
Re: Expedição Campos do Quiriri - 17/11/2012
Caio,
É por isso q se chama COMPLEXO communis, hahahahaha! Bem vindo ao clube dos taxonomistas confusos.

Tem mta variação mesmo dentro do q atualmente se inclui em D.communis. A D.viridis é apenas a 1a destas a ser separada. Ainda não tivemos tempo de estudar melhor este grupo, mas posso garantir q outras espécies ou subespécies serão publicadas no futuro -- por exemplo a tal da "flat-red" de GO e MT.
Citação:
Quanto as fotos, a primeira que vc falou achei estranho a presença tricomas peciolares tão numerosos e evidentes em se tratando de Drosera communis.
Esses tricomas nos peciolos de D.communis sao mais comuns no sul e sudeste do Brasil (de onde, aliás, é o holótipo de D.communis), enqto q no resto da distribuição os peciolos tendem a ser mais glabros. A nossa visao do q é "comum" p/ uma espécie acaba sempre sofrendo o viés de qual variação encontramos primeiro na natureza, ou aquela q encontramos com maior frequencia numa dada regiao. Por isso entendo vc ter se confundido com as communis do sul. ;)
Citação:
Mas na segunda foto que vc falou, mostrei pro Carlos que tinha as duas lá. Daí ele me disse que alguém

tinha dito pra ele que as D. communis apresentam escapo ereto e as D. viridis escapo curvado.
E vc foi confiar nas habilidades taxonomicas do Carlos??????

Esse sim foi teu maior erro taxonomico, hahahahaha!
Citação:
Daí falei que era ao contrário, podendo haver até híbridos dessa sp's apresentando essa curvatura de forma sutil no escapo.
Em primeiro lugar, lembre-se q sempre existem exceções. O importante é ver a tendência geral da população. EM GERAL, D.communis tem hastes com curvatura acentuada na base, e D.viridis não.
Citação:
Ao chegar em casa, e revendo seu artigo, via que ambas apresentam a característica do escapo, mas na D. communis ela é mais evidente.
Em breve todos teremos acesso a internet em celulares em qq parte do planeta, podendo acessar a literatura em campo, na hora q tiver este tipo de discussao. Assim, basta mostrar a publicacao original pro Carlos e fim de papo.
Citação:
Enfim, o que pude ver MESMO é que as D. communis variam muito morfologicamente em habitats diferentes. Sendo as do sul bem diferentes das que encontro por aqui.
YEP! Uma conclusao mto correta.

Abs,
Fernando