Citação:
Escarificação mecânica: é a abrasão das sementes sobre uma superfície áspera (lixa, piso áspero etc). É utilizado para facilitar a absorção de água pela semente.
Olá pessoal, boa noite!
Estou muito contente com o resultado de uma experiência que fiz de
"escarificação mecânica" e quero compartilhar com vocês. Estive pesquisando na internet e ousei experimentar!
Todos podem ver que sou debutante no maravilhoso mundo das carnívoras, então, vou pesquisando e lendo tudo o que posso sobre estas lindas criações da natureza!
Pesquisando técnicas de estratificação de sementes das plantas carnívoras e encontrei um site (
http://www.ipef.br/tecsementes/dormencia.asp) que explica sobre essas várias técnicas (que com certeza a maioria de vocês já deve conhecer) e me interessei pela escarificação mecânica.
Então, peguei umas 7 sementes de dionaea que tinha, e delicadamente passei sobre uma lixa de unha, na "parte fina", até sentir e ver que a casquinha das sementes quebravam e deixavam parte da gema exposta.
Logo em seguida as semeei na mini estufa (no dia 12/04/2014) e hoje já se se pode ver a germinação de pelo menos duas das 7 sementinhas!
Abaixo compartilho duas fotos com as sementes que consegui ver que estão germinando.
Espero que todos gostem e também façam suas experiências e que também tenham sucesso!

Dicas e conselhos são sempre bem vindos! Assim vou melhorando o conhecimento e as técnicas que venho aprendendo!
Um abraço a todos!