|
Portal • Registrar •
FAQ
• Pesquisar • Entrar
|
Autor |
Mensagem |
MasterElias
Registrado em: 27.03.2012(Ter)23:13 Mensagens: 138 Localização: Caxias do Sul
|
 Re: Substrato
É, vamos tentar. 
_________________ Eu me comprometo a treinar meu corpo e meu espírito para a Paz
|
09.04.2012(Seg)16:36 |
|
 |
pirayu
Registrado em: 11.08.2009(Ter)12:12 Mensagens: 34 Localização: sorocaba - SP
|
Ja li bastante sobre substrato com turfa... fui perguntar pra um amigo meu agrônomo e meu professor de geologia, ambos disseram que a turfa é rica em matéria orgânica...
agora veio a dúvida... As carnívoras não necessitam de um solo pobre?
_________________ Thiago (Pirayu)
|
14.04.2012(Sáb)11:13 |
|
 |
canovaaugusto
Moderador
Registrado em: 22.11.2010(Seg)11:24 Mensagens: 760 Localização: Americana-SP
|
Eu acredito em 3 fatores, se eu tiver errado me corrigem, para que eu possa aprender...
Tipo de substrato- Plantas carnívoras são plantas como as outras, retiram do solo nutrientes para sobreviver. O diferencial é que tem armadilhas preparadas para auxiliar na obtenção de outos nutrientes que não são tão abundantes no solo onde vivem. Existem plantas no habitat, que a quantidade de presas são quase nulas e estão bem saudáveis. Então o substrato não pode ser nulo.
Durabilidade do substrato- Depende do substrato utilizado, pode se degradar rapidamente, liberando nutrientes em demasia, ocasionando a morte da planta..
Qualidade da água- Quando se utiliza uma água que contêm muitos minerais dissolvidos, na rega das plantas. Com o tempo esses minerais se acumulam no substrato, ocasionando a morte da planta..
Já fiz muitos testes: Coco e seus derivados, vermiculita, pó de xaxim, turfa nacional, etc... Aprendi uma coisa! Use o bom e velho musgo sphagnum. Esterilizado. Puro, ou fazendo composições, com areia de quartzo(areia de filtro de piscina) ou perlita, dependendo da necessidade da espécie plantada...
Sphagnum: absorve muita umidade, é pobre em nutriente, mas libera a quantidade correta quando vai se decompondo com o tempo..
Espero ter ajudado.. Abs..
_________________ Minha Galeria
Minha Growlist
''Never Give Up''
Luiz Fernado Canova Augusto
|
15.04.2012(Dom)0:00 |
|
 |
|