Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 08.05.2025(Qui)13:54

Responder  [ 27 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo
 Terra 
Autor Mensagem
Site Admin

Mensagem 
Aguarde e verás :(

No teu lugar eu transplantaria esses seedlings para outro vaso, somente com Sphagnum e areia.
Sabemos que as plantas vivem em solos pobres e ácidos, então o empirismo nesse caso não faz muito sentido.

Té.

14.09.2007(Sex)20:18
Perfil Visitar website do usuário

Mensagem 
farei isso. :wink:

15.09.2007(Sáb)8:25
Moderador

Mensagem 
Citação:
Sabemos que as plantas vivem em solos pobres e ácidos, então o empirismo nesse caso não faz muito sentido.

Corretíssimo, Carlos!

Só para comparar, tente cultivar uma orquídea epífita num vaso com terra. Ela logo definhará, pois suas raízes precisam estar bastante aeradas.
Foram milhões de anos para que as plantas carnívoras se adaptassem a solos pobres em nutrientes a partir da seleção de mecanismos para o aproveitamento de nutrientes de animais e não do solo, perdendo, assim, a capacidade de habitar solos ricos. Se nutridas pelo solo, não há porque aproveitar-se dos animais e todos aqueles milhões de anos de evolução não fariam o menor sentido. :wink: Além disso, elas se tornaram adaptadas a níveis baixos da maioria dos minerais, sendo que níveis mais elevados destes podem ser altamente tóxicos, como é o caso do Nitrogênio.

Abraços,

Growlist e Wishlist

Devendo um SEDEX pro Carlos...

15.09.2007(Sáb)19:53
Mensagem 
movido

Editado pela última vez por Nádia em 11.01.2011(Ter)1:03, em um total de 2 vezes.

04.11.2007(Dom)13:54

Mensagem 
Leoninha escreveu:
Sei que as carnívoras não desenvolvem em outro tipo de solo que não o da regra. Mas, há alguns meses plantei essas mudas de Dionéias em terra de jardim com musgo. É que essas plantas estavam sobrando aqui em casa e não tinha lugar para colocá-las... e olhem só como estão, parecem bem.

A quanto tempo vc plantou elas ae?

04.11.2007(Dom)18:16
Mensagem 
movido

Editado pela última vez por Nádia em 11.01.2011(Ter)1:18, em um total de 1 vez.

04.11.2007(Dom)20:56

Mensagem possibilidades....
Olá pessoal. Bom, ainda nem comecei a cultivar as PC, sou menos q novato, ainda estou começando a estudar o assunto, porém baseado em tudo que tenho lido e associando algum conhecimento em quimica e biologia, proponho o seguinte.

A absorção de água pelas raizes é feita assim: as celulas q constituem as paredes das raizes aumentam a quantidade de sais internos, e baseado no conceito de osmose, a água do solo tende a entrar por estas celulas para diluir a concentração de sal. Isso ocorre de celula a celula até que a agua percorra toda a planta. Isso vale pra plantas de modo geral.

No caso das plantas carnivoras, acredito q ela se desenvolveu em solos pobres em nutrientes e minerais, dessa forma não precisa ter grande quantidade de sal nas celulas das paredes das raizes para absorver agua. Nesse sentido, coloca-la em uma terra fertil significa aumentar a concentração de SAIS (de um modo GERAL) do meio, sendo q este meio terá mais sal que as raizes, e a água vai tender a sair DAS raízes PARA o meio, na tentativa de diluir a alta concetração de sal do meio. Por isso,provalvelmente, essas plantas não se desenvolvam em solos ferteis.

Porém se sua planta se desenvolveu, isto significa, logicamente, que a quantidade de sal no meio não é tão grande assim, ou seja, essa terra nem é tao nutritiva quanto se pensa. A partir do momento em que o solo tiver mais sal que as raizes, a planta definhará.
Não devemos pensar que a planta poderá simplesmente aumentar a concentração de sal das raizes para se adaptar ao meio, pois isso seria enganar a si mesmo. O processo de adaptação e evolução leva milhares de anos, acho q aprendemos isso na escola, e a quantidade de sal que deve possuir cada celula da parede da raiz é uma variável escrita no DNA de cada planta, por isso não vai mudar tao logo. Adaptação e evolução exige tempo.

Um bom teste seria aplicar nutrientes sobre as plantas, que pode ser: restos de cascas de frutas ou folhas trituradas, casca de ovo triturada, adubos organicos de mercado (solidos), adubos artificiais de mercado (liquidos), uréia (comercial ou animal), restilo, extrume de bovinos, excretas de aves, etc. Ou tentar germina-las em um solo altamente nutritivo como o sugerido acima.

Bom, essa é minha opnião. Posso ter cometido alguma gafe sobre as PCs mas não sobre as plantas demais. Por favor opinem! Obrigado.

12.11.2007(Seg)15:13
Destaque

Mensagem 
Acho que em termos de PC's, é perda de tempo e de dinheiro...

Eu ficaria com as orientações do Carlos e do Paulo...

[ ]'s

MIGUEL ANGELO PANDINI

13.11.2007(Ter)8:17
Perfil Visitar website do usuário

Mensagem 
Acho que vale a inciativa de não acreditar em tudo que se lê, e a partir daí "experimentar" novas combinações para ver o que acontece. Isso sem entrar na discussão do conceito de exaptação....Porém, neste caso, é um experimento perdido....já sabemos de antemão o resultado...e ele não é positivo! :wink:

Abração

13.11.2007(Ter)19:13

Mensagem 
Eu, particularmente, acho que vale mais a iniciativa de LER MAIS, ao invés de não acreditar em tudo que se lê, pois neste caso muitos livros podem ser descartados diretamente ao lixo....

Pra quem quer experimentar ciência, neste caso com PC, nada melhor que uma boa estudada antes... botânica, evoluçao, química.. muita química.. afinal essas plantas sao surpreendes e maravilhosas pq evoluiram de plantas primitivas adaptando-se a um método diferente* de absorção de nutriente (* do padrao do periodo) q envolve um tipo de digestão quimica....

E depois de um bom estudo, acho que vale a pena sim, experimentar algumas especies de PC sem, no entanto, dar o experimento como perdido antes de ver o resultado. Pois no final das contas, a planta do rapaz germinou em terra aparentemente fértil e irrigada com água de torneira. E o nosso camarada ali tem uma dionaea de 6 meses plantadas em terra. Quem pode dizer que é um experimento perdido?

Acho que vale a pena LER e APRENDER. Não é só porque os livros dizem q PCs só crescem em substrato pouco fertil ou porque todo mundo teve sucesso dessa forma, que ninguém mais vai conseguir de um jeito diferente. Não existe isso de que o resultado já é conhecido... Cada caso é um caso.... Vale novamente o exemplo do camarada ali...
Talvez um bom colecionador siga a risca todas as dicas e metodologias, mas pessoas diferentes tem interesses diferentes.

Por fim, acho legal não haver censura, por parte dos colegas, sobre as opnioes e fatos reais dos outros colegas do forum, a menos q seja realmente incabivel.

Obrigado e grande abraço.

13.11.2007(Ter)20:06
Responder   [ 27 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo