Brasilia - DF Dois pequenos habitats
Pueblo. Este é o primeiro de uma série de 2 posts sobre Habitats aqui no DF.
Estes dois primeiros fui em aventura solo. O segundo vai ser o relato de um super habitat que visitei levado pelo Victor B.
O Primeiro habitat fica perto da entrada de Brasilia, em zona rural, proximo a reserva da Marinha, uma area de preservação enorme. Eu estava passando de carro para ir visitar um laboratório de reprodução in vitro e no meio do caminho vi um barranco na beira da estrada, que foi cavado a muitos anos atrás para fazer a estrada, e os entulhos jogados nas beiradas. A vegetação voltou a crescer por cima e a agua corre sem parar essa época. Mesmo passando de carro deu pra sentir que poderia ter carnivoras ali.

Parei o carro e fui bisbilhotar.

Rapidamente começei a ver pontinhos amarelos por entre as gramineas, pairando sobre as poças dágua.

E, voilá, temos um lindo habitatzinho de Genlisea filiformis e Utricularia subulata.

As subulatas tinham uma excelente apresentação: flores grandes de labelo bem amplo, e inflorescencias bem altas.
As G. filiformis cresciam submersas

Agua onde cresciam criava essa pelicula por cima, se não me engano é indicativo de presença de ferro no solo.

Esse foi o primeiro habitat.
O Segundo fica na beira da floresta galeria no parque ecológico do riacho fundo. Apesar de bairros residenciais praticamente formarem um cinturão ao redor da area, ela ainda apresenta uma boa area de campos sujos de cerrado ainda relativamente preservados.

A primeira PC que encontrei foi Drosera montana var. montana, crescendo em terreno arenoso MUITO seco e exposto ao sol. Sem brincadeira, o solo estava muito quente, nunca vi uma carnivora nacional exposta a um ambiente assim! Acho que elas devem achar que são Drosophillum lusitanicum. Mesmo assim estavam com hastes florais e gostando do mal trato.

Uma foto do lugar onde as achei.

Mais proximo da mata apareceram as primeiras nascentes e o solo começou a ficar encharcado. Em um pocinho de água eu encontrei estas Utricularia nana.

Ao redor havia uma grande quantidade de D. communis, com hastes florais lindamente arqueadas e altas.

junto a elas, Mais D. montana var. montana.

Praticamente elas e as D. communis dividiam o mesmo espaço. Olhei o mais atentamente possivel, mas não achei nada que parecesse com um hibrido entre elas.

Por fim achei crescendo jundo das carnivoras esta linda orquidea, tipica dos campos aqui da capital do Pais: Epistephium sclerophillum.

Bom por enquanto é só. Vou postar o mais breve possivel o outro relato.
Thanx para o Fernando Rivadavia pela identificação das plantas que eu estava com duvida.
Um abraço a todos
Adilson - DF