Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 14.05.2025(Qua)10:18

Responder  [ 19 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2
 Mendocino, Califórnia 
Autor Mensagem
Moderador

Mensagem 
Para saber mais:

http://www.todafruta.com.br/todafruta/m ... eudo=15105

http://www.horta.uac.pt/Projectos/MSubm ... asores.htm

http://www.canalciencia.ibict.br/pesqui ... squisa=196

http://www.cedic.org.br/Bio/Mico%20Le%C3%A3o%20Org.pdf

http://massbay.mit.edu/exoticspecies/

Bem, que eu me lembre temos na Australia dingos, gatos, coelhos e camelos, que competem por alimento entre espécies nativas ou ate as comem; aqui temos javalis e lebres europeias no sul, abelhas africanizadas, carpas, capim elefante, pinus, acácia, e eucalipto por todo o país, no norte temos búfalos e aquele caramujo africano, alem de muitos corais e afins, não sei se o Cleo não conhece uns, se não ele podia comentar.

12.02.2008(Ter)19:44
Perfil Visitar website do usuário
Site Admin

Mensagem 
Olá Fernando,

ess teu tópico me lembrou da incrível m. que está ocorrendo com peixes no Brasil, põe tucunaré no pantanal, clarias e tilápias no Rio Iguaçú, Carpas em tudo quanto é lugar...
uma série de peixes que antes ocorriam em grande quantidade simplesmente sumiu.

Com as PCs é a mesma coisa, que inferno!!!

Se eu fosse contigo levava uma enxada, sério :shock:

Um abraço.

12.02.2008(Ter)20:01
Destaque

Mensagem 
Carlos Rohrbacher escreveu:
Olá Fernando,

ess teu tópico me lembrou da incrível m. que está ocorrendo com peixes no Brasil, põe tucunaré no pantanal, clarias e tilápias no Rio Iguaçú, Carpas em tudo quanto é lugar...
uma série de peixes que antes ocorriam em grande quantidade simplesmente sumiu.

Com as PCs é a mesma coisa, que inferno!!!

Se eu fosse contigo levava uma enxada, sério :shock:

Um abraço.

Bem lembrado, aqui na minha região tá infestado de piranhas, pacus, tambaquis, e tão detonando com os peixes locais como dourado e piau.

Minha Grow List

12.02.2008(Ter)21:14

Mensagem 
O que não falta hoje são espécies introduzidas. Estão por todo o lado. Vale lembrar que a introdução de espécies já acontecia antes do homem, por fenomenos naturais (movimentação de continentes, vulcanismos e steping stones...). Mas nunca ocorreu de forma tão impactante e numa velocidade tão grande como agora, com a ação humana.

Abração

12.02.2008(Ter)22:57
Moderador

Mensagem 
Fala Fernando,

Muito bom esse tópico! :wink:

O problema de espécies invasoras tem sido cada vez mais discutido por aqui, pois parece que, finalmente, tomou-se consciência do problema ambiental que elas representam e está pra ser lançada, aqui no Brasil, a lista de espéces exóticas invasoras.

Só pra complementar os exemplos, mas agora com exemplos de plantas, quem nunca ouviu falar da Braquiária (Brachiaria spp.), uma gramínea trazida da África e usada em pastagens para gado. Essa espécie fugiu ao controle e se alastrou rapidamente exercendo uma competição muito forte com espécies nativas, que geralmente perdem. (Leia mais aqui). O maior problema é quando essa espécie atinge áreas de preservação ambiental. Quando estive na Serra do Cipó, pude observar algumas medidas de contenção do avanço dessa gramínea, que ameaça, principalmente, a parte baixa do parque. E até mesmo carnívoras tem sua área de distribuição reduzida com o avanço dessa espécie. Quem for a um brejo dominado por Braquiária certamente não encontrará nenhuma PC ou, se encontrar, verá populaçoes pequenas e isoladas, em processo de redução, devido à redução de áreas onde a luz solar consegue atingir o solo e, portanto, as ervas de pequeno porte.
Alguns exemplos de espécies trazidas como ornamentais e que se espalharam de forma espantosa são a planta conhecida como beijo ou maria-sem-vergonha (Impatiens sp), que se espalhou pela Serra do Mar e um tipo de gengibre (Hedychium coronarium), que invadiu áreas de solo úmido ou alagado, sendo um sério problema para PCs nativas, também.
Outros exemplos são algumas espécies utilizadas na produção de biodiesel, como a mamona e o dendê, espécies com grande potencial de invasoras, assim como espécies ornamentais como Furcraea foetida (Agavaceae), muito comum desde o litoral até o interior paulista. Além dos exemplos já dados, como as árvores utilizadas na produção de madeira (Eucalyptus spp., Pinus spp.), Bambus entre muitas outas. (Aqui tem uma longa lista de animais e vegetais invasores no Brasil).

Apesar de as carnívoras não exercerem grande pressão competitiva sobre outras espécies vegetais, já que elas mesmas não toleram bem a competição, elas podem competir com outras espécies de carnívoras, como no seu exemplo de D. aliciae e D. rotundifolia, por recursos como o espaço físico e a luz. Sem falar que a presença de espécies não nativas desconfigura o ambiente em questão.

Por isso acho que esse tópico veio em boa hora, pra evitarmos que o mesmo se repita por aqui.

Um excelente site sobre o assunto:
http://www.institutohorus.org.br/

Abraços,

Growlist e Wishlist

Devendo um SEDEX pro Carlos...

14.02.2008(Qui)11:38
Moderador

Mensagem 
Muito empolgante mas ao mesmo tempo muito triste....a empolgação é momentânea e o desastre ecológico é eterno, deviam ter feito isso em casa num jardim próprio, num local com controle para evitar a dispersão de sementes e contaminação do meio ambiente.
Só a possibilidade da extinção da espécies nativas do local já da medo. É um crime lamentável. :evil:

abraços

11.07.2009(Sáb)20:09
Perfil YIM
Destaque

Mensagem 
Aproveitando o tópico para mais um comentário: durante anos os contrabandistas de animais silvestres trouxeram saguis originários do Nordeste para o Rio de Janeiro, para serem vendidos clandestinamente nas "feiras de animais" que todos por aqui sabem onde são montadas (êta clandestinidade brasileira, hein ?).
Ocorre que, talvez para evitarem apreensões e cadeia, ou talvez por loucura dos adquirentes mesmo, infestaram a Mata Atlântica com eles... só que ninguém sabia, ou ninguém se interessou por isso, esses saguis são carnívoros e estão simplesmente eliminando os micos originários das florestas daqui... outro dia, ouvi, na Bandnews FM, um biólogo espumando de raiva por isso - os saguis alienígenas (ou exóticos), além de destruírem a cadeia alimentar dos nativos, fazem deles parte de sua própria cadeia alimentar, o que leva à extinção dos últimos, que não conseguem competir nessas condições... além disso, como eles não tem predadores naturais, estão proliferando de forma incrível... isso eu posso testemunhar pelos bandos deles que vejo passarem por aqui pelo quintal, cada vez maiores...
É assim mesmo... por mais que achemos bonitinhos os "miquinhos", a sua presença no lugar inadequado pode trazer problemas graves à fauna nativa...
Grande abraço !
PS - é por essas e por outras que desisti de montar um grande "bog" ou "pântano artificial" cavando o solo do jardim para enche-lo de PCs... sei lá o que pode ocorrer a partir daí...

12.07.2009(Dom)6:13
Moderador

Mensagem 
Mas aqui sao sempre as mesmas espécies, não há novidades, tudo já foi explorado. Sorte tem vc de estar numa região onde ha tantas espécies de PCs conhecidas e tanto ainda p/ explorar e descobrir!!! :) Vc já foi na Serra da Canastra aí pertinho de vc?

Abs, Fernando

27.07.2009(Seg)15:21
Destaque

Mensagem 
Fernando, se tiver como mandar as Pc's que foram introduzidas de forma irracional no local, pode mandar, aceito todas :D , bricadeira a parte, essa de colocar Pc's de outras regiões na intenção de tentar criar um biodiversidade só atrapalha as que realmente são nativas, como se pode ver a D. capensis ta virando peste, será que no brasil alguem já tentou fazer essa mesma besteira :?:

27.07.2009(Seg)17:24
Responder   [ 19 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2