Autor |
Mensagem |
toledo
Registrado em: 18.09.2007(Ter)16:28 Mensagens: 8 Localização: Jaguariuna SP
|
 Duvidas de iniciante!
HAHA!! quadrupliquei (ou será quatrupliquei?) minha coleção de PCs! Agora eu tenho 4!! O.o
(se vc não tem muita paciência, pule a parte de baixo)
Minha cidade fica do lado de Holambra, e ontem acabo a expoflora!! e lá fui eu atraz do resto de fera!! (compensa!! não tem nenhuma planta bonita em floricultura nenhuma, mas tão vivas!, e como dizia o sábio, onde há vida há esperança!). Eu sempre achei as droseras lindas!!, mais ainda não tinha nenhuma, então fui para lá justamente pra comprar a minha primeira. Sem muita esperança, afinal, que criancinha q vai na expoflora não compra uma (ou abre o maior berrero?)? Para minha surpresa encontrei um bom numero delas em uma floricultura!!! (YAY) Escolhi as em melhor estado (peguei as em estado deprimente, e descartei as em estado deploravel).
(se vc não tem paciência, pode voltar a le)
Comprei 3: D. burmannii D. qualsera? D. naofaçoideia
to super feliz! mas agora vamos ao assunto:
Tão pessimas, as criancinhas (crueis e sem coração) devem te passado tanto dedo nelas que não tem mais nenhuma daquelas "gotinhas" nas folhas...snif... isso é mt grave?? pq, eu vi pelo forum que não se deve fazer isso, muito menos em TODAS as folhas, e até elas ficarem "lisas"...ela tem salvação?
segunda pergunta: elas tão kquase florindo, elas se ressentem como a Dionaea, ou dão flor numa boa??
é isso!! logo posto algumas fotos!!!
desculpa a enrolação!
|
24.09.2007(Seg)17:33 |
|
 |
VitorHonna
Registrado em: 06.09.2007(Qui)22:13 Mensagens: 108 Localização: Cerqueira César - Interior de SP
|
Parabéns! Não tenho certeza mas acho que se vc der confições favoráveis a elas elas vão sobreviver! Mantenha sempre o subtrato umido e a questao da haste floral acho que ela se ressente sim! pois é um esforço grande a ela, no seu caso eu cortaria as hastes florais pois sua planta já está fraca e com mais esse gasto de energia ela pode vir a morrer AH lembrando: Não tenho experiência então não siga o que estou falando em primeiro momento, aguarde a opinião de alguém mais experiente! • Espero ansioso as fotos! 
24.09.2007(Seg)18:24 |
|
 |
rafccosta
Destaque
Registrado em: 07.07.2006(Sex)18:54 Mensagens: 62 Localização: Lavras MG
|
é mesmo ja que elas estao meio frauqinhas é melhor cortar as hastes
|
24.09.2007(Seg)19:26 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
|
Olá rapaz,
geralmente o pessoas das floriculturas não mantêm as plantas na água, então elas vão definhando até morrer.
Coloque uma imagens das plantas para identificação e para avaliarmos se retirar as hastes é necessário.
Caso não tenha uma câmera à disposição dê uma olhada em imagens de Drosera burmannii (que você já identificou), Drosera intermedia, Drosera capensis e Drosera spatulata
Um abraço.
_________________ Droseraholic!!!
|
24.09.2007(Seg)20:44 |
|
 |
toledo
|
Já identifiquei!! D. burmannii D. intermedia D. spatulata
infelizmente as fotos só posso posta amanhã...
Realmente, elas não estavam na água...estavam bem sequinhas quando eu trouxe...
e outro problema... a D. burmannii esta com a haste bem grande, com botões quase abrindo, será que da tempo de cortar? (não que eu seja tão lerdo a ponto de as flores abrirem e darem sementes antes que eu encontre uma tesoura, mas, sera que ela já não gasto a maior parte da energia necessária pra da flor??)
Pelo menos tenho boas notícias, sou avo! (O.o) a D. intermedia veio com duas minusculas mudinhas, e a D.spatulata veio com uma escondida embaixo da maior!!
bem...de qualquer forma amanhã ja posto as fotos.
|
24.09.2007(Seg)20:53 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
|
Opa, vasos cheios de brindes! Como bem disse o Rafael: Na dúvida, corte a haste floral. Depois a planta pode lançar outras Um abraço.
_________________ Droseraholic!!!
|
24.09.2007(Seg)20:59 |
|
 |
toledo
|
HAHA!! consegui fotos antes que o esperado! minha D. burmannii: http://farm2.static.flickr.com/1201/143 ... c1.jpg?v=0Minha D. spatulata: http://farm2.static.flickr.com/1396/143 ... 85.jpg?v=0Minha D. intermedia: http://farm2.static.flickr.com/1144/143 ... 8e.jpg?v=0É isso ai!! (espero não ter que cortar as astes, da uma dó) brigadão! (não me perguntem porque as fotos chamam reveilon...)
|
24.09.2007(Seg)21:31 |
|
 |
Nox
|
 Saudações!
Tuas plantas estão bem! Visto o que provavelemnte passaram. Um pouco de atenção à água e tempo resolvem! Quanto as hastes, concordo com o pessoal. Corte por hora, elas certamente vão dar mais flores adiante. Deixa elas quietas, ao Sol, que elas se recuperam rapidinho. Essas espécies são bem resistentes! A primeira burmanii a gente nunca esquece! Idem spatulata e intermedia... a gente nunca esquece mesmo... nem que queira se livrar da infestação!! Grande abraço e parabéns! NOX
|
24.09.2007(Seg)21:57 |
|
 |
Alex Moura
Destaque
Registrado em: 27.05.2007(Dom)9:09 Mensagens: 711 Localização: São Paulo - SP
|
Mas a D. burmannii não é uma espécie anual? Acho que seria certo deixar ela florir para coletar as sementes já que não sabemos a idade da planta e ela parece estar em boas condições para isso. Será que estou falando besteira? 
|
25.09.2007(Ter)9:32 |
|
 |
toledo
|
é com uma dor no coração que digo: ja cortei as astes!
talvez tenha sido melhor assim... mais deu uma dó!! tava loco para começar a doar sementes!! (e reservar algumas pra mim claro) bem...espera a proxima floração!!!
Ps: as plantinhas ja tão melhorando! a mucilagem (é assim que chama as "gotinhas"?) ja tão voltando a aparece!
brigadão pelas dicas!
|
25.09.2007(Ter)13:19 |
|
 |
|