Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 14.05.2025(Qua)7:41

Responder  [ 19 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Mendocino, Califórnia 
Autor Mensagem
Moderador

Mensagem Mendocino, Califórnia
Olá pessoal,

Há tempos que estou devendo a vcs fotos da minha 1a expedição p/ ver PCs na natureza, desde que me mudei p/ a Califórnia em setembro. Por enquanto ainda foi a única expedição, mas haverão muitas outras no verão, espero! ;)

No final de novembro fui com alguns amigos a um lugar chamado Mendocino, que fica na costa norte da Califórnia. Na serra costeira, onde há mta umidade, tem uma região brejosa com solo arenoso onde cresce uma floresta anã. As árvores não ficam mto grandes devido à pobreza do solo, aparentemente. E há mtos espaços abertos e mto esfágno tbm.

Encontramos várias espécies de PCs crescendo por lá, mas apenas uma ou duas são nativas: D.rotundifolia e talvez U.gibba. Infelizmente alguns colecionadores loucos decidiram que seria "engraçado" semear/ plantar espécies não-nativas nesta região. Isto vem ocorrendo desde os anos 80 acho. Já foi plantado um pouco de tudo, inclusive até Heliamphora. Por sorte, antes que algumas se espalhassem, outros colecionadores foram lá e coletaram as plantas mais raras p/ suas próprias coleções, hahaha!

Mas tristemente algumas espécies se espalharam e viraram praga no local -- sem possibilidade de erradicação. Um pequeno desastre ecológico na minha opinião. Eu fico até com medo de mostrar estas fotos aqui, temendo que alguém se empolgue e faça o mesmo no Brasil. Juro que pensei bastante antes de postar as fotos abaixo, pois poderia servir de inspiração para alguns malucos. Mas no fim concluí que estas idéias surgiriam naturalmente na cabeça de algumas pessoas, portanto a melhor maneira de evitar tais atos irresponsáveis seria através da educação, mostrando os efeitos nefastos desta atitude inconsequente.

Portanto, apesar da beleza das plantas abaixo e da experiência exótica de ver PCs do mundo inteiro num único local, lembrem-se que a introdução de plantas e animais não-nativos é um enorme problema mundial e uma das grandes causas de perda de habitats e de espécies, devido à competição injusta com espécies que não possuem predarores naturais nem sofrem com as doenças dos novos ambientes. Sem falar na flora microbiana exótica que pode ir junto com as plantas trazidas de cultivo!!!

Portanto, NÃO COMETAM O MESMO ERRO!!!

(Desculpem a baixa qualidade das fotos, mas faltou "empolgação" ao ver tamanho estrago ecológico...)

Aqui estamos chegando ao local e verificando mapas. Nenhum de nos havia ido antes e portanto não tinhamos certeza onde ficava.
Imagem

Abaixo vcs podem ver o Stephen Davis (presidente da associação de carnivorólogos da região de São Francisco) fotografando o Barry Rice (editor da revista Carnivorous Plant Newsletter) coletando U.gibba num laguinho. Esta foto é mais p/ mostrar um pouco do ambiente e da paisagem.
Imagem

A razão da viagem era para coletar herbários de todas as espécies não-nativas para um estudo ecológico que o Barry está fazendo na universidade de Davis (onde trabalha), como registro da introdução irresponsável -- e ilegal também! -- de PCs.

E aqui estão D.rotundifolia (direita) e D.aliciae (esquerda). Quem será que sairá vencedor nesta copetição ecológica? A espécie nativa ou a africana? O tempo dirá...
Imagem

A praga de todas as pragas neste local era D.capensis:
Imagem

Elas formavam carpetes de plantas em alguns locais. Nem deu gosto de fotografar. Vejam abaixo qtas hastes florais de D.capensis se vêem nesta foto...
Imagem

Felizmente grande parte das espécies (ainda) estava restrita a pequenas populações, como esta D.spatulata:
Imagem

E esta D.trinervia:
Imagem

D.peltata:
Imagem

U.bisquamata:
Imagem

Dionaea:
Imagem

P.lusitanica:
Imagem

Talvez não seria muito difícil erradicar as espécies acima. Outras PCs eram ainda mais raras, restritas a indivíduos que ainda não haviam se espalhado além do local de introdução, como esta S.leucophylla:
Imagem

S.purpurea (vejam a praga da D.capensis ao lado direito):
Imagem

S.rosea:
Imagem

Uma espécie que estava bem estabelecida em Mendocino era Darlingtonia. Apesar de nativa à Califórnia, elas NÃO SÃO nativas a este local. Aqui vcs podem ver uma das populações desta espécie:
Imagem

E aqui eu segurando uma planta prestes a ser prensada p/ herbário (morram de inveja, hahaha!) :
Imagem

Vcs todos devem estar pensando: "Que desperdício!!", não?? :) E pensar que estaríamos fazendo um favor à natureza se pudessemos trazer vcs todos aqui p/ cada um coletar qta Darlingtonia quisesse, e assim quem sabe eliminar esta espécie de Mendocino...

Uma visão das janelinhas, do ponto de vista das presas ao entrar numa folha de Darlingtonia:
Imagem

Aqui uma planta meio avermelhada:
Imagem

E aqui a minha foto favorita do dia, a única mais inspirada:
Imagem

Haviam supostamente muitas outras espécies introduzidas, mas não as encontramos. Ou foram extintas naturalmente ao longo dos anos, ou foram retiradas por colecionadores.

Abraços a todos,
Fernando Rivadavia

09.02.2008(Sáb)13:08
Perfil Visitar website do usuário
Destaque

Mensagem 
mas que merdaaaaa! (desculpem mas eu tinha que falar!)
:evil: é realmente muito triste isso fico imaginando todas essas especies exóticas que eliminarão a concorrência natural da região

09.02.2008(Sáb)13:39
Moderador

Mensagem 
Ja pensei em fazer algo parecido, eu iria comprar um sitio, criar um corrego e as margens dele plantar tudo que é tipo de PC, mas eu nunca iria introduzir uma espécie exótica onde já existem PCs, isso é um despalterio, uma burrice tremenda, até imagino o tipo de babaca que faz isso, invés de ajudar replantando espécies nativas, eles detonam com elas, graças a Deus até hoje nunca vi algo do tipo por aqui. Achei esse tópico muito importante para que nenhum engraçadinho tente fazer isso; e se você ver alguém fazendo isso pode chamar a policia.

09.02.2008(Sáb)13:46
Destaque

Mensagem 
Que @#$%
Que @#$% duplo!
1° pq isso de fazer esse tipo de competiçao entre especie nativa e especie introduzida é errado
2°pq eu não posso ir lá pra coletar!!! ai se eu pudesse, ia coletar um monte hauhaauhahaha!

abaços e bom trabalho de concientização

Minha Grow List

10.02.2008(Dom)18:02

Mensagem 
E como é o inverno nessa região? As D. capensis resistem tão bem assim?

Eu estava pensando em fazer algo do tipo no sítio da minha avó, mas eu achava desperdício de semente (que já são poucas e comuns), mas vejo, que isso poderia trazer um estrago enorme, assim como ocorreu nessa região.

Veja como o mundo é injusto, eu aqui contando as horas para tirar as seeds de Darlingtonia da geladeira e você arrancando uma para por no herbário. =X

10.02.2008(Dom)18:10
Moderador

Mensagem 
Olá pessoal,

Cristiano, olha só o perigo! Plantar PCs na beira de um riacho -- e p/ onde irão as sementes que caírem na água? Sem falar em folhas/ raízes de Utrics e Drosera que poderiam se espalhar rio abaixo... Mas novamente lembre-se das pragas invisíveis que vc pode estar introduzindo no solo...

Mago e PHD: eu juro que procurei sementes de Darlingtonia p/ vcs todos! :)

Mago: sobre D.capensis, elas aguentam bem o frio pois são originárias da região da Cidade do Cabo, na África do Sul, que fica mais ou menos na mesma latitude que Buenos Aires. :) E além disso, tanto a Cidade do Cabo como a Califórnia possuem clima mediterrâneo, com chuva no inverno e seca no verão.

Abraços, Fernando Rivadavia

10.02.2008(Dom)23:24

Mensagem 
Ih rapaz! Eu já espalhei plantas carnívoras por toda Ilha do Governador. Dentro de alguns meses isso aqui será conhecido como o Carnivorous Amazing World of Cleo Oliveira!!! :D :D :D To brincando. Se bem que metade da ilha é aterro e outra metade está coberta de capim-navalha e musa paradisiaca. Além das espirradeiras é claro. Todas introduzidas aqui.

Agora sério, essa questão de espécies introduzidas é sempre problemático. É sempre importante evitar. Mas não podemos também esquecer que hoje, por ação antrópica, temos milhares de espécies espalhadas fora de seu local de origem. Essa é umas das críticas aos estudos de biogeografia. Óbvio que isso não justifica continuar introduzindo espécies. E mais óbvio é que quando eu for à mendocinho eu irei coletar TODAS as introduzidas que eu encontrar!! hehehehe

Também há casos aparentemente mais simples, mas que são igualmente graves. Como a introdução de espécies em habitats onde elas não ocorrem, apesar de estar no mesmo país. O caso que me veio a mente agora é o Saguí que antes ocorria no norte-nordeste e agora compete com o sagui do sudeste.

PS: Fernando, por que não pegou sementes das peltatas, principalmente pra mim que não tenho? hehe To brincando, nem precisa responder...

Abração

11.02.2008(Seg)22:24
Destaque

Mensagem 
Muito interessante o tópico, para falar a verdade acho que todos do forum já tivemos a vontade de sair semeando carnivoras em todos os lugares e brejos conhecidos.

Sua reportagem é ótima para elucidar e não fazermos isso, pois pode causar problemas irreversivéis.

Muito didático, valeu mesmo! Que vontade de pegar as Sarracenias e Darlingtonias, vixe!!!! :twisted:

Editado pela última vez por rodolfo palis em 12.07.2009(Dom)13:27, em um total de 1 vez.

12.02.2008(Ter)8:30

Mensagem 
Muito interessante Fernando!
Desculpe-me a ignorancia, mas você pode enumerar aqui mais problemas que isso causaria, ou causará na natureza! :?:
Bom, você pode informar tambem qual era o objetivo de quem implantou essas espécies nesse meio, qual a finalidade disso :?:

Gostei das fotos,
abraços

12.02.2008(Ter)15:38
Perfil YIM
Moderador

Mensagem 
Daniel, vc reapareceu!

Antes de responder às tuas perguntas, queria saber da tua viagem a Roraima, hehehe! :)

Bom, eu não sei quem foram as pessoas que plantaram PCs naquele local, pois elas não são burras de admitir isto hoje me dia, hahaha! Talvez no inicio ainda falassem pois a consciencia ecologica era outra. Qto aos possiveis danos, acho que alguns casos mais exemplares são as introduções de animais exóticos na Australia - começando com os próprios humanos, dezenas de milhares de anos atrás, que provavelmente foram responsaveis por dizimar a megafauna marsupial daquele continente.

Abs, Fernando Rivadavia

12.02.2008(Ter)17:20
Responder   [ 19 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo