Olá, povo "nepentheiro"!
Estive visitando o album de fotos do Marcos Ono no Orkut, ontem à noite, e me deparei com duas imagens curiosas, que me deixaram intrigado... Duas fotos de uma mesma planta bem pequena, com os ascídios bem jovens ainda, em formato ovóide, avermelhados e, ao que parece, ligeiramente salpicados de vinho... Consta nas legendas algo do tipo "essa não sei o qual é" e "olhe onde sai o tendril"...
Seria mais uma das muitas neps que o Ono tem conseguido obter ultimamente, que passaria despercebida se não fosse por dois detalhes curiosos: o formato elíptico do limbo e a posição de saída da gavinha ("tendril")...
De tudo que eu já vi em matéria de imagens de neps na internet - e olha que eu já ví um bom bocado - eu só conheço duas espécies puras com esse tipo de folha e com esse tipo de saída da gavinha (nunca vi imagens de híbridos de neps com esses dois detalhes na folhagem). São elas:
N. clipeata, com o limbo extremamente liso na parte superior e - acredite se quiser - a
N. rajah, com estrias na parte superior do limbo, tal qual essa que o Ono botou imagens lá!!!
Gostaria que os colegas que tiverem Orkut dessem uma olhada atenta nas referidas fotos (principalmente os biólogos do forum), porque eu estou desconfiado de que o Ono arranjou uma muda de
Nepenthes rajah e não está nem sabendo disso!!!!

Opinem, por favor!
Abraços!