
Re: Marimo Balls - Como manter ?
Oi Francisco.
Cultivo de Marimo Balls
Seu cultivo é bastante simples, pois exige pouco espaço e pouca luz solar.
Não há necessidade de plantio, sendo que a “bola” pode ser colocada diretamente no local desejado, cobrindo o fundo do aquário, por exemplo. Para isso deve-se abrir e esticar os filamentos da alga.
As algas competem com outras algas por nutrientes e, para que isso não desequilibre o aquário, a iluminação e fertilização de CO2 não devem ser excessivas, pois pode haver o aumento da quantidade e do tamanho.
(AQUAFORUM)Qualquer tipo de peixe pode viver no mesmo habitat, até mesmo peixes que se alimentam de algas, pois sua textura é dura, tornando difícil sua ingestão pelos peixes.
(WIKIPÉDIA, 2012)São muito utilizadas em montagens com camarões e aquários plantados, cobrindo os galhos e troncos, fazendo o papel de carpete ou simplesmente soltos no aquário.
(AQUANATURE, 2010)A reprodução do gênero de algas verdes Cladophora pode ser tanto assexuada quanto sexuada. A reprodução assexuada envolve pequenos esporos móveis com quatro flagelos
(zoósporos) enquanto que a reprodução sexuada acontece normalmente pela união de gametas biflagelados.
(BRITANNICA, 2012)Na zoosporia algumas espécies de algas multicelulares produzem células flageladas, os zoósporos, que nadam até atingir locais favoráveis ao seu desenvolvimento, onde se fixam e originam novos talos.
Algumas espécies de algas filamentosas apresentam células que se diferenciam em gametas masculinos, que atravessam pontes intercelulares, passam para células de outro filamento, diferenciadas em gametas femininos. Da fecundação surge o zigoto, que se liberta do filamento materno e se multiplica, originando um novo filamento.
RecomendaçõesA alga “marimo ball” é uma alga com aspecto diferenciado, geralmente utilizado em aquários de água doce. Além da característica ornamental, pode ser usada como carpete de aquários plantados, em aquários com camarões e atua no controle de algas.
Não precisa de acréscimo de CO2 e/ou nutrientes extras no meio.
Abç.