Germinação é mesmo um quebra-cabeças! Depende muito de uma série de fatores, que não devem estar nem de mais, nem de menos! Mas, de um modo geral, não é difícil! Veja bem, eu disse, de um modo geral! hehehe
Eu costumo aqui tomar cuidado principal com três variáveis extrínsicas:
LUZ: É bom, é MUITO bom ter bastante luz! Mas o sol direto pode aquecer demais os vasos e, se ele estiver muito vedado, pode até cozinhar as sementes.
ÚMIDADE: Não tem nem o que dizer....no entanto, cuidado pra diferenciar umidade de afogamento. Por isso é muito bom deixar áreas de escapamento, pra quem trabalha com "germinadores" fechados (que é o meu caso). Se a umidade do ar dentro dos germinadores estiver muito alta, mesmo que as sementes não estejam abaixo do nível d'água nos vasos, elas estarão "afogadas". Pra algumas espécies, o "afogamento" não é tão limitante, mas para outras, não é legal, diminui o número de germinações além de retardar o processo.
TEMPERATURA: Dependendo da região que você mora, o clima pode influenciar na taxa de germinação! Aqui, no meu caso, o maior problema é o calor! Por isso evito deixar as cubas de germinação em areas totalmente abertas..pelos menos até constuir o minha cobertura com sombrite...

E por último, considero uma variável intrínsica fundamental......PACIENCIA!!!! heheheheh As vezes levam meses pra nascer algumas sementes. Mas não desista. Eu tenho sementes de D. capensis alba aqui que só começaram a nascer nesta primavera. E elas estavam plantadas desde o início do ano! E olha que as capensis são fáceis pra caramba de nascer....
Abração