ALAMelo escreveu:
Olá Pessoal. Já cultivei outras espécies de musgos de uma forma bastante produtiva.
Primeiramente separe a matriz, ou seja, alguns musgos bem verdinhos e com bom crescimento.
Misture com um pouco de água e meia colher de açúcar e bata em um liquidificador (um leve toque no botão pulsar), até formar uma pasta.
A pasta de fragmentos de musgos é espalhada na superfície de um substrato fértil de boa drenagem (utilizo preparado para horticultura - tem terra vegetal, dolomita, e nutrientes).
Pode ser utilizado um pano ou estopa aberta em uma bandeja com água no fundo como substrato também.
Já fiz esta técnica de cultivo com musgos para forar substratos de bonsai e em pouco tempo parecia um "pequeno gramado".
Talvez de certo com o Sphagnum.
Abraços,
Alex L. A. Melo
Excelente metodologia descrita por ANAMelo.. muito bom mesmo.
Colhi uma amostra de musgo de uma nascente de rio próxima a minha região e transformei em pasta, como sugerido pelo camarada. Depois misturei com terra roxa e terra preta e venho mantendo a umidade alta diariamente com água de chuva. O musgo é do tipo gramínea, tem no máximo uns 4 mm de altura quando da idade de reprodução sexuada, porém não sei identificá-lo... Segue a foto com 10 dias de manutenção da cultura (desculpe a baixa resolução.. foto de celular)

Notem os pontos verdes surgindo do solo, com apenas 10 dias. Detalhe que não havia verde nenhum há 10 dias, esqueci de tirar a foto do "antes". Para este cultivo, acredito que deve formar o ""gramado"" em 40 dias. Estarei postando as fotos ao longo do tempo... Acredito que deve funcionar igualmente com o sphagnum, vou experimentar futuramente.
Valeu. Abraços.