Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 05.05.2025(Seg)17:43

Responder  [ 16 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2
 Vaso de fibra de coco 
Autor Mensagem
Destaque

Mensagem 
Fazendo uma pesquisa no google encontrei muita informação sobre TANINO, achei este artigo muito interessante: www.sbrt.ibict.br/upload/sbrt3899.pdf?P ... faa530547a

O tempo que a fibra de coco (ou vaso) deve ficar de molho é de + ou - 8 dias, com troca diária da água (isso também servia na época do xaxim, pois ele também libera Tanino). Algumas pessoas fervem completamente o vaso após este período, dizem que assim todo o Tanino é retirado.

Foi dito que isso não diminui a vida útil do vaso, que pode durar 8 anos.

Acho que vou fazer um teste aqui com um Nep. ainda nesta primavera.

18.09.2007(Ter)12:06

Mensagem 
Olá!

Citação:
Necessita de lavagem prévia é imprescindível lavar o Coxim antes do uso. Caso contrário, durante uns três meses ele queimará todas as raízes novas. Isso acontece porque o tanino, que impede a condução de agentes patógenos, também é um forte herbicida. A lavagem remove o excesso de tanino.
Recomendamos a imersão em água durante quatro dias, para o Coxim granulado, durante oito dias para os cubos, e durante 15 dias para as placas e bastões.
(Observação: em São Paulo, a Artcoco revendedora exclusiva do Coxim no Estado só distribui o produto pré-lavado.)

Saiba mais sobre fibra de coco aqui neste link http://www.artcoco.com.br/curiosidades.htm

Para algumas plantas o tanino é muito agressivo, pois pode prejudicar seriamente as raizes que são extremamente sensíveis. Mas aí como disse, vai variar de planta para planta.

Abraços

18.09.2007(Ter)13:10
Perfil Visitar website do usuário
Destaque

Mensagem 
Miguel Pandini escreveu:
Samoied (Adilson Peres) escreveu:
Tanino em si não é bom para a maioria das plantas, quanto mais as mais delicadas como carnivoras. A questão é: Fibra de coco tem que ser bem processada industrialmente pra não fazer mal. E nesse processo retira-se o excesso de tanino. (Xaxim tem muito tanino também quando novo)...

ôpa, então a solução seria envelhecer a fibra? Deixá-la de molho na água por vários dias (e trocando a água) ajudaria?
Por que não fez mal algum à minha Ceph?
Agradeço a ajuda!
Abraço!

Porque como você mesmo disse, não é o unico substrato. fora que pode ser também uma fibra mais tratada e não crua.

Durabilidade de 8 anos pra esses vasos eu ainda estou pagando pra ver, especialmente em climas umidos e quentes. Aqui o que tenho observado é uma durabilidade de 2 anos no maximo.

18.09.2007(Ter)15:48
Destaque

Mensagem 
O vaso de fibra aqui ta de boa,ate não é usado nas minhas plantas carnivoras mas sim na bromélia e na orquidea!

18.09.2007(Ter)19:12
Destaque

Mensagem 
Ola Pessoal.
Tenho algumas informações que devem ser bem interessantes.
As fibras de coco tem duas origens uma é de coco verde e outra as de coco velho.
Os dois liberam tanino mas a segunda bem menos. Talvez por isso a Cephalotus não tenha sentido.
Já os vaso, tiveram um grande problema no passado pois a cola que foi usada era toxica para as plantas. Dai o problema para alguns depois de as plantas ficarem desenvolvidas ou seja quando as raizes chegam nas paredes.
Tanino é toxico mas eu uso xaxim puro sem lavar ou deixar de molho.
Tem gente aqui que cultiva nepenthes em pó de serra de pinho. Eu estou usando casca de pinus em pó mais musgo.
Qualque dúvida me escrevam.

18.09.2007(Ter)20:26
Destaque

Mensagem Substrato para orquídeas ???
Olá ! Marcos, então posso usar aquele substrato para orquídeas, que tem carvão vegetal quebrado e casca de pinus ? posso acrescentar vermiculita e musgo e usar ou devo colocar fibra de coco ?????

26.12.2007(Qua)7:33
Perfil Visitar website do usuário
Responder   [ 16 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2