jpredador escreveu:
... Ou se for relativo a espécie, em quais espécies poderia usá-los? Obrigado
Olá!
Eu, apesar de não ser um "expert" nessas coisas, notei uma certa diferença de receptividade entre os gêneros de PC's em relação a algumas substâncias usadas no substrato.
No verão de 2006/2007, eu fiz um teste com a vermiculita em mudas de
Sarracênia x
areolata. Troquei o substrato, antes à base de areião, Sphagnum desidratado e fibras de xaxim, de 18 vasinhos plantados com essa PC, por um substrato à base de Sphagnum, areião e vermiculita, usando uma quantidade mínima de pó de xaxim.
Fiz o teste com esse grande número de vasos dela, para ter mais subsídios em relação às estatísticas. Os resultados foram desastrosos: TODAS as 18 plantas amarelaram e definharam em poucas semanas. Aí, resolvi mudar para o substrato feito com a fórmula anterior (sem a vermiculita) e, surpreendentemente, TODAS elas voltaram ao normal, verdes e saudáveis, em um mês.
Por outro lado, passei a usar a vermiculita em substratos para germinação de droseras, e os resultados, ao contrário, foram muito positivos. E continuo fazendo isso até hoje. Com as Utrics, também deu certo!
Por isso perguntei sobre com qual espécie vc pretendia fazer o teste. Eu aconselho fazer com sementes de drosera, especialmente as mais comuns e mais rústicas (
D. burmanii,
D. capensis,
D. intermedia,
D. spatulata, etc). Eu não arriscaria, por exemplo, com as Neps, que são difíceis de adquiriir...