Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 14.05.2025(Qua)1:37

Responder  [ 22 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo
 Água - qual usar? 
Autor Mensagem
Destaque

Mensagem Re: Agua destilada.
Edson escreveu:
A minha dúvida maior é quanto a utilização para as plantas carnivoras

Não utilizo água destilada para consumo humano, e por falta de argumentação ciêntifica sobre o assunto, prefiro não fazer maiores comentários.

A questão principal é, vale a pena destilar água para as carnivoras?
É um meio eficaz de tratar água "pesada"?

Pelo que eu leio por aí é exatamente essa água que tem que ser utilizada (destilada ou obtida através de osmose reversa), lembro de alguns tópicos com projetos para se obtê-la. Sendo assim força nesse projeto aí! Pode ser muito interessante para nossa plantas! Ainda mais obtendo assim de uma forma barata e ecologicamente correta! :wink:

06.12.2007(Qui)8:30

Mensagem 
Edson, fiquei bastante interessado no projeto do aquecedor solar que você falou. Tenho alguns projetos em pdf aqui em casa e outros que já ví funcionando. Tem aqueles de garrafa pet e o de placas de pvc que funcionam MUITO bem e requerem pouca mão de obra. Se você pudesse compartilhar com a gente os teus eu ficaria muito grato.

Adoro essas soluções sustentáveis, sem desperdícios. Quanta coisa que a gente joga fora e poderia estar sendo usada pra economizar e ajudar a manter uma vida mais digna, sem destruição exagerada.

Imagina que ontem vi no mercadolivre um cara vendendo uma máquina mirabolante que ele dizia ser utilizada pela NASA pra cultivo de vegetais hidropônicos, você só precisava fazer a manutenção de 2 em 2 semanas e ir colhendo. A bagatela do invento: R$990,00!! Não preciso dizer quanto isso me provocou risadas. E o pior: uma parte da propaganda era "Agora todo mundo pode cultivar seus próprios vegetais", então quer dizer que antes dessa máquina não podiamos, né? HAHAHAHA

[url]http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-65618113-estufa-aerohidropnica-para-sementes-c-tecnologia-da-nasa-_JM
[/url]

06.12.2007(Qui)9:53

Mensagem 
OI!

Todos os painéis solares que já emcontrei na net, utilizam-se do mesmo principio, que é fazer com que a água passe por reservatórios que são aquecidos pela irradiação solar. As maiores difenças entre os projetos estão no meio de circulação de água, que pode ser natural (termosifão), ou forçada (bomba elétrica ou mecânica), tendo cada uma suas vantagens e desvantagens, eu prefiro a natural

O meu painel é baseado neste projeto: http://www.cefetsp.br/edu/sinergia/andre2.html, contudo mudei os materiais para baixar o custo, como a região onde eu moro é muito quente, não preciso tanto do isolamento térmico, o que me ajuda a baratear o projeto.

Mesmo mudando os materiais e sem fazer o isolamento térmico tive ótimo resultado, consegui aquecer 500l d'água, não me lembro da temperatura correta, mas fico quente pra caramba!!!

Para transformar o painel de aquecimento em um de destilação, basta (na teoria) fazer com que a água apenas entre no painél e não tenha como sair naturalmente dele, antes de se vaporizar, o que acontece naturalmente, ja que o painel recebe toda a radiação solar e a transforma em calor.

Ao sair do painel o vapor deve encontrar um sistema de serpentinas que são responsáveis pela troca de calor, fazendo com que o vapor transforme-se novamente em água.

Nesse final de semana vou trabalhar no projeto para poder verificar as melhores condições, principalmente quanto a inclinação do painel e quanto ao sistema deserpentinas a ser utilizado. Semana que vem provavelmente já tenha como fazer um passo-a-passo de como fazer o destilador baratinho.

Obs. Nas cidades mais frias o valor vai ser um pouco maior, pois tem-se que colocar um sistema de isolamento térmico para que se possa ter menor perca de calor.

Outros projetos legais.
http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0174/aberto/mt_72298.shtml
http://www.sociedadedosol.org.br/

Editado pela última vez por Edson em 06.12.2007(Qui)11:33, em um total de 1 vez.

06.12.2007(Qui)10:39

Mensagem Ta saindo!!! :)
Oi, testei meu destilador solar esse fim de semana.

O resultado não foi tão bom quanto o esperado :cry:

a água aquece muito, mas a evaporação é baixa e causa bolhas dentro da tubulação, dificultando a passagem da água.

Estive estudando alguns projetos de destiladores que achei na net, eles usam o calor do direto na água, vou construir um desses e vou ver no que dá! 8-)

12.12.2007(Qua)10:17
Destaque

Mensagem E o PH da água ?
E o PH da água ? o ideal seria ácido, neutro ou alcalino ?

24.12.2007(Seg)6:24
Perfil Visitar website do usuário
Site Admin

Mensagem 
Olá Francisco,

o Sphagnum baixa o pH da água, é um dos motivos para o termos como item principal no substrato, verifiquei que os riachos dos habitats das PCs que visitei (Nordeste de SC, Sul do Paraná) era muito baixo (menos de 6.2, que era o mínimo na escala do teste que utilizei).

Um abraço.

24.12.2007(Seg)8:29

Mensagem 
Além do pH, a sphagnum ainda absoreve os nutrientes da água, deixando ela quase que destilada! O que é ideal pros nossos cultivos!! :)

Abração

24.12.2007(Seg)11:08
Destaque

Mensagem Acidez e moleza...
Olá ! então a água deve ser ácida e mole (não muito dura) ! alguém já usou acidificante para aquário na água ou apenas o sphagnum já resolve essa necessidade ? estou perguntando porque se for uma questão de quanto mais ácida melhor, sempre tem o recurso do acidificante... agora, quanto à dureza, como se pode reduzi-la, quando a água não for branda ? perguntei isso para o vendedor na loja de aquariofilia e ele me disse: - "para corrigir a dureza da água, só trocando... (???!!!!!)"... na verdade isso não é um problema que enfrento (a água aqui de casa está ácida e bastante branda, segundo os testes), mas gostaria de saber como poderia ser resolvido...

01.01.2008(Ter)6:34

Mensagem 
Po, eu nem dou muita importância pra isso! hehehe

Eu jogo a água da torneira na bandeja, e deixo que o sphagnum cuide do resto!! :) Ele acidifica, libera Mg+ e H+, absorve os nutrientes, mantém a umidade elevadíssima, é praticamente uma esponja....enfim...Deus inventou o sphagnum para que agente pudesse criar bem as nossas carnívoras!! :) :) :)

Abração

01.01.2008(Ter)21:36
Destaque

Mensagem Com cloro ????
Olá Cléo ! como vc tira o cloro ? eu uso anticloro de aquário mesmo...

01.01.2008(Ter)22:49
Responder   [ 22 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo