Francisco Eduardo escreveu:
Olá Miguel ! adorei a sua idéia, de promover um estilo "misto" ! vou fazer isso ! me diga uma coisa: vc amarra o caule no fio de pesca e o fio de pesca na argola superior, certo ? e, quando venta, o caule não se prejudica ? estou perguntando porque aqui venta bastante... fico com medo de machucar o caule da nep quando ventar...
Francisco Eduardo escreveu:
... coloquei uma estaca de bambu amarrada com barbante...
Oi, Francisco!
Eu vejo sempre algumas fotos na net de neps amarradas em estacas, mas não sou adepto dessa técnica: sempre tive medo de machucar as raízes da planta, o que é bem pior do que qualquer dano aoa caule. Quanto a vento, nunca observei tal problema. Mas, venta tanto assim aí, mesmo dentro do sombrite?
E aqui vão algumas imagens de duas das minhas neps com arranjo misto:
N. gracilis "spotted":

(Repare nos grandes jarros "upper" no caule vertical)

(Foi preciso usar dois fios na amarração, dado o tamanho exagerado do caule ereto)

(Detalhe do grupo de "lower" abaixo da planta, saido dos caules pendurados)
N. gracillima "red speckled":

(Um caule vertical e dois pendurados)

(A amarração, ligada à argola das correntes, como na anterior)
Carlos Rohrbacher escreveu:
... mas como ela não fica muito legal por aqui deve ser evnvolvida em uma negociação futura. Já a N. alata do Miguel está bem mais simpática...
essa é 'pêlo duro', até nevasca deve agüentar

Olá, Carlos!
Se vc pensa realmente em negociar sua "horribilis" não se esqueça de mim!!!
De fato, essa sua planta jamais ficará bem aí com todo esse frio. Ela parece ser uma Neps do "Complexo da Indochina", possivelmente uma
N. mirabilis ou uma
N. thorelli verde, que são "lowland" bem radicais, que odeiam frio. Se cogitar uma permuta, terei plantas da categoria "Intermediate" (N. ventricosa "yellow form" e
N. khasiana) no início de 2009, que se desenvolverão bem aí na sua terra!
Aguardo sua resposta!!
Quanto à
N. alata, mesmo sendo ela uma planta bem resistente, dê sol direto durante o dia, e guarde-a dentro de casa à noite (na cozinha, perto da geladeira, pegando o calor da serpentina) no período mais frio aí!
Se possível, faça o mesmo com a "horribilis"!
Abraço!