Autor |
Mensagem |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
|
Jean Pierre escreveu: Cristiano Marques escreveu: ...mas como não se reproduzem por sementes, fica dificil.  É verdade !  Não tem sementes, mas produzem esporos!! Só que eu nunca ví isso acontecer  Outro site: Quase tudo sobre SphagnumUm abraço.
_________________ Droseraholic!!!
|
04.08.2007(Sáb)20:49 |
|
 |
Nílber
Moderador
Registrado em: 30.12.2005(Sex)23:44 Mensagens: 1863 Localização: Brasil
|
Parece raro isso acontecer - em cultivo então nem se fala. Já vi Sphganum vermelho produzindo na natureza no RS, mas eram alguns indivíduos em mil...
Abraços.
_________________ SE CORRER A PLANTA PEGA, SE FICAR A PLANTA COME!
Eparema, plantinha desinformada....
|
04.08.2007(Sáb)21:30 |
|
 |
Cristiano Marques
Moderador
Registrado em: 14.07.2007(Sáb)12:35 Mensagens: 1186 Localização: Igrejinha, RS, Brasil
|
Por aqui achei três especies, duas na minha cidade, uma na praia, mas nenhuma era vermelha, todas tem suas proprias caracteristicas, umas querem mais agua, outras aguentam sol forte...
|
04.08.2007(Sáb)21:40 |
|
 |
Nílber
Moderador
Registrado em: 30.12.2005(Sex)23:44 Mensagens: 1863 Localização: Brasil
|
Nunca esquecendo que essa característica (vermelho...laranja...amarelo.....verde.....esbranquiçado) é extremamente associoada ao fenótipo (fruto de condições do meio). Abraços.
_________________ SE CORRER A PLANTA PEGA, SE FICAR A PLANTA COME!
Eparema, plantinha desinformada....
|
04.08.2007(Sáb)21:46 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
|
Boa Nilber... identificar espécies de Sphagnum deve ser "o bicho", eu mal identifico uma drosera de outra... imagine Té.
_________________ Droseraholic!!!
|
04.08.2007(Sáb)22:19 |
|
 |
Cristiano Marques
Moderador
Registrado em: 14.07.2007(Sáb)12:35 Mensagens: 1186 Localização: Igrejinha, RS, Brasil
|
Sim, mas as plantas que eu encontrei _pelo menos duas delas_ estavam crescendo juntas e eram bem distintas, não só na aparencia como também no cultivo.
|
04.08.2007(Sáb)22:20 |
|
 |
Samoied (Adilson Peres)
Destaque
Registrado em: 12.03.2007(Seg)19:19 Mensagens: 886 Localização: Brasília - DF
|
Nílber escreveu: Nunca esquecendo que essa característica (vermelho...laranja...amarelo.....verde.....esbranquiçado) é extremamente associoada ao fenótipo (fruto de condições do meio). Abraços. Nilber Em Ibiti, o sphagnum vermelhão é sempre mais associado as beiras de rios perenes (que tem aguas escuras avermelhadas). Mas mesmo assim encontramos nas mesmas beiras de rios, os de cores verdes e amareladas. Nos lugares mais altos em beiras de riachinhos, um bog pode até formar um degradê de cores.
|
05.08.2007(Dom)0:14 |
|
 |
Pedro Batalha
Destaque
Registrado em: 28.07.2007(Sáb)4:32 Mensagens: 534 Localização: Niterói-RJ
|
Eu achei lindo tudo. Tanto os tapetes de musgo quanto as plantas... Acho que talvez me fez perceber que na natureza ainda são mais belas... estupendo, parabens pelas fotos.
05.08.2007(Dom)3:39 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40 Mensagens: 2913 Localização: San Francisco, California, USA
|
Muito legal Adilson!! Êta lugarzinho bonito que é Ibitipoca, não??  Que bom que vc mostrou fotos da verdadeira D.villosa, que só existe por lá mesmo. O resto é tudo D.ascendens ou D.graomogolensis. Abraços, Fernando Rivadavia
|
05.08.2007(Dom)12:15 |
|
 |
Samoied (Adilson Peres)
Destaque
Registrado em: 12.03.2007(Seg)19:19 Mensagens: 886 Localização: Brasília - DF
|
Fernando, Carlos, Povo:
Eu durante muitos anos, passei férias acampando direto em Ibitipoca, e devo reconhecer que é o lugar mais fantástico que eu conheço em biodiversidade por metro quadrado. você anda da portaria até a area de camping vendo uma sucessão de orquideas uma atrás da outra enfileiradas, genliseas, utricularias, droseras, Melastomataceae, gesneriaceae de tudo que é jeito aos milhares. Fiquei tão impressionado na primeira vez que passei por lá que viciei tanto e passei pelomenos 4 anos seguidos explorando cada cantinho do parque e tendo surpresas seguidas sem parar (tem lugar com orquideas que nem os guias mais experientes conheciam). So parei de ir lá porque o atual administrador é uma figura incompetente, hedionda, estupida !)(*!_(#@&!_(&$!)(*#@_!(&@#!(¨@#(&!@3 que rezo todo dia pra tomar um raio na cabeça e sumir (ibitipoca = montanha que estala, uma referencia aos raios que caem com frequencia por lá). A primeira vez que vi as D. villosa eu as vi junto as D. montana (eu acho) e imediatamente pensei: "Quem jogou semente de D. capensis por aqui??????? Até saber que era uma espécie endêmica levou um tempo hahahha.
Ibitipoca é um lugar que eu considero obrigatório pra quem gosta de carnivoras (e orquideas tb) porque é uma aula viva e compreensivel de como os ecossistemas delas funcionam. Se você parar lá e gastar algumas horas contemplando um corregozinho com Sphagnum, Droseras, Genliseas e Utricularias você é capaz de tirar lições valiosas para o cultivo delas. Minha cabeça enquanto cultivador pelomenos mudou totalmente com minhas experiencias por lá. Então fica aqui a dica pra todos os que puderem dar uma passada por lá. um abraço
Adilson
|
05.08.2007(Dom)14:34 |
|
 |
|