Pessoal, sou iniciante no mundo das carnívoras e tb aqui no fórum. Ganhei uma Dionaea muscipula da minha namorada. Fiquei tão apaixonado por ela (pela planta) que comecei a pesquisar sobre e resolvi querer transformar num hobby. Vou partir da pergunta mais básica para um iniciante. Leio sobre "n" substratos, turfa, côco, xaxim, areia, sphagnum... misture tudo, taque no liquidificador e pronto. hehehehe Para a Dionaea, qual seria o melhor substrato??? É fácil encontrar o sphagnum???
Minha planta veio naqueles vasinhos pequenos... queria transferi-la para uma jardineirazinha/canteirinho... Logo preciso montar um substrato. Como posso fazer? O que usar? Qual medida de cada ítem?
Em volta da minha Dionaea, pretendo colocar umas Droseras. Tem algum problema? O substrato poderia ser o mesmo???
Bem, acho que é isso.
Obrigado pela força!
Gledson Silva
14.01.2008(Seg)11:46
tegotae
cara vc esta na mesma situaçao q eu
se respodessem sua pergunta me ajudariam bastante tbm
pessoal por aki tudo gente boa logo alguém com mais "experiencia" nos ajuda
abraço
_________________ Começando no Mundo das Carnivoras =D
15.01.2008(Ter)16:19
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Olá pessoas,
creio que houve um certo "boicote" ao tópico porque há muitas informações sobre formulação de substratos no fórum. Utilizem a ferramenta "busca" (lá em cima da página) com a palavra-chave "substrato".
Um abraço.
_________________ Droseraholic!!!
15.01.2008(Ter)17:56
gledson
Desculpe-me então. Não sei usar direito ainda as ferramentas desse fórum. Valeu pela dica!
15.01.2008(Ter)18:19
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Alguém sabe informar se o sphagun pode ser substituido por substratos à base de casca de pinus e ou bagaço de cana?
Areia grossa à qual vocês se referem é do tipo areia de aquário?
Obrigado!
17.01.2008(Qui)15:15
Francisco Eduardo
Destaque
Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08 Mensagens: 1494 Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Acho que não...
Olha, acho melhor manter o sphagnum... não sei se esses elementos propiciariam uma acidez e um acúmulo de água como ele... a areia é essa mesmo de áquário, de rio, bem lavada...