Posso borrifar nas droseras??
Autor |
Mensagem |
Francisco Eduardo
Destaque
Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08 Mensagens: 1494 Localização: Rio de Janeiro - Brasil
|
 Droseras borrifadas
Olá ! não acho que eu seja experiente o suficiente para opinar com absoluta certeza, mas acho que o efeito da água borrifada depende do calor e da planta. Aqui no Rio o verão foi muito quente e muito seco, e eu borrifava as plantas à noitinha; elas ficaram mais bonitas e cresceram mais depois disso. Mas veja bem: estava em média 40 graus, tanto que coloquei-as sob sombrite, além das bandejas com água sob os vasos... acho que, em uma temperatura não tão elevada isso é desnecessário. Um abraço.
|
01.04.2008(Ter)19:01 |
|
 |
Pedro Batalha
Destaque
Registrado em: 28.07.2007(Sáb)4:32 Mensagens: 534 Localização: Niterói-RJ
|
Particularmente, desaconselho... já foi discutido isso aqui... a água pode diluir a muscilagem e facilitar a perda da mesma... o melhor mesmo é prover sempre substrato úmido! Ja tentei borrifar droseras aqui e não deu muito certo! Mas como para o Francisco deu certo, é você quem sabe!
01.04.2008(Ter)21:35 |
|
 |
Francisco Eduardo
Destaque
Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08 Mensagens: 1494 Localização: Rio de Janeiro - Brasil
|
 De longe
Olá ! na verdade, o que o Pedro disse é inteiramente pertinente. Um cuidado que sempre tive foi de borrifar de longe para não danificar a mucilagem... eu costumava borrifar de uma distância de pelo menos 40 cm das plantas... e só nos períodos de extremo calor mesmo, e ainda assim quando faltavam chuvas... A mucilagem, que uma chuva forte também retira, se reconstitui em poucos dias; o que a planta sente mais - pelo menos é o que pude perceber por aqui com as minhas - é a ausência de umidade - isso é letal para elas ! É claro que, agora sob o sombrite, deixei de ter esse problema com as droseras... No forum há um tópico sobre cultivo de drosera ascendens, da lavra do Carlos, muito elucidativo, onde resta mencionado que as droseras absorvem umidade da neblina. Foi por isso que eu comecei a borrifar, de longe, as plantas - para simular neblina... veja bem: neblina, e não tsunami... Um abraço.
|
02.04.2008(Qua)7:15 |
|
 |
Alex Moura
Destaque
Registrado em: 27.05.2007(Dom)9:09 Mensagens: 711 Localização: São Paulo - SP
|
Não faz sentido uma Drosera morrer porque perdeu sua mucilagem! Elas vivem em campos abertos para tomar o máximo de sol possível, tanto que ela não suporta concorrência com arbustos ou árvores... sendo assim as chuvas lavam sua mucilagem, sendo obrigada a repor as gotículas constantemente. O detalhe é que elas vivem em ambientes muito úmidos, o que favorece a rápida reposição... se tentarmos recriar isso em cultivo então provavelmente estará tudo bem...
|
02.04.2008(Qua)10:04 |
|
 |
Andrei
Registrado em: 31.05.2006(Qua)19:37 Mensagens: 71 Localização: Tatuí - SP
|
Eu não sei se borrifar água nas droseras é bom, principalmente quando elas estão tomando sol direto. Em outros tipos de plantas deve-se evitar borrifar água sob sol forte por causa do risco de queimar as folhas. Afinal, na natureza, geralmente as folhas ficam molhadas em momentos em que não há sol direto, como na chuva ou mesmo neblina. Acho que as gotículas servem como um lupa acentuando os raios de sol nas folhas. É verdade que as droseras já são naturalmente cobertas por gotículas de "cola", mas essa "cola" não está em contato direto com a folha... Em algum lugar do livro do Peter d´Amato, ele diz que as droseras não gostam muito de serem borrifadas, sem dar muitos detalhes. Acho que ele estava se referindo a sistemas de vaporização sobre as plantas. Mas, de qualquer forma deve ser benéfico no final de um dia quente e seco. Mas, sei lá, eu não creio que a falta de mucilagem seja curada com isso... Li em um site que a falta dessa "cola" não tem relação com a água ou umidade, mas sim com a luz solar. Quanto menos luz, menos "cola". Experimente trazer uma drosera de sol pra dentro de casa. Eu não fiz essa experiência, mas acho que a "cola" vai secar. Agora, também li em algum lugar que se fizer muito calor a "cola" seca, mas vai voltar a ser produzida normalmente quando a temperatura voltar a ficar mais amena. Talvez essa temperatura limite varie de espécie para espécie, talvez não. É preciso fazer testes pra saber. Espero ter contribuído...
|
02.04.2008(Qua)10:39 |
|
 |
Bruno Garcia
Destaque
Registrado em: 02.03.2008(Dom)8:10 Mensagens: 1338 Localização: Sertãozinho-SP
|
Vlw galera..naum to borrifando naum, Ela já pegou duas formiguinhas q andaram descuidadas Ela fica dentro de casa mais a tarde colo ela no sol(pq de manha naum pega sol aki na minha casa) Flow
_________________ Algumas fotos das minhas Plantas Carnívoras e Orquídeas:
http://www.facebook.com/media/set/?set= ... 028&type=3
Growlist Bruno Garcia:
viewtopic.php?f=24&t=2907
|
02.04.2008(Qua)13:39 |
|
 |
Clayton
Destaque
Registrado em: 13.08.2006(Dom)15:14 Mensagens: 344 Localização: Curitiba, Paraná
|
Andrei escreveu: Experimente trazer uma drosera de sol pra dentro de casa. Eu não fiz essa experiência, mas acho que a "cola" vai secar. Eu não acho  As Droseras que ficam no terrário produzem mais mucilagem que as que estão no sol, creio que a mucilagem está relacionada com a umidade e não com a luz. Tanto que minhas Droseras do sol só começaram a produzir mais mucilagem depois que aumentei o nível de água e as protegi do vento. Outro fator é que de manhã cedo, as gotas são maiores, e de tarde menores, e de manhã a umidade é maior. Até mais, Clayton.
|
02.04.2008(Qua)13:48 |
|
 |
Bruno Garcia
Destaque
|
Nssssssss q descusão acirrada!!! Agora q q eu fasso??? Decho ela dentro de casa mesmo(mas colocando no sol a tarde) Ou coloco ela no solzão direto(lembrando q já queimo uma folha dela) Borrifo ou não???
Growlist Bruno Garcia:
|
02.04.2008(Qua)13:59 |
|
 |
Clayton
Destaque
Registrado em: 13.08.2006(Dom)15:14 Mensagens: 344 Localização: Curitiba, Paraná
|
Não borrife  Você acostumou ela com o sol antes? Aqui eu nunca tive PCs queimadas pelo sol, mesmo as que eu joguei no sol sem acostumar. O sol daí é muito forte? Tipo praia? Se sim, é melhor proteger do sol forte, ou colocá-las sob sombrite. Veja como a planta fica, se estiver vermelha a quantidade de sol é suficiente, se estiver verde e com folhas esticadas, não é. Até mais, Clayton.
|
02.04.2008(Qua)15:22 |
|
 |
Bruno Garcia
Destaque
|
Olha comprei minha planta no sabado e naum ainda naum acustumei ela a nada... Mais no dia q dechei ela em baicho do sombrite 50% ela já queimo Aki fais 38 graus facil Ela ta bem vermelha e as folhas dela naum estão esticadas
Growlist Bruno Garcia:
|
02.04.2008(Qua)15:31 |
|
 |
|