Olá pessoal, venho relatar a minha primeira ída a este morro ou digamos, quase, pois não fui até o topo
Numa tarde de sexta feira, eu estava me preparando para ir tocar em uma festa a noite (sou DJ) e meu amigo resolvel me convidar para ir ao PP (Pico Paraná) logo no outro dia, as 10:00 da manhã. Eu voltei da festa as 6:30 da manhã, dormi mizeras horas e levantei 10:00 com meu amigo me ligando que estava passando para me pegar, arrumei as tralhas e fomos em 4 pessoas rumo a serra.
Chegando lá, um sofrimentos para sairmos do lugar, pois um dos integrantes nunca tinha subido uma serra assim antes, foi um para-para eterno, mas ele acabou aguentando o tranco até o final
Aqui são algumas fotos dos morros. Detalhe, na primeira foto, os pínus já adutos no cume do morro.



Esta proxima mostra eu e logo atraz o Pico Paraná. Adamos até esta parte onde tiramos fotos e não fomos á diante pois não tinhamos mais água e até lá era uma cansativa subida de 1H e pouco. Então deixamos para a proxima ída (quando levarei a minha camera para tirar as fotos

). Nesta foto eu enfatizei o tamanho das pessoas lá no cume do morro, parecem formigas na foto:

Algo que achei muito intrigante foi que derepente pensei 'será que não existem lesmas nestes locais altos'. Sei lá o que me deu de pensar em lesmas, e não me deparo com duas lesmas minutos após eu ter pensado na possibilidade. Ainda por cima, coloridas, somente uma saiu na foto:

Ná volta, havia uma decida com grampos de aço, tinha um pessoal muito lerdo que resolvemos esperar eles passarem para decermos. Valeu a pena, pois enquanto eu aguardava, avistei uma população de U. reniformis no barranco, com folhas minusculas e fiz uma pequena coleta.

Logo após, o mais esperado. Chegar até a parte onde eu havia encontrado as D. ascendens na ída.
As plantas chegavam á no máximo 8cm de diâmetro. Tirando esta população, havia outra com várias plantas proximas umas das outras em um barranco reto, tinham no maximo 2,5cm as plantas e mais verdes, pois ficavam mais escondidas da luz solar.



E para finalizar, eu com cara de desânimo, após terem acabado os habitates onde possivelmente eu encontraria PCs, logo a uns 100m dalí, havia um mini bog, uma nascente com muito sphagnum, capim típico do habitat das PCs e U. reniformis com folhas de até 6cm, não duvido muito que seja possivel encontrar U. praelonga (invisíveis aos meu olhos) naquele local, sem flores não fui capaz. Encontrei uma perereca pequena que tentei tirar fotos, mas ela foi mais rápida do que o clic da foto e escapuliu da minha mão para dentro da nascente.

Pessoal, descupem me pelas poucas fotos, pouco detalhadas, mas eu saí correndo para esta aventura e não pude levar minha câmera.
Pretendo voltar lá na primavera e fazer o arrastão atraz de PCs, e chegar ao cume do Pico Paraná, acampar lá se possivel

.
Meu amigo que veio me acompanhando atraz das PCs tirou mais algumas fotos comigo, preciso pegar as fotos com ele, e se houverem mais algumas intereçantes, atualizarei este tópico.
Espero que tenham gostado.
Um abraço.