresentou? Dá uma passada na sala de apresentações e diga mais sobre você e sobre o que você tem e pretende ter de plantas carnívoras ou não.

Growlist e Wishlist
Galeria

11.04.2012(Qua)18:19

olha quando ele veio ele estava seco,mas dava pra ver uns traços verdes e vermelhos, simplesmente deixei tudo na água e ficaram tudo marrom escuro,depois que deixei pegar mais sol eles tao assim tudo verde escuro,e da pra ver alguns filamentos vermelhos bem escuros também,a questão será que ele ta morto e me trollando dando falsas esperanças mudando de cor.porque não vejo ele crescer não,até estava em duvida se era pelo fato de não ter um solo

11.04.2012(Qua)18:30
Moderador

Geralmente quando não se esteriliza (ferver) o musgo antes de semear, existem muitos esporos de samambaias, fungos e algas que acabam tomando o vaso..

Sugiro você, obter mais musgo, esteriliza-lo, colocar em vasos individuais e com uma pinça retirar os pequenos seedings e ir plantando..

O que você pensa em ser musgo brotando. Infelizmente me parece ser muita alga, e samambaias..

Abs..

Minha Growlist

''Never Give Up''

Luiz Fernado Canova Augusto

12.04.2012(Qui)12:20
Perfil Visitar website do usuário

canovaaugusto escreveu:
Geralmente quando não se esteriliza (ferver) o musgo antes de semear, existem muitos esporos de samambaias, fungos e algas que acabam tomando o vaso..

Sugiro você, obter mais musgo, esteriliza-lo, colocar em vasos individuais e com uma pinça retirar os pequenos seedings e ir plantando..

O que você pensa em ser musgo brotando. Infelizmente me parece ser muita alga, e samambaias..

Abs..

Fiquei na duvida,quando você diz esterilizar(ferver) isso ai não mata o musgo não? e por quanto tempo devo ferver, por sites ai so achei ele seco?qual a probabilidade de o musgo nascer?existe algum produto para adicionar na água para melhorar a chance de nascer algum?tipo os enraizadores de orquídeas.

12.04.2012(Qui)12:51
Moderador

Quando você esteriliza, também ocasiona a morte do musgo... Muitas vezes é essa a intenção, pois o musgo sufoca as plantas pequenas..

Para esterilizar eu deixo em fervura por uns 10 minutos... (Cuidado, peça a um adulto. Evite acidentes)

O musgo sphagnum não consegue ''renascer'' por culpa das algas, fungos, etc.. Então não da tempo dos esporos do musgo ''germinarem''...

A melhor maneira, de obter musgo vivo, é mesmo comprando vivo... Ou, ultilizando um anti-algas(de aquário), e fungicida para fazer o musgo re-brotar...

Não é necessário ultilizar enraizador.. A estrutura do musgo é bem simples, pode perceber que ele não tem raízes...

Abs.. Espero ter ajudado..

Minha Growlist

''Never Give Up''

Luiz Fernado Canova Augusto

12.04.2012(Qui)15:52
Perfil Visitar website do usuário
Responder   [ 7 mensagens ]