Galeria Gumboski (atualizado em 17.fev.2013, pág. 04)
Autor |
Mensagem |
Gumboski
Destaque
Registrado em: 07.03.2011(Seg)18:05 Mensagens: 370 Localização: Rio Negrinho/SC
|
 Re: Galeria Gumboski (atualizado em 02.jan.2013)
Muito obrigado pessoal!!!
Carlos R., já tenho algumas mudas da D. binata var. multifida, umas no mesmo vaso e outras em alguns vasos das Sarras, hehe. É só colocar alguns cuttings entre o sphagnum vivo que as brotações começam a aparecer. Se tiver interesse nelas é só falar! Não tenho certeza qual a melhor época pros cuttings dessa espécie (não fiz anotações), mas se não me engano eles se saíram melhor no outono! Rodrigo F. Costa, tomara que a sua U. reniformis se recupere bem, todo caso consigo mais mudas pra ti. Eu gosto muito de todas as PC's, mas especialmente das Sarras e Neps. Com as Sarracenia não tem muito problema aqui em casa, exceto umas lagartas ou formigas que cortam umas folhas, mas nada demais. Já as Nepenthes são mais problemáticas porque preciso ficar atento a umidade do substrato, mas principalmente a umidade do ambiente. Aqui as vezes bate um vento meio seco e muitas das Neps já começam a enrolar as folhas. Com a chegada de frentes frias então preciso começar a ensacar os vasos de praticamente todas elas pra garantir que não queimem, mas de resto tá indo legal, rsss. Erik, aí pra cima a temperatura não é problema para as Neps lowlanders, certo? Talvez só ajustar a umidade. Sphagnum vivo sobre o substrato pode ajudar um bocado! Eu sempre quis (ainda quero, rss) ter umas N. ampullaria e N. bicalcarata, mas com a exigência delas para com o calor é praticamente certo que elas definhariam logo por aqui. Por enquanto vão ficar só no desejo mesmo, rsss. Caio, pois então, por hora estou tendo sorte com as estaquias de N. x ventrinermis, N. x mixta e N. x maxima, futuramente se a N. x mixta soperba crescer legal devo tentar umas estaquias dela e daí agente conversa, hehe. A minha N. spotted veio do Flávio B., ele me forneceu umas estacas e ela se desenvolveu legal, esses são os primeiros jarros dela aqui. Esqueci de fotografar a folha dela, mas estão bem vermelhas por causa do sol, ficaram bem bonitas, hehehehe, mas certeza que chegando o frio vou ter que dar um jeito de cobri-las também.
Um abraço galera!
|
03.01.2013(Qui)8:10 |
|
 |
Felipe_Pinho
Destaque
Registrado em: 09.10.2008(Qui)13:52 Mensagens: 1452 Localização: São José dos Pinhais - PR
|
 Re: Galeria Gumboski (atualizado em 02.jan.2013)
Estão lindas as suas planta, tive o prazer de conhece-las pessoalmente e gostei bastante. Até parece que aumentou a quantidade  São tantas bonitas, esta N. thorelli Vietnam está d+. Parabéns pelo cultivo e sucesso!
_________________ Felipe Steinthaler Growlist And Wishlist
|
03.01.2013(Qui)9:08 |
|
 |
Gumboski
Destaque
Registrado em: 07.03.2011(Seg)18:05 Mensagens: 370 Localização: Rio Negrinho/SC
|
 Re: Galeria Gumboski (atualizado em 02.jan.2013)
Valeu Felipe!
Em número aumentou só duas Neps, haha, mas de resto também estou muito feliz com o desenvolvimento da N. thorelli. Aumentei o tempo de sol direto e elas responderam muito bem, ruim mesmo está sendo essa friaca fora de época. Já ensaquei algumas Neps pra garantir, tomara que não sintam muito.
Abraço.
|
04.01.2013(Sex)10:48 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
|
 Re: Galeria Gumboski (atualizado em 02.jan.2013)
Citação: Carlos R., já tenho algumas mudas da D. binata var. multifida, umas no mesmo vaso e outras em alguns vasos das Sarras, hehe. É só colocar alguns cuttings entre o sphagnum vivo que as brotações começam a aparecer. Se tiver interesse nelas é só falar! Não tenho certeza qual a melhor época pros cuttings dessa espécie (não fiz anotações), mas se não me engano eles se saíram melhor no outono! Qualquer hora é hora, elas são indestrutíveis. Avise quando posso buscar. 
_________________ Droseraholic!!!
|
04.01.2013(Sex)21:18 |
|
 |
tuco
Destaque
Registrado em: 02.06.2011(Qui)21:36 Mensagens: 311 Localização: canoinhas - sc
|
 Re: Galeria Gumboski (atualizado em 02.jan.2013)
"ô lôco"..... esse é o maior cultivador de nepenthes e sarracenia do planalto norte.... lindas plantas. até mais.
|
06.01.2013(Dom)17:14 |
|
 |
Gumboski
Destaque
Registrado em: 07.03.2011(Seg)18:05 Mensagens: 370 Localização: Rio Negrinho/SC
|
 Re: Galeria Gumboski (atualizado em 02.jan.2013)
Carlos, pode passar quando quiser! (tens meu número do celular? só ligar antes ver se estou em casa, rss) Embora Rio Negrinho seja absurdamente grande não é difícil de achar minha casa Valeu Tuco! Estamos na área, infelizmente das gemmas que vc me enviou apenas a D. pulchella vingou.  Eu acabei perdendo ainda outras Droseras, não sei o porque, devo ter cometido algum erro que ainda não consegui decifrar. Talvez o tempo de exposição ao sol não fosse o suficiente, só sei que falta de água não foi.
|
07.01.2013(Seg)7:04 |
|
 |
RBMCARVALHO
Registrado em: 28.11.2012(Qua)15:02 Mensagens: 51 Localização: Rio de Janeiro - RJ
|
 Re: Galeria Gumboski (atualizado em 02.jan.2013)
Show de bola... Uma coisa que adorei também foram quase todas as plantas em Sphagnum vivo... ficou muito legal... Como fazer pra cultivar o sphagnum assim? compra vivo?
_________________ Att. Rodrigo B. de M. Carvalho
|
08.01.2013(Ter)20:44 |
|
 |
tuco
Destaque
Registrado em: 02.06.2011(Qui)21:36 Mensagens: 311 Localização: canoinhas - sc
|
 Re: Galeria Gumboski (atualizado em 02.jan.2013)
oi emerson. a respeito das gemas não esquenta. tenho toneladas destas plantas aqui, elas se reproduzem como praga.... só temos que combinar um dia que eu esteja passando por aí para te levar. até mais.
|
08.01.2013(Ter)21:15 |
|
 |
Gumboski
Destaque
Registrado em: 07.03.2011(Seg)18:05 Mensagens: 370 Localização: Rio Negrinho/SC
|
 Re: Galeria Gumboski (atualizado em 02.jan.2013)
RBMCARVALHO, valeu! O sphagnum vivo é ótimo pra aumentar na umidade do microambiente! Eu recebi sphagnum vivo em algumas outras plantas que comprei e tem até alguns que achei por aí nas minhas andanças, mas para propaga-lo é tranquilo. Dá pra utilizar pequenos fragmentos de talos vivos, a parte apical é a que cresce com mais facilidade. O que noto de importante para manter o sphagnum vivo é um ambiente bastante úmido e de preferência protegido do vento. Então por aqui é mais fácil encontrar sphagnum vivo em vasos que possuem a borda alta, o que impede a ação direta do vento sobre o sphagnum! Valeu Tuco, é só avisar!!! Abraço galera!
|
09.01.2013(Qua)16:57 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
|
 Re: Galeria Gumboski (atualizado em 02.jan.2013)
Opa, fazemos isso mas essa semana e na seguinte eu não consigo, fica lá para 26 ou 27/01. Mandauma mp com teu número de celular, para garantir. 
_________________ Droseraholic!!!
|
13.01.2013(Dom)0:00 |
|
 |
|
Quem está online |
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes |
|
Enviar mensagens: Proibido Responder mensagens: Proibido Editar mensagens: Proibido Excluir mensagens: Proibido
|
|