Autor |
Mensagem |
Northon Bruno
Destaque
Registrado em: 03.11.2009(Ter)9:29 Mensagens: 646 Localização: Belo Horizonte
|
 Re: U. physoceras - uma espécie rara da Serra dos Carajás, P
interessante esta espécie hein.. gostei, a flor é muito bonita e delicada...
eu fico pensando se as utricularias como esta tivessem flores maiores seriam muito mais bonitas que as orquideas...
_________________ Growlist
Fotos das minhas plantas
|
30.04.2012(Seg)16:47 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
|
Fernando Rivadavia escreveu: Carlos, U.physoceras é descrita como terrestre, mas neste caso parece estar numa ambiente temporariamente alagado. Opa, isso é muito interessante, precisamos inserir essa em cultivo. Fernando Rivadavia escreveu: Tem aqui algum colega paraense em Marabá ou Parauapebas?  . Tem o Daniel Souza que mora em Manaus, quem sabe ele conheça alguém no Pará.
_________________ Droseraholic!!!
|
01.05.2012(Ter)20:29 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40 Mensagens: 2913 Localização: San Francisco, California, USA
|
Olha soh, Manaus eh do ladinho, suuuper perto! kkkk!!! Cuidado q eles ficam ofendidos Carlos. 
|
01.05.2012(Ter)23:04 |
|
 |
vinicius romancini
Registrado em: 22.08.2011(Seg)20:35 Mensagens: 686 Localização: chapecó-sc brasil
|
seria legal se as utric tivessem as flores do tamanho de um disco de vinil e os utriculos do tamanho de uma maça ou um jarro de N.truncata agora sim viajei na maionese 
_________________ vinicius passou por aqui
|
02.05.2012(Qua)15:46 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40 Mensagens: 2913 Localização: San Francisco, California, USA
|
Confirmado, as plantas foram vistas em Carajás mesmo, portanto o Paulo estava correto, é U.physoceras! ;) E aqui vai outra foto q recebemos, vejam q linda população!  Programa de Estudos Limnológicos na Flora de Carajás e APA do Gelado - Lab. Limnologia/UFRJ-Coppetec- Cia. Vale Floresta Nacional de Carajás - ICMBIO - MMA Foto por Roger Paulo Mormul Será esse hábito semi-aquático algo comum durante alguns meses por ano? Ou será q isso ocorre apenas após chuvas fortes ocasionais? Abs, Fernando
|
02.05.2012(Qua)15:57 |
|
 |
vinicius romancini
Registrado em: 22.08.2011(Seg)20:35 Mensagens: 686 Localização: chapecó-sc brasil
|
vcs coletaram mudas? se coletaram cuidem bem delas sao uma especie linda 
_________________ vinicius passou por aqui
|
02.05.2012(Qua)15:59 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
|
Vinicius, sugiro ler o tópico desde o inicio.
|
02.05.2012(Qua)16:24 |
|
 |
Jadson
Destaque
Registrado em: 24.11.2011(Qui)22:00 Mensagens: 668 Localização: São Mateus, ES
|
Espécie muito bonita, as flores rosadas e a possibilidade de serem perfumadas é muito interessante. Espero adquirir experiência o sufuciente para conseguir manter plantas como essa saudáveis  . Sobre o local de crescimento dessa planta: acho que se essa área não for pantanosa provavelmente deve ser apenas a cheia do rio, mas se levar em consideração a aparencia lodosa do fundo pode ser que essa planta seja como a U. gibba que cresce tanto na água quanto nas margens mais úmidas, ou só na água mas afixada no substrato. Tá faltando alguém ir lá para averiguar isso hein!  . Ai se eu estivesse nas minhas férias  ... E a propósito Fernando, você sabe dizer se a cor avermelhada da água é devido a alta concentração de óxido de ferro do solo da região ou só muita concentração de matéria orgânica em decomposição? Tá aí uma questão importante (na minha opinião) para a possível implantação dessa espécie em cultivo... Abraços.
_________________ "Só é agricultor quem traz no peito o cheiro e o sabor de sua terra."
Growlist e Wishlist Galeria
|
02.05.2012(Qua)17:50 |
|
 |
Nildo Rodrigues
Destaque
Registrado em: 04.10.2010(Seg)22:36 Mensagens: 945 Localização: Barra do Bugres - MT
|
Fernando.. Sobre a planta ficar em estado submersa, acredito seja graças ao periodo chuvoso que temos.. Soube disso pq se fosse por acaso teria plantas menores no chão.. e como da pra ver não tem, o que pode ser que essa área fique seca no período de seca ou lamecenta. Posso estar errado, mas é isso que acontece aqui, nos lugares onde água se mantêm por um período. Poxa o Paulo só vê raridade né.. pena que ele não seja cultivador. 
|
02.05.2012(Qua)17:53 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
|
Nildo e Jadson,
Baseado nas informações de herbários, eu estou assumindo q esse alagamento é temporário mesmo e q normalmente U.physoceras é uma terrestre típica. não acho q cresça em lodo normalmente. Supostamente estas estavam crescendo na beira de um lago (e não um rio, Jadson)
Sobre a cor da água, acho q vc tá vendo apenas o reflexo do fundo - este sim avermelhado, devido ao minério de ferro.
Nildo, não sei de qual Paulo vc tava falando, mas nem o Gonella nem o Baleeiro viram essa planta na natureza. Vcs estão todos precisando ler este tópico com mais atenção pelo jeito, rsrsrsrs!
Abs, Fernando
|
02.05.2012(Qua)19:15 |
|
 |
|