OI!
Todos os painéis solares que já emcontrei na net, utilizam-se do mesmo principio, que é fazer com que a água passe por reservatórios que são aquecidos pela irradiação solar. As maiores difenças entre os projetos estão no meio de circulação de água, que pode ser natural (termosifão), ou forçada (bomba elétrica ou mecânica), tendo cada uma suas vantagens e desvantagens, eu prefiro a natural
O meu painel é baseado neste projeto:
http://www.cefetsp.br/edu/sinergia/andre2.html, contudo mudei os materiais para baixar o custo, como a região onde eu moro é muito quente, não preciso tanto do isolamento térmico, o que me ajuda a baratear o projeto.
Mesmo mudando os materiais e sem fazer o isolamento térmico tive ótimo resultado, consegui aquecer 500l d'água, não me lembro da temperatura correta, mas fico quente pra caramba!!!
Para transformar o painel de aquecimento em um de destilação, basta (na teoria) fazer com que a água apenas entre no painél e não tenha como sair naturalmente dele, antes de se vaporizar, o que acontece naturalmente, ja que o painel recebe toda a radiação solar e a transforma em calor.
Ao sair do painel o vapor deve encontrar um sistema de serpentinas que são responsáveis pela troca de calor, fazendo com que o vapor transforme-se novamente em água.
Nesse final de semana vou trabalhar no projeto para poder verificar as melhores condições, principalmente quanto a inclinação do painel e quanto ao sistema deserpentinas a ser utilizado. Semana que vem provavelmente já tenha como fazer um passo-a-passo de como fazer o destilador baratinho.
Obs. Nas cidades mais frias o valor vai ser um pouco maior, pois tem-se que colocar um sistema de isolamento térmico para que se possa ter menor perca de calor.
Outros projetos legais.
http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0174/aberto/mt_72298.shtml http://www.sociedadedosol.org.br/