Re: XIII Exposição de orquídeas (e carnívoras) de São Mateus
Olá pessoal. Felizmente após a resolução no problema do fórum, posso colocar o post final de imagens aqui.
Para começar vou colocar as imagens da Nepenthes khasiana x mixta e da N. alata que foram os destaques do "cantinho carnívoro".

Na N. alata tinha uns vasinhos a mais, mas não foram todos para exibição.

O legal foi levá-las até a exposição: cada um suporte com as plantas tinha pouco mais de 2m de altura e calculo que uns 8 - 10 Kg e são aproximadamente 5,5km da minha casa até o coreto onde foi feita a exposição. Fizemos uma carreata de um carro só e minha irmã e eu em cima de uma fiorino segurando os dois suportes. Foi de certo ângulo divertido.
E como foi difícil transportá-las tive que contentar com uma lista mais modesta de pcs, então o lugar onde elas ficaram expostas ficou assim:

A reação das pessoas foi bem interessante. "São orquídeas também?!", " Pode colocar o dedo (no ascídeo da nepenthes)? Ela vai morder?", "Olha essas flores carnívoras!", " Essas miudinhas são carnívoras também? (olhando torto pras droseras pigméias)", " Você dá carne pra elas? De quanto em quanto tempo?" (resposta: só uns pedacinhos de alcatra ou chã de dentro mesmo kkk), entre outras dezenas de perguntas bem insanas e outras mais dentro da realidade. Infelizmente não levei mudas para vender devido a falta de espaço físico para isso, além de não ter ninguém para me ajudar, mas consegui várias encomendas, principalmente das nepenthes.
A meu ver e ouvindo outros participantes do evento, as plantas carnívoras perderam por pouco das orquídeas. Acredito que ano que vem estarei de novo, mas serei convidado

.
A exposição foi menor que no ano passado por diversos motivos: (principalmente por ser ano eleitoral) a prefeitura que apoia o evento se ausentou das suas obrigações e alguns expositores não puderam participar, portanto o número de espécimes apresentados foi pequeno, sem muitos destaques.

Em outros anos tivemos dezenas de bonsais mas este ano tivemos somente 2:
Pinheiro Negro - 17 anos

Mimosa pudica - idade não estimada

E como era uma exposição de orquídeas não posso deixar de mostrá-las:
Beallaria sp. (não sei se é assim que se escreve)
Catleia Julio Conceição
Catleia lodigesii
Catleia Cruzeiro do Sul

Orquídea chocolate (cheiro de chocolate)
Dendrobium antennatum
Dendrobium sp.
Sem id

Sem id

Sem id

Sem id

Sem id
Miltania sp
Phalaeanopsis sp.
Phalaeanopsis fantasia Luanda
Phalaeanopsis Doritis x Kioto

Potinara (?)
Schomburgkia superbiens
Hiltonia flabelifera
Vanda ascolenda varut leopard x ascda surat spot
Vanda pureis Wax violet blue
Vanda sp.
Vanda sp.
Vanda sp
Vanda Tesselate x mini palmer 2
Me desculpem pelo tamanho da postagem, mas preferi postar tudo de uma vez. Não era a idéia original, mas devido a dificuldade de logar no fórum nos dias da exposição me forçaram a isso.
Abraços a todos.