Pico das Agulhas Negras, RJ
Durante a Jornada Fluminense de Botânica, Dezembro do ano passado.
Antes de ir pro pico uma ida até a Cachoeira Véu da Noiva. Dentro da entrada principal do Parque. 40 metros de queda.
Uma foto-montagem tosqueira:

Lá encontrei uma planta que no início me pareceu nephrophylla, depois foi crescendo e parecendo reniformis, até que apareceram folhas como as de geminiloba. Vai saber...

Depois fomos pro Pico da Agulhas Negras. Em apenas 15 minutos eu saímos do estado do Rio, entramos no estado de São Paulo, passamos pelo estado de Minas Gerais e voltamos para a Serra Fluminense. A estrada serpenteia entre os estados. Esqueci o número da BR, mas é a Rodovia mais alta do País.
Depois de uma subida sinistra e lindíssima de bandeirante e mais uma caminhada leve eu finalmente vi o que queria ver há muito:
Uma população pequena e fragilíssima de
Drosera montana montana, Na Serra Fluminense.

Não demorou e vi as primeiras das milhares de folhas de U. reniformis:

Algumas roxas de Sol

E logo as flores. Eram muitas:

Um Actinocephalus elegante:

Um Hippeastrum endêmico:

Procurando o tal sapinho endêmico em um brejo vi um cara tambem olhando pra baixo, ele soltou algo como "quero ver se acho Plantas carnivoras..." Coincidência.... era o Magodorio, também estava lá. Me desgarrei do grupo pra fotografar e me perdi dele....
Ah.. achamos muitos dos sapinhos flamenguinhos, estavam acasalando e eram muuuuitos timidos. Se escondiam no mato rapidamente, de longe... nada de fotos...
Eu me equilibrando no pé direito a 2791m...
Ao fundo Minas Gerais.. (ou seria São Paulo..... ou o Rio.......

)

U. reniformis
Ao fundo o Pico das Agulhas Negras.

Conheci muito gente legal. Foi demais esse evento!
Valew!