Autor |
Mensagem |
Alex Moura
Destaque
Registrado em: 27.05.2007(Dom)9:09 Mensagens: 711 Localização: São Paulo - SP
|
Andrei escreveu: Eu tenho alguma coisa pra contar... Faz dois anos, eu tirei uma Sarracenia e uma dionaea dos seus vasos, cortei uma parte do rizoma da Sarracenia e dividi a touceira de dionaea. Guardei o pedaço de rizoma na geladeira sem as folhas e envolta em sphagnum úmido, dentro de um pode de plástico. Fiz o mesmo com algumas mudas da dionaea. Replantei a dionaea e a Sarracenia, mães das mudas que guardei na geladeira, de volta nos vasos. Elas passaram o inverno no meu quintal, suportando o clima daqui do interior de São Paulo. Aqui faz frio à noite, algumas vezes ficando por volta dos 10º C ou até mais frio. Mas no durante o dia, pode fazer calor, perto dos 30ºC. Coloquei um termômetro ao lado dos potes na geladeira e ele marcava cerca de 4º C sempre que o consultava. Isso foi em meados de julho (estava atrasado, pois elas já estavam em dormência) e as plantas permaneceram lá até o meio de setembro. Na minha experiência, quem se deu melhor foi a Sarracenia que foi guardada na geladeira. Ela cresceu mais vistosa que a planta mãe na estação de crescimento. Eu não percebi muita diferença nas mudas da dionaea... Elas ficaram mais fracas depois da experiência. Demoraram mais para começarem a crescer. Talvez devesse ter tirado elas mais cedo da geladeira. Sugiro que continuem as experiências, usando duas plantas da mesma espécie, deixando uma dentro e outra fora da geladeira para poder haver comparação. Bom, legal saber disso. Mas você fez a divisão do rizoma em pleno inverno! Não é muito recomendado... acho que o melhor seria no início da primavera... enfim, que bom que ocorreu tudo bem. Obrigado por compartilhar sua experiência!
|
08.04.2008(Ter)15:18 |
|
 |
dion
Site Admin
Registrado em: 19.01.2008(Sáb)16:19 Mensagens: 942 Localização: Agudos-SP
|
para não ocorrer de colocar ou tirar, fora de tempo. vcs acham que deveriamos seguir o calendario? ou seja colocar no dia que começa o inferno e tirar no dia que começa a primavera???
outra coisa, simplesmente coloca na geladeira, com um pratinho com agua? qual é cuidado??
obrigado.
_________________ André de Oliveira [url]growlist[/url] / Galeria de foto
|
08.04.2008(Ter)15:57 |
|
 |
Andrei
Registrado em: 31.05.2006(Qua)19:37 Mensagens: 71 Localização: Tatuí - SP
|
Eu não sei bem ao certo se seria a melhor data, mas eu acho que devemos retirar as plantas uns 15 dias antes do começo da primavera, pois elas precisam de um tempo para despertar depois de ficarem tanto tempo no escuro e no frio. Me lembro que elas demoraram a "acordar". Já que as plantas de clima temperado precisam de pelo menos 3 meses de dormência, é só contar três meses pra trás e colocá-las na geladeira uns 15 dias antes do início do inverno. Eu retirei as plantas do substrato, envolvi sphagnum úmido nas raízes, tirei as folhas mortas (e as vivas também, no caso da Sarracenia, para caber na geladeira), coloquei num pote de plástico, etiquetei com a data do começo da dormência e com a data prevista para o final, e botei na geladeira. No meu caso deu certo principalmente com a Sarracenia. Isso já faz tempo, e me lembro que no final, ao abrir os potes, percebi um cheiro de fermentação no sphagnum. Mas aparentemente as plantas não se prejudicaram com isso. Precisamos de mais experiências para saber o que é bom ou ruim... O fato de ter cortado todas as folhas da Sarracenia, não pareceu prejudicá-la. Pelo que sei, as Sarracenias chegam a perder todas as suas folhas nos invernos rigorosos dos EUA.
|
08.04.2008(Ter)18:45 |
|
 |
Bruno Garcia
Destaque
Registrado em: 02.03.2008(Dom)8:10 Mensagens: 1338 Localização: Sertãozinho-SP
|
Vou deichar minha planta no quintal mesmo!
_________________ Algumas fotos das minhas Plantas Carnívoras e Orquídeas:
http://www.facebook.com/media/set/?set= ... 028&type=3
Growlist Bruno Garcia:
viewtopic.php?f=24&t=2907
|
08.04.2008(Ter)18:49 |
|
 |
Clayton
Destaque
Registrado em: 13.08.2006(Dom)15:14 Mensagens: 344 Localização: Curitiba, Paraná
|
garcia bonsai, Cuidado! Se você quer ter sua Dionaea por vários anos elas precisam de dormência! E é você que tá invisível ? Até mais, Clayton.
|
08.04.2008(Ter)18:52 |
|
 |
Bruno Garcia
Destaque
|
Não sei se sou eu q to invisivel q q é isso? como tira???
Acho q não vou ter minhas plantas para sempre inatum se diminuir alguns anos de sua vida não faz mal
FLOW
Growlist Bruno Garcia:
|
08.04.2008(Ter)18:57 |
|
 |
Clayton
Destaque
Registrado em: 13.08.2006(Dom)15:14 Mensagens: 344 Localização: Curitiba, Paraná
|
grcia bonsai, Usuário invísivel significa que seu nome não aparece na lista de usuários online, você seleciona essa opção no seu perfil: Citação: Ocultar meu nome de usuário da lista de usuários online: OSim ONão
Sobre a dormência, sem isso ela vai durar uns dois anos ou três, a planta vai enfraquecendo mais a cada ano que passa Com dormência elas podem durar muitos anos. Se na sua região há uma queda de temperatura, ela pode entrar em dormência .gif) E se ela o fizer, não tente impedi-la, deixe-a seguir o curso de vida.  Mas deixe-a seguir o curso naturalmente, como você não tem muitas plantas é perigoso tentar induzir dormência, um método ainda meio desconhecido. Até mais, Clayton.
|
08.04.2008(Ter)19:34 |
|
 |
Bruno Garcia
Destaque
|
É isso q tenho medo, de não fazer o negocio direito!
Growlist Bruno Garcia:
|
08.04.2008(Ter)22:39 |
|
 |
Alex Moura
Destaque
Registrado em: 27.05.2007(Dom)9:09 Mensagens: 711 Localização: São Paulo - SP
|
Andrei escreveu: Eu não sei bem ao certo se seria a melhor data, mas eu acho que devemos retirar as plantas uns 15 dias antes do começo da primavera, pois elas precisam de um tempo para despertar depois de ficarem tanto tempo no escuro e no frio. Me lembro que elas demoraram a "acordar". Já que as plantas de clima temperado precisam de pelo menos 3 meses de dormência, é só contar três meses pra trás e colocá-las na geladeira uns 15 dias antes do início do inverno. Eu retirei as plantas do substrato, envolvi sphagnum úmido nas raízes, tirei as folhas mortas (e as vivas também, no caso da Sarracenia, para caber na geladeira), coloquei num pote de plástico, etiquetei com a data do começo da dormência e com a data prevista para o final, e botei na geladeira. No meu caso deu certo principalmente com a Sarracenia. Isso já faz tempo, e me lembro que no final, ao abrir os potes, percebi um cheiro de fermentação no sphagnum. Mas aparentemente as plantas não se prejudicaram com isso. Precisamos de mais experiências para saber o que é bom ou ruim... O fato de ter cortado todas as folhas da Sarracenia, não pareceu prejudicá-la. Pelo que sei, as Sarracenias chegam a perder todas as suas folhas nos invernos rigorosos dos EUA. Valeu Andrei, é exatamente isso que penso em fazer. Vou usar um fungicida também, já até comprei... agora é só aguardar o inverno... ou uns 15 dias antes como vc disse. Abraços.
|
09.04.2008(Qua)11:12 |
|
 |
Andrei
Registrado em: 31.05.2006(Qua)19:37 Mensagens: 71 Localização: Tatuí - SP
|
Legal Alex, boa sorte e conte depois pra nós os seus resultados! Abraços!
|
09.04.2008(Qua)11:53 |
|
 |
|