Re: Área de tabuleiro - Carnívoras na Paraíba
CARAMBA!!!!!!!!! Cara, q local fantástico p/ PCs a qtas plantas legais vc achou, parabens!!!!!
Lindos ambientes, BABEI!
Parece ser a pequena forma de U.tricolor q tem no norte e nordeste - quem sabe nosso colega Paulo Baleeiro não fará dela uma espécie nova em breve?
U.subulata bem bonitona.
U.nana, as vezes com labelo meio branco - não sei o q causa isso as vezes nas amarelinhas... virus?
D.sessilifolia bem coloridinha
Umas D.sessilifolia semi-aquáticas.
Caramba, o q é essa Genlisea?? Não tô vendo direito, mas a haste é glabra? Caso sim é G.repens. E se for, essa seria a 1a ocorrência desta espécie p/ o litoral (q eu me lembre)!! E se tiver pelos, deve ser algo do complexo G.pygmaea, o q tbm seria MUITO interessante. Aliás, a coloração da corola é interessante demais, meio creme com apenas a base do labelo inferior amarela. E o formato das duas flores está bastante diferente, mas imagino q a 2a esteja um pouco anormal, talvez esteja ainda abrindo.
Citação:
Paepalanthus:
Orquídea:
Matos não-carnívoros, NEXT!
Citação:
Algumas coletas:

Mas q dia mais proveitoso, heim????

Deve ser nesta área q se esconde a tal D.communis q foi coletada na PB. E vendo como é o ambiente, não ficaria surpreso se vc achasse outras espécies q ocorrem mais ao sul nas restingas da Bahia, como D.chrysolepis, D.tomentosa e D.intermedia.... Sem falar naquelas Utrics aquáticas mto legais q o Jomar Jardim viu lá no RN, ou algumas das espécies q eu vi no Maranhão...
Cara, mto legal, sem mais palavras parabens!!!!
Abs,
Fernando
P.S. Mal posso esperar os resultados de quando vc voltar a essa região...