Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 05.05.2025(Seg)17:30

Responder  [ 10 mensagens ] 
 Dúvidas de como plantar 
Autor Mensagem

Mensagem Dúvidas de como plantar
Olá pessoal, sou novato se eu fizer algo errado por favor me corrijam.

pessoal estou com um enorme problema. Quero começar a plantar pc mas gostaria de algumas orientações. Comprei algumas sementes (Byblis liniflora, Dionaea muscipula, Drosera capensis, Drosera intermedia e Drosera burmannii ) minhas dúvidas são as seguintes:

1) posso plantar todas direto no musgo (vaso com prato em baixo)?
2) qual o melhor recipiente (estava pensando na embalagem de ovo, isso se o processo plantio for igual a todas)?
3) deixo encharcado no sol ou na sombra?
4) preciso misturar algum germicida no musgo para poder plantar? qual o melhor germicida?
5) tem esquema de lua ou não?
6) qual a melhor época para plantar?

Desde já, agradeço a todos.

Editado por Carlos

26.10.2007(Sex)9:54
Destaque

Mensagem Re: Dúvidas de como plantar
ROGERIOVIPER escreveu:
Olá pessoal, sou novato se eu fizer algo errado por favor me corrijam.

Não necessariamente errado, mas existem toneladas de tópicos parecidos sobre germinação, é só realizar uma busca. Mas está perdoado, vc é novato... rsrs brincadeira hein :wink:

1) posso plantar todas direto no musgo (vaso com prato em baixo)?
Sim pode ser direto no musgo.
2) qual o melhor recipiente (estava pensando na embalagem de ovo, isso se o processo plantio for igual a todas)?
É o seguinte dê uma lida neste tópico que está fixo nesta seção de técnicas de cultivos: http://www.forum.clickgratis.com.br/pla ... -1489.html você pode utilizar este método para semear todas as Droseras e também a Dionaea. A Byblis não suporta transplantes, tem as raízes muito frágeis, então semeie já no vaso definitivo. Muitas pessoas utilizam essa caixa de ovo para semear, eu nunca utilizei, então prefiro não opinar.
3) deixo enxarcado no sol ou na sombra?
É preferível na sombra (com boa iluminação), ou que pegue um pouco de sol pela manhã ou a tardinha. Cubra os vasos com filme plástico (desses de alimentos) para manter a umidade elevada até a germinação.
4) preciso misturar algum germicida no musgo para poder plantar? qual o melhor germicida?
Não é necessário.
5) tem esquema de lua ou não?
Não.
6) qual a melhor época para plantar?
Esta época está ótima!

26.10.2007(Sex)10:54

Mensagem Re: Dúvidas de como plantar
Valeu amigo, vc ajudou D+, tirou minhas dúvidas. T+

26.10.2007(Sex)14:05

Mensagem Uma idéia, será que funciona?
Estava pensando em fazer o semeio da seguinte forma:

Obs: a água utilizada é destilada e fervida.
Todos os utensílios e materiais serão também esterilizados por fervura, no caso dos maiores, jogando água fervente. (tomara que não me queime!)

1° Fazer uma plataforma de isopor, com copinhos de café com furos no fundo, de forma que o fundo do copinho fique cerca de 5mm a baixo da placa de isopor.

2° Colocar Sphagnum no copinho

3° colocar uma semente em cada copinho.

4° Colocar numa dessas caixas de plástico com mais ou menos uns 20cm de água.

5° Vedar a caixa com esses plásticos de alimentos.

Então o que acham, por favor respondam, estou com duvidas se é possível fazer dessa forma, dentro em breve vou receber minhas primeiras sementinhas!!!

Editado pela última vez por Edson em 18.12.2007(Ter)6:59, em um total de 1 vez.

30.11.2007(Sex)10:36

Mensagem 
Receita básica do nilber que catei num outro tópico:
Citação:
É o que sempre digo:
1- Pega o musgo e taca no vaso,
2- Pega a semente e taca no musgo,
3- pega o vaso e taca no sol,
4- pega agua e taca no prato.

Como aki eu to com pó de xaxim+sphagnum de sobra, eu uso essa mistura no vaso todo (as vezes boto um pouco de areia) e na parte de cima eu sempre faço uma camada só com o sphagnum, eu suspeito que as sementes germinam melhor sobre o sphagnum, parece que é um substrato mais fácil para as raizes em formação dessas plantas se fixarem.

A caixa de ovos eu nunca usei, mas não vejo nenhuma difereça, não acho que em vaso ou nessa caixa vá germinar mais rápido.

O plástico de alimentos tb ainda não usei, mas li por aí, que PODE aumentar a quantidade de fungos, em sementes que demorem mais para germinar

01.12.2007(Sáb)21:45
Destaque

Mensagem Re: Uma idéia, será que funciona?
Edson escreveu:
Estava pensando em fazer o semeio da seguinte forma:

Obs: a água utilizada é destilada e fervida.
Todos os utensílios e materiais serão também esterilizados por fervura, no caso dos maiores, jogando água fervente. (tomara que não me queime!)

1° Fazer uma plataforma de isopor, com copinhos de café com furos no fundo, de forma que o fundo do copinho fique cerca de 5mm a baixo da placa de isopor.

2° Colocar Sphagnum no copinho

3° colocar uma semente (previamente lavada com a água destilada e fervida, estava pensando em utilizar uma peneirinha destas bem fininhas com fios de plástico, para não danificar as sementes, para lavar) em cada copinho.

4° Colocar numa dessas caixas de plástico com mais ou menos uns 20cm de água.

5° Vedar a caixa com esses plásticos de alimentos.

Então o que acham, por favor respondam, estou com duvidas se é possível fazer dessa forma, dentro em breve vou receber minhas primeiras sementinhas!!!

To aqui pensando como eh que vc vai conseguir lavar sementes de droseras e de utricularias!!!! :D :D :D :D :D
Tenta essa receita eh exelente para Droseras e Byblis e acredito que dionaeas tbm (só que dionaeas tem que se usar antifungo)!!
Qualquer coisa eh só dar uma pesquisada com a ferramenta busca!!!

Abraços

Minha Grow List

01.12.2007(Sáb)22:08

Mensagem 
Pelo que eu vi, as sementes tem por volta de 1mm de comprimento por 0,4mm de diametro, então se eu tiver uma peneira de furos com 0,1mm de diametro, eu poderia lavar.

Agora tamvém to pensando, onde conseguir essa peneira :shock:

Só se eu pegar um filtro de combustivel do meu carro

Bom, to aprendendo!!
:lol:

01.12.2007(Sáb)22:20
Destaque

Mensagem 
mas ainda acho besteira esse lance de lavar as sementes!!! eu só uso um antifungo pra garantir que não vão fungar!!

Minha Grow List

01.12.2007(Sáb)22:23

Mensagem 
Mas....com qual objetivo vc iria lavar as sementes?

01.12.2007(Sáb)23:18

Mensagem 
Como estou querendo criar um ambiente esterilizado, para evitar fungos e outros possiveis problemas, estava querendo lavar as sementes para retirar qualquer impureza que por ventura esteja junto a ela, seria uma medida de segurança.

Por exemplo, ela pode pegar algum tipo de poeira durante o translado até minha casa.

É apenas uma idéia.

Bom mas e quanto aos outros pontos.

Quanto a utilizar uma placa de izopor como plataforma, pelo seguinte, guanto mais agua você colocar em um recipiente, menor sera a variação de temperatura, visto que a água conserva mais o calor do dia durante a noite, e não esquenta tanto durante o dia, o que pode dar mais conforto as plantas em desenvolvimento, pois minimizaria os efeitos dos picos de temperatura que estamos tendo, por exemplo, a sombra, se colocar uns vinte litros de água em um recipiente, a água vai se comportar de forma diferente de um recipiente com apenas uns 500 ml de água, a temperatura varia muito mais rápido no recipiente com menos água.

Alêm de eu ter que abrir menos o recipiente "estufa", diminuindo a provabilidade de contágio durante a germinação.

02.12.2007(Dom)1:18
Responder   [ 10 mensagens ]