E aí pessoal,
Nesse último feriadão, eu e o Daniel aproveitamos pra fazer uma visitinha a Cristalina e tivemos algumas surpresas fantásticas! Foram quatro dias de pura pauleira mas com certeza valeu muito à pena!
Assim que chegamos, já fomos dar uma olhada em um lugar conhecido onde havíamos encontrado U. nana. Para nossa surpresa, haviam mais de quinze flores enfeitando aquele barro escuro na beira de um córrego.

Dando mais uma explorada na área, encontramos algumas pequeninas D. communis.

Descendo o córrego, chegamos a uma enorme região brejosa onde haviam algumas ilhas de cerrado fechado, crescendo em solo mais seco, sobre pedras. Bem no meio dessa barreira de árvores e pedras na foto, havia um corredorzinho bastante encharcado por onde passamos, de uns três metros aproximadamente.

Quando nos aproximamos, ficamos paralisados, pasmos com o que estavamos vendo:
Eram centeeeenas de flores de G. repens! Muitas mesmo, como nunca imaginei que poderia encontrar!
Tentei várias vezes tirar uma foto de todas, mas as fotos pareciam muito ruins no visor.
Aqui não dá pra ver nem um terço da quantidade de flores que haviam lá! Era uma imagem surreal.

Aqui um close da flor.

Haviam algumas plantas com a haste verde como a de cima e outras com a haste preta, como essa.
Honestamente, eu gostei mais das moreninhas.

As rosetas eram tantas que formavam um emaranhado. Mal dava pra separá-las.

Quando estávamos voltando, quase passei direto por ela mas felizmente o canto do olho me salvou.
Era uma haste enorme de U. hispida.

Havia uma florzinha se fechando e o resto eram frutos enormes.

Subindo esse brejo pelas laterais, a procura de locais mais secos, o que encontramos foi mais um brejo.
Só que bem pequeno. Devia ter uns seis metros de comprimento.

Lá encontramos mais U. hispida (sem flores), G. repens e uma outra Utricularia amarela ainda não identificada.
A U. sp. era linda. Achei o formato bastante agressivo e a cor era muito forte.
Pra se ter uma noção essa foto não foi editada. Na verdade, não alterei a cor de nunhuma das fotos.

De outro ângulo.

As G. repens aqui estavam mais parecidas com o que conheço dessa planta, com o esporão bem pequeno.

Havia também três flores juntas em um tufo longe dessas últimas, que tinham o formato diferente, mais parecido com G. filiformis. Só que a haste era totalmente glabra, o que me leva a pensar que era apenas uma variação da G. repens mesmo.

Voltando para o brejo maior, beirando a divisão com a vegetação mais seca, encontramos algumas Utricularias interessantes que pareciam ser U. nervosa ou U. subulata.
Essa possuia o esporão bifurcado.

Outra flor maior.

E essa daqui estava fantástica.

Continua...