Re: Problemas com crescimento das PC
Olá amigão, tudo bom?
Primeiramente coloque em seu perfil ao menos sua localidade (cidade/estado) ... é regra por aqui no fórum
Com relação à germinação, é assim mesmo, realmente ela demora. Das espécies no qual semeei nesses últimos meses, há espécies que já chegou a quase dois meses e não deram sinal de germinação (mas lendo no fórum, há relatos de demorar até 3 ... 4 meses).
Com relação às suas dúvidas, vamos esclarecer individualmente:
CaioAssad escreveu:
. não tirei muitos galhos do musgo
Olha, eu quando plantei, tive o cuidado de tirar o máximo possível de impurezas, bem como, ferver o sphagnum, para que realmente 'mate' todo o que possa atrapalhar a germinação ...mas penso que isso não seja muito relevante ...
CaioAssad escreveu:
. não cortei a parte de cima deixando alguns buracos
Sobre isso, pode ser mais relevante ... no Fórum, eu já lí que pode ter 'sufocado' as sementes ...
CaioAssad escreveu:
. não sabia que as sementes eram tao minusculas e acabei jogando e não sei onde caiu, podendo ter ido para o fundo do vaso
Essa pode ser uma boa possibilidade, porque quando eu plantei, tive o cuidado de deixá-las em cima do substrato. Pelo que eu já pesquisei, é de extrema importância que a semente fique por cima do substrato ...
CaioAssad escreveu:
. Eu deixo elas do lado de fora da minha casa onde pega sol, mas a noite tem um sereno bem forte deixando bem úmido o musgo.
Sobre o sol, pode ser que tenha 'torrado' as sementes ... tem que cuidar a questão de horários, bem como, a incidência do sol sobre a sementes ... e sobre o sereno, acho que não tem problema, desde que haja uma 'proteção' em cima delas, como por exemplo um plástico filme, que ela fique no formato de uma estufa, sabe?
CaioAssad escreveu:
. Comprei um vaso muito grande
Sobre o vaso muito grande, não vejo nenhum problema.
Penso que de todas suas dúvidas, as que realmente tem mais relevância é com relação ao sol, e as sementes não ter ficado em cima. Mas essa é minha humilde opinião, o pessoal do fórum em geral conhece muito mais, e poderão ser mais esclarecedores ...
Espero ter ajudado, abraço, e sucesso no seu cultivo Caio!