Re: Droseras em Fernando de Noronha?
Pessoal,
Em 1o lugar, esse site acima tá furadíssimo, kkkk! não acreditem em tudo q está lá (nomes com grafia errada, coletas com identificação errada, distribuição geográfica incorreta, etc.).
2o: Tem certeza q eles mostraram uma Drosera em F.Noronha?? não duvido q seja POSSIVEL ocorrer Drosera por lá, mas nunca ouvi falar em nenhum registro de lá. Sem falar q eu mesmo estive lá e não vi nada de carnívoras... se bem q eu tava mais interessado nos ecossistemas marinhos, pq será?
3o: Claro q é
possível ter Drosera em Noronha, afinal como é q vcs acham q chegaram todas as outras espécies q lá ocorrem (e idem p/ outras ilhas no mundo inteiro)? Em algum momento do passado chegou uma semente com o vento ou uma fêmea grávida de algum animal boiando sobre um tronco pelas correntezas oceânicas - e pronto! Assim se estabelecem espécies novas. E isso ocorre o tempo todo em continentes tbm, com espécies de plantas passando de uma montanha p/ outra quando suas sementes são levadas via vento, ou com a correnteza de riachos, por exemplo. Ou pequenos pedações de plantas podem ir de brejo em brejo grudadas nas patas de aves aquáticas tbm.
Agora, se existe mesmo Drosera em Noronha eu não sei dizer. E se é algo q ocorreu no passado remoto ou algo recente como uma introdução humana... Tbm não sei. Acho q seria mto improvável (além de estúpido) alguem pensar em levar sementes de Drosera p/ Noronha e ter a sorte de encontrar algum ambiente apropriado - algo q eu não vi, é mto seco por lá.
Mas não se esqueçam q existe D.anglica no Hawaii, q fica bem mais longe de qq costa continental do q Noronha). Sem falar na D.meristocaulis, q provamos recentemente ser uma Drosera pigméia, apesar de viver na América do Sul (
http://aob.oxfordjournals.org/content/e ... 6.abstract). Como ou quando ela chegou no Pico da Neblina nos não sabemos, mas as evidências sugerem q foi um raro evento de dispersão a longa distância, direto da Austrália p/ a Am.do Sul - como tbm parece ter ocorrido mais recentemente com D.sessilifolia (q é mto aparentada de D.burmannii). Se alguém quiser o artigo, me mande email via MP.
Abs,
Fernando