Olá a todos,
Vejo que serei o primeiro a colocar um tópico (novo) na mais nova sala do fórum! (Obrigado aos Alex's por abrirem essa sala!

).
No último dia 27, eu, o Fernando e o Nílber fizemos uma pequena expedição para Uberaba (passando antes, claro, aqui em casa pra conhecer minha coleção 8*) ). No meio do caminho, fizemos umas pequenas paradas, mas nada além de
Utricularia nervosa...

Chegando lá, nos encontramos com o Rodolfo e, aí sim, começamos nossa caça.
O primeiro local que visitamos já era conhecido pelo Rodolfo. Lá encontramos
Drosera hirtella var. lutescens 

e
D. communis:

Seguimos dalí para os locais que eu, Alex Melo e Rodolfo exploramos no começo do ano (veja o tópico clicando
aqui).
O primeiro, onde vimos muitas Utrics e algumas Droseras, estava agora bastante seco e a maioria das Utrics (por serem anuais) não estavam presentes (pelo menos não sob forma de plantas adultas). Ainda assim, a maioria das Droseras estava muito bem:
Drosera grantsaui

D. grantsaui (esq.) e
D. communis [ou D. sp. "incommunis"

] (dir.)

Diferentemente do início do ano, as D. sp. incommunis estavam bastante semelhantes a
D. communis "normais". Poucos exemplares ainda se assemelhavam às plantas que vimos no começo do ano.

Habitat

Aqui, o que chamo de
D. communis "normal"
Utricularia tricolor era a única Utric florida alí

Habitat (Rodolfo, eu e Nílber)

Na hora de voltar para o carro, o susto!

O Rodolfo teve um susto tão forte quando viu essa cascavel, que deu um pulo enorme!

(segundo ele, essa é a mesma cascavel que ele viu em outra vez que ele alí esteve...)
Enfim seguimos para o último local daquele dia, onde vimos muitas
U. nervosa e
Genlisea repens (foto) floridas, além de mais
D. communis.

No dia seguinte, a bateria da minha câmera acabou e as fotos são todas do Fernando...
Primeiro, seguimos em direção à Prata, parando em vários brejos que víamos no caminho...
Vimos vária
D. communis
Neste local, com vários buritis, vimos algumas espécies interessantes, como
U. pusilla (que estava em flor, mas não tenho fotos),
D. communis e
Utricularia laxa, com flores muito atraentes:

As
D. communis desse local eram muito robustas:

Por fim, fizemos uma visita à coleção do Rodolfo (que cresceu batante desde a última vez que eu estive lá) e tiramos aquela famosa foto de todos juntos!

Obrigado aos três pela grande companhia!
PS.: as fotos sem minha assinatura são do Fernando.
PSII.: depois arrumo o tamanho das últimas fotos, que estão um pouco grandes...
Abraços,