Irrigação automática para as nepenthes
Autor |
Mensagem |
Francisco Eduardo
Destaque
Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08 Mensagens: 1494 Localização: Rio de Janeiro - Brasil
|
 Irrigação automática para as nepenthes
Olá ! seguindo a norma dessa seção - que eu acho das melhores senão mesmo a melhor de nosso forum - posto as imagens do sistema de irrigação automática que instalei aqui na estufa, para as nepenthes... ele é composto de: 1 mangueira de 1/2 polegada, daquelas usadas para botijões de gás (são mais resistentes que as de jardim); 1 eletroválvula instalada na torneira; 1 timmer analógico para regular o funcionamento da eletroválvula; 1 peça "t" para instalar na torneira; 1 "nippler" para instalar a peça "t" (isso pra mim ainda é grego); 5 aspersores tipo "neblina". O modo de instalar é simples: a) tira-se a torneira da parede; b) coloca-se a peça "nippler"; c) coloca-se a peça "T"; d) coloca-se a torneira; e) instala-se a eletroválvula no bocal da peça "T"; f) corta-se a mangueira; g) fura-se com uma chave philips ou coisa semelhante; h) coloca-se os aspersores; i) estende-se sobre as plantas; j) regula-se o timmer; l) liga-se tudo na tomada. Seguem algumas fotos: Em plena irrigação...       Demonstrativo da diferença entre a cobertura do local das neps para os demais da estufa - elas tem 2 camadas de sombrite de 50%:  Gambiarra que bolei para vedar o final da mangueira - os conectores de final são caros...  A eletroválvula, ligada à peça "T", que está ligada ao "nippler"... parece complicado, mas é bem fácil quando vemos montado: Concluindo:Para quem quiser montar um sistema desses, sugiro uma pesquisa de preços, porque as principais marcas, como a Gardena, a Tramontina e outras, oferecem tudo pronto, mas muito mais caro ! uma dica é procurar no ML, no título "irrigador" ou "irrigação". Encontrei o kit com todo o sistema, exceto pela mangueira e pelos aspersores (que usei os do tipo "neblina") muito mais em conta. Um abraço.
|
09.03.2008(Dom)11:06 |
|
 |
Alex Moura
Destaque
Registrado em: 27.05.2007(Dom)9:09 Mensagens: 711 Localização: São Paulo - SP
|
Perfeito Francisco, é exatamente isso que quero fazer aqui em casa quando eu reservar um local mais apropriado para as Nepenthes, muito bom saber que isso funciona bem!!! Parabéns!!! Agora só uma dúvida, esses aspersores precisam de certa pressão para funcionarem bem, vc não usou uma bomba pressurizada certo? Essa pressão vem da caixa d'água? A que altura mais ou menos fica sua caixa d'água?
Abraços, Alex Moura
|
09.03.2008(Dom)12:31 |
|
 |
VitorHonna
Registrado em: 06.09.2007(Qui)22:13 Mensagens: 108 Localização: Cerqueira César - Interior de SP
|
ow, muito legal!!! =] por enquanto ainda tenho só uma nep, então não praciso, mas o projeto é bem interessante e pelo jeito barato! quanto você gastou nele todo?
09.03.2008(Dom)12:46 |
|
 |
Francisco Eduardo
Destaque
Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08 Mensagens: 1494 Localização: Rio de Janeiro - Brasil
|
 Pressão da água e custo do projeto
Olá Alex ! na verdade, a torneira onde eu instalei, recebe água direto da rua, e vem numa pressão muito boa. Acho que se fosse da caixa d'água a pressão seria bem menor, mas nunca testei. Na verdade, o meu objetivo é instalar uma série de calhas de coleta de água da chuva aqui no telhado, e uma caixa d'água de mais ou menos mil litros para recebe-la - e aí colocaria essa caixa no nível mais alto do terreno. Quero fazer isso desde a construção da casa, mas o meu arquiteto achou que seria muito dispendioso, porque eu queria a princípio usar essa água para as caixas d'água das descargas dos banheiros e para a máquina de lavar roupas - dizem que a água sem cloro é até melhor para isso. Bem, mesmo não tendo o sistema ainda, pretendo fazer isso para recolher água para regar os canteiros, o jardim e a estufa, bem como lavar os quintais. Sempre economiza... Por isso, fico te devendo essa resposta. Não sei qual a pressão da água que chega da rua, mas se vc me informar como posso fazer para medir, terei o maior prazer em tentar. Quando vc quiser analisar o equipamento, dê uma olhada no Mercado Livre ou escreva para o vendedor do meu - se quiser eu te passo o e-mail dele. Pelo que pude pesquisar, o preço é imbatível e o aparelho funciona muito bem. Olá Vitor ! comprei o conjunto todo com o Eduardo, pelo Mercado Livre. Vem uma eletroválvula, um timmer analógico, a peça "T", a peça "nippler", uma abraçadeira e nove gotejadores, por R$ 95,00 que podem ser parcelados, via Mercado Pago, em até 12 vezes. Note que os aspersores que vc está vendo nas fotos não são os gotejadores que vieram no conjunto, mas sim os chamados "nebulizadores", porque eu queria, além de regar as plantas, aumentar a umidade no perímetro. Esses que estou usando custaram aproximadamente R$11,50 uma caixa com 5. Pesquisei muito antes de comprar, e esse conjunto, que funciona perfeitamente, foi o mais acessível que encontrei. Estou, agora, planejando instalar os outros gotejadores para encher as bendejas das droseras, dionaeas e sarracenias, mas estou consultando o Mestre, Marcos Ono, por e-mail, sobre como fazer isso da melhor maneira. Aproveito o ensejo para agradecer ao Marcos toda a gentileza e a atenção que ele tem comigo e com todos nós. São pessoas como ele que fazem o mundo valer a pena ! Um grande abraço.
|
09.03.2008(Dom)16:23 |
|
 |
FranciscoPeruzzo
Destaque
Registrado em: 29.12.2007(Sáb)22:24 Mensagens: 223 Localização: Praia Grande /SP
|
 Re: Pressão da água e custo do projeto
Francisco Eduardo escreveu: Estou, agora, planejando instalar os outros gotejadores para encher as bendejas das droseras, dionaeas e sarracenias, Xara, este sistema não daria para irrigar também estas PC`s que vc citou acima, sem a necessidade de ter os pratinhos por baixo. Abraços
_________________ SITE http://criadouroperuzzo2.weebly.com
FRANCISCO PERUZZO BIÓLOGO
|
09.03.2008(Dom)21:55 |
|
 |
Francisco Eduardo
Destaque
|
 Não acho bom arriscar
Olá Xará ! em tese pode até ser que baste para elas, mas prefiro não arriscar... estou pensando em outro sistema e tenho duas possibilidades: a primeira é colocar os gotejadores e furar as bandejas para que criem "ladrões" ; a segunda é fazer uma bandeja grande, e colocar nela um sistema de bóia e ladrão e um automático, como nas caixas d´água... qualquer um dos dois funcionaria, ao menos em tese... Grande abraço.
|
10.03.2008(Seg)10:43 |
|
 |
Alex Moura
Destaque
|
Eu moro numa região alta, assim a água da rua não chega com muita pressão... Mas vale fazer o teste aqui. Foi fácil tirar os gotejadores e instalar os aspersores? Não ocorreu vazamento? Sem querer ser chato, já sendo... rsrs tem como vc me passar o contato deste vendedor do ML... quem sabe não rola um desconto... alex_de_moura@hotmail.comAbraços, Alex Moura.
|
10.03.2008(Seg)11:34 |
|
 |
Francisco Eduardo
Destaque
|
 Produto
Olá Alex ! o link para o produto no ML é: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... hortas-_JM. O e-mail do vendedor é: mbrtrade@uol.com.br. Espero que as informações sejam úteis ao seu projeto. Um abraço. PS - a falta de pressão pode ser solucionada com um pressurizador ou até mesmo com uma válvula de pressão colocada na saída da caixa d'água... é bom consultar um bombeiro hidráulico, que ele pode resolver isso. PS 2 - na verdade, a mangueira não vem com o conjunto (não sei se o vendedor a possui para comercialização), mas pode ser qualquer mangueira que seja firme. Eu usei uma mangueira de 1/2 polegada, daquelas que usam para fazer ligações com botijões de gás. Então, furei com uma chave philips e coloquei os aspersores. Não é muito fácil de colocar, porque a mangueira é bem resistente, mas em compensação não tem nenhuma dispersão de água.
|
10.03.2008(Seg)21:35 |
|
 |
Alex Moura
Destaque
|
Valeu Francisco, obrigado pelas dicas e desculpe o monte de perguntas... rsrs é que as vezes fico um pouco ansioso... realmente é uma boa, consultar logo um bombeiro hidráulico pra resolver isso tudo. Vou fazer alguns testes antes com a pressão normal que tenho aqui... se der certo já economizo uma grana... Abraços
|
11.03.2008(Ter)9:58 |
|
 |
Francisco Eduardo
Destaque
|
 Pressão de água e etc...
Olá Alex ! sem problema nenhum, fico feliz em poder ajudar ! tenho problemas de pressão de água aqui em casa, mas na água que sai da caixa, porque, mesmo morando em uma ladeira, a água da rua sobe com muita força. O jeito é usar o pressurizador, que pode ser instalado na saída da caixa d'água ou na saída da torneira que vc for usar. Mas já surgiu uma válvula específica que, colocada na saída da caixa d'água, faz esse trabalho sem precisar usar energia elétrica... escreva para o Eduardo, do sistema de irrigação, que ele vende isso. Mas sempre é bom ouvir um profissional antes de fazer... Um abraço.
|
11.03.2008(Ter)17:01 |
|
 |
|