Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 13.05.2025(Ter)20:10

Responder  [ 26 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
 Dúvidas em relação ao substrato e sphagnum. Como faço? 
Autor Mensagem

Mensagem Dúvidas em relação ao substrato e sphagnum. Como faço?
Boa noite!

Primeiramente gostaria de me apresentar, sou novato aqui e a foto ao lado é da plantinha que acabei de adquirir, cheio de dúvidas, e na busca por maiores esclarecimentos encontrei este excelente fórum! Perdoem as dúvidas de um iniciante, mas é que gostaria de trocá-la para um vasinho maior, e para isso comprarei nesses sites recomendados por vocês o substrato composto de pó de xaxim e sphagnum seco. Pois bem, minha dúvida é essa: esse sphagnum misturado no substrato iria "reviver" ou não? Eu necessitaria colocar uma camada de sphagnum sobre o substrato para tal ou apenas este misturado já adiantaria?

Outra pergunta: A camada de sphagnum que eu colocaria por cima do substrato precisaria ficar algum tempo em água destilada para que brotasse ou apenas colocá-lo ali já é o suficiente?

Desde já agradeço as respostas e a paciência de vocês!

Abraços.

25.01.2008(Sex)21:38

Mensagem 
Thiago, soutão novato quanto vc, mas acho q da pra ajudar um pouco... primeiro, pela foto o vaso esta bom pra sua dionaea, eu não penso que vc deveria mudar, e bem todo mundo aqui esta evitando comprar xaxim, entao um substrato bom pra dionaea é sfagno e po de fibra de coco (1:1).

E pelo que li aqui no form se vc colocar musgo por cima, mesmo que seco, ele pode brotar caso vc sempre fornecer agua pura pra ele, isso se ele não tiver sido fervido, pq ai é praticamente impossível ter esporos vivos nele.

eu acho que o sfagno que vc colocar sobre o substrato não precisa ficar em agua como vc disse, ate porque vc tem que sempre conservar um pratinho em baixo do vaso da dionaea com agua pura (chuva, destilada, dsmineralizada, deionizada) e o proprio substrato vai absorver esta agua e ficar molhado e em consequencia o musgo vai ficar tambem, etende???

Espero poder ajudar :wink:

T+

25.01.2008(Sex)21:52

Mensagem 
Então mesmo o sphagnum estando misturado com o substrato devo colocar uma camada dele por cima?
E quanto às regas, apenas um pratinho com água destilada embaixo do vasinho é o suficiente ou preciso ainda regá-la?

Obs: E quanto a minha plantinha, realmente pela foto o vaso parece ser de um bom tamanho, mas não é o que ocorre pessoalmente, rs! O vasinho é bem pequeno e temo que em breve não tenha mais espaço pras raízes, além de que, gostaria de disponibilizar para ela maior espaço para se desenvolver.

Grato pela ajuda.

Abraços!

25.01.2008(Sex)22:15
Destaque

Mensagem 
Olá seja bem vindo
primeiramente gostaria de recomendar que vc utilize a ferramenta busca antes de abrir um novo tópico, pois já pode existir um outro tópico igual.
Xaxim Nunca!
Aqui no forum vc nunca vai ver ninguem recomendando o uso de xaxim, pois é uma especie em vias de extinção e sua extração é ilegal.
No caso da Dionaea vc pode utlizar uma mistura 50/30/20 de sphagnum, pó de coco e areia lavada.
Dionaea deve ficar no sol direto, pois assim ela se desenvolve melhor
recomendo uma camada extra de sphagnum puro por cima, para facilitar o brotamento.
a agua, pele que eu saiba, tem que ser de chuva, destilada ou desclorada. agua deionizada e desminaralizada não serve.
coloque agua apenas por pratinho, mas tenha cuidado com o mosquito da dengue.
qualquer coisa, utilize a ferramenta busca, se não encontrar respostas ai sim faça um novo tópico, ou reviva um outro com o mesmo assunto.
Nos ajude a manter o forum limpo.

Abraços

Minha Grow List

26.01.2008(Sáb)8:50

Mensagem 
por que agua deionizada não pode???
ela é mais "limpa" q a agua da chuva e tem poucos minerais, entao pq não usar?

26.01.2008(Sáb)9:16

Mensagem 
PHD Pereira escreveu:
a agua, pele que eu saiba, tem que ser de chuva, destilada ou desclorada. agua deionizada e desminaralizada não serve.
coloque agua apenas por pratinho, mas tenha cuidado com o mosquito da dengue.

bem... eu posso ate estar errado, mas a deionizada pelo que sei é a água destilada e que além disso foi retirado o oxigenio gasoso (O2) prsente na água, mas que basta agitar bem a água, p ex. bater uns segundos no liquidificador que ela volta a ter moleculas gasosas de o2 na agua. voltando a ser destilada...

pelo que sei a deionizada não serve pra peixes pq ela os mataria asfixiados..

mas vamos discutir... até pq é a água que uso nas minhas pcs... e não quero correr o risco de perde-las :D

t +

26.01.2008(Sáb)9:40

Mensagem 
Então água da torneira, deixada em repouso uns dois dias, para que saia o cloro, pode ser utilizada?

Outra questão: Em relação ao mosquito da dengue, como o amigo citou, como posso proceder?
Creio que a técnica de colher de água sanitária na água do pratinho não seja recomendada, certo? Como vocês fazem?

Abs!

26.01.2008(Sáb)10:38

Mensagem 
perguntei da agua deionizada pq tenho aquario marinho e useu por muito tempo essa agua feita por um deionizador caseiro tabajara q eu fiz! hehehe

mas não tem problema com o2 não, se for esse o risco entao é lenda, pois ela não perde o2 no processo.

agua deionizada é melhor doq agua de chuva, tanto q se vc colocar agua de chuva no aquario vc vai ter serios problemas! hehehe

ela tem muitas impurezas q sao pegas pela nossa atmosfera poluida! infelizmente!!!

abraço!

26.01.2008(Sáb)10:45
Destaque

Mensagem 
Pô cara eu não sei bem o motivo.
acontece que eu tinha muita dificuldade de encontrar agua destilada na minha região, só encontrava agua deionizada e osmose reversa, o pessoal do forum (os mais experientes) me desaconselhou o uso dessas aguas.
a agua destilada é agua pura 100% H2O (na teoria) e as coisas que aderem a ela na atmosfera a torna acida o que é perfeito para as plantas carnivoras. Isso deve ser levado em consideração pois as plantas carnivoras gostam de ambiente com Ph acido, e acho eu, (lembrem eu tô achando), que a agua deionizada e a desmineralizada não tem um ph ideal pras pcs.
Sofro bastante pois o abastecimento de agua aki de casa é mineral (via poço) e na epoca de seca (quando minha agua de chuva acaba) eu passo sufoco correndo atras de agua destilada. Mas a agua torneiral, depois de retirada o cloro serve.

Minha Grow List

26.01.2008(Sáb)11:04

Mensagem 
é, como eu tenho tanto anti cloro aqui em casa, como agua deionizada, acho q vou fazer um teste entao!
vou plantar 3 VASOS com droseras iguais, um com deionizada,um com agua da torneira + anti-cloro e um com agua da chuva.
ae vou postando as fotos pra gente ter mais uns dados! :D

abraço!

26.01.2008(Sáb)12:09
Responder   [ 26 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo