Começando com carnívoras e com algumas dúvidas
Olá amigos
Faz anos que tenho interesse por plantas carnívoras, mas acabei indo para o aquarismo e a vontade de ter PCs ficou de lado.
Agora decidi a aprender mais sobre elas e a cultivar, manter e reproduzir estas maravilhosas plantas.
Andei lendo bastante na internet e aqui mesmo no fórum, mas assim mesmo ainda surgiram algumas dúvidas e eu gostaria de obter algumas dicas e conselhos dos mais experientes.
Recebi hoje do Carlos (nicolopes) aqui do fórum algumas sementes de Droseras para eu começar o cultivo.
Primeiramente gostaria de agradecer ao Carlos pela gentileza, obrigado amigo!
Bom vamos a algumas fotos..
Sementes de Drosera Binata Típica, Capensis Alba, Intermedia, Capensis Tipica
Uma recomendação
Bom, sementes em mãos começaram as dúvidas..
Moro em Curitiba, cidade de clima instável e com inverno rigoroso, então descartei de criar as PCs fora de casa.
Como sou aquarista tenho alguns aquários e baterias dentro de casa e pensei em montar uma mini estufa com aquários que tenho sobrando aqui..
Pensei para começar usar um ou dois aquários de 25cm (comprimento) x 20cm (altura) x 15cm (largura) e adicionar iluminação artificial.
Aquário visto de frente
Vista da parte de cima, o qual deixaria com as tampas para manter a umidade
Procurei por vasinhos quadrados pequenos aqui em Curitiba e não encontrei dai pensei em duas alternativas:
Usar potinhos "crystal" com capacidade de 220ml igual o da foto abaixo.
Ou usar copinhos descartáveis de 180 ml
Dúvida 1Daria para utilizar um dos dois como vasinho?
O potinho "crystal" cabe 2 em um aquário mostrado acima, agora se der para usar os copinhos cabem os 5 num aquário só
Dai eu furaria os copinhos ou potinhos e deixaria uns 2cm de água no fundo.
Dúvida 2Não consegui achar o sphagnum aqui em Curitiba, inclusive na Chácara Flor da Suiça, que tem aqui perto de casa.
Dai fica a dúvida o que posso utilizar no lugar?
Como eu criava killifishes tenho diversos sacos aqui de pó de coco iguais ao da foto abaixo.
O pó de coco em detalhes..
Posso utilizar o pó de coco como substrato?
Se puder, posso usar somente ele ou seria recomendável adicionar areia de filtro de piscina no fundo e o pó de coco sobre a areia, pois como tenho bastante pó de coco não me importo de usar somente ele se puder.
Com relação a água que irei utilizar tenho duas opções:
Tratar a água com anti-cloro (Seachem Prime) ou usar água deionizada, que é a que eu utilizo no meu aquário marinho.
Bom é isso amigos, são dúvidas que para muitos daqui são banais, mas para quem está começando como eu são de extrema importãncia.
Desculpe o longo tópico e conto com a ajuda de vocês..
Um abraço!