Thomaz - Projeto Terrário para Dioneas
Bom pessoal... entrei no fórum a poucos dias e estou atualmente com 2 mudas minusculas de dionaea. Pretendo passar elas para um terrário... e fazer todo o controle de temperatura/umidade/luminosidade...
Adquiri o aquário (40x25x30)... lavei o mesmo com agua destilada...
Fiz o mesmo procedimento para a argila expandida... a quantidade de argila está suficiente?

1 - Em questão de umidade posso manter o nível de água cobrindo a região da argila expandida? pretendo colocar ali de baixo uma bomba submersa dessas de cascata, para quando precisar molhar o substrato.
2 - Acabo de adquirir o sphagnum... devo fervê-lo antes certo? Posso fazer o substrato apenas com sphagnum?
3 - O sistema de ventilação/refrigeração será feito com coolers de 12V. Coloquei apenas 1 como teste....

Mas pretendo a partir de um sensor de temperatura e um microcontrolador desligar/ligar alguns coolers/lâmpadas para controlar a temperatura. Acham que irá funcionar?
Comprei um termômetro analogico hoje para fazer um estudo de temperatura com/sem coolers... com 2 lampadas e com 1 lampada.
4 - Iluminação... A iluminação é um problema... sei que dioneas precisam de grande quantidade de luz... a luminária de aquario tem uma lampada de 10w, 6400k. Mas sei que é pouco...
Instalei uma outra compacta de 25w, 6400k porém quando a mesma fica ligada aquece muito a luminária... Vou precisar acoplar coolers na luminária para que a mesma não aqueça tanto.
Aceito sugestões e me digam se estou fazendo algo errado.
Com o passar do tempo vou atualizando o post com mais fotos