Autor |
Mensagem |
Alex Moura
Destaque
Registrado em: 27.05.2007(Dom)9:09 Mensagens: 711 Localização: São Paulo - SP
|
Pessoal, acho que qualquer uma pode fazer isso. O que vimos na planta da Leoninha são as gavinhas dos jarros uppers (aéreos) se fixando na grade como ela faria nas árvores e arbustos próximos em seu habitat, portanto creio que qulaquer Nepenthes que esteja lançando 'uppers' irá procurar algo para se enrolar. Acontece que algumas espécies possuem uma distância maior entre os nós das folhas, fazendo com que ela fique mais ainda com aparência de 'planta trepadeira'. N. ventricosa por exemplo é uma espécie que possui os nós das folhas muito próximos, quase não exibindo o caule, portanto esta especificamente creio que NÂO ficaria muito legal como ficou a bela N. alata da Leoninha. 
|
15.05.2008(Qui)10:19 |
|
 |
Raul Valverde
Registrado em: 14.05.2007(Seg)22:41 Mensagens: 132 Localização: RJ - capital
|
opa eae povo, não apareço ha um tempão =P é que eu fiquei meio frustrado com a perda de 8 semeaduras =((( Mas quanto ao tópico... deixei minha N. Khasiana proxima à parede do prédio e uma das folhas começou a subir na parede... pelo jeito todas as nepenthes sao trepadeiras... ou não?
|
15.05.2008(Qui)20:40 |
|
 |
Ivaldo Cavalcante Junior
Destaque
Registrado em: 26.02.2008(Ter)16:35 Mensagens: 1166 Localização: Maceió - Alagoas
|
Todas não sei, mas a maioria sim.
_________________ Ivaldo Cavalcante Junior Biólogo - Maceió Carnívoras
Minha Growlist
|
15.05.2008(Qui)21:58 |
|
 |
Francisco Eduardo
Destaque
Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08 Mensagens: 1494 Localização: Rio de Janeiro - Brasil
|
 Foto
Olá Raul ! vc poderia colocar uma foto dessa nep para a gente poder ver como ela faz para subir na parede ? é que tenho uns projetos de ornamentação aqui do quintal e gostaria de usar PCs junto com plantas mais comuns... no carramanchão eu pretendo misturar maracujá, bougainville e neps !!!!! só falta saber mais ou menos como posso coloca-las para que elas subam... PS - o projeto é muito simples: um carramanchão normal, de madeira, mas com sombrite na parte superior, e treliças em duas laterais onde bate muito sol. Pretendo que os maracujás e bougainvilles cubram a parte de cima e as laterais, proporcionando às neps a proteção do sol direto de que elas precisam para o seu desenvolvimento... mas gostaria de colher informações de como posso fazer para que elas subam, senão não adianta...
|
17.05.2008(Sáb)12:11 |
|
 |
Douglas Abrantes
Registrado em: 28.09.2007(Sex)20:15 Mensagens: 149 Localização: Rio de Janeiro - RJ
|
Não tem muito haver com o tópico, mas os brotos laterais das neps são de um em um? A minha n. gracillis parece que lançou dois brotos de uma vez! Foi meu primeiro broto lateral, estou meio assustado/surpreso, isso é normal/bom/ruim/se mate?
|
18.05.2008(Dom)15:36 |
|
 |
Raul Valverde
Registrado em: 14.05.2007(Seg)22:41 Mensagens: 132 Localização: RJ - capital
|
Francisco, é bem simples pra vc fazer elas treparem, é só botar uma grade ou uma haste na frente na nova folha em formação, dentro de pouco tempo ela começa a subir, tem mta gente ae no forum que já fez isso e pode te explicar melhor, dá uma olhada nas growlists pra ver quem manja =) vlw
|
19.05.2008(Seg)15:51 |
|
 |
Edirlessandro Arruda
Destaque
Registrado em: 06.06.2008(Sex)17:26 Mensagens: 663 Localização: Camocim-CE
|
Olá pessoal gostaria de saber se alguém tem a Nepenthes RAJAH,tive olhando o forúm e não vi ninguem que tem essa PC,para vender,doar e trocar as estacas,ou talvez as sementes,vi ela em um site,será que ela é rara no Brasil 
|
22.06.2008(Dom)10:36 |
|
 |
Miguel Pandini
Destaque
Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12 Mensagens: 1613 Localização: Colatina/ES - Brasil
|
edirlessandro arruda escreveu: Olá pessoal gostaria de saber se alguém tem a Nepenthes RAJAH,tive olhando o forúm e não vi ninguem que tem essa PC,para vender,doar e trocar as estacas,ou talvez as sementes,vi ela em um site,será que ela é rara no Brasil  Olá! Essa planta não é só rara no Brasil... É rara no mundo todo! E é uma mas mais difíceis de cultivar, pois exige condições extremas de Neps "highland". É extremamente desaconselhável para principiantes... [ ]'s
_________________ Abraços capixabas!
MIGUEL ANGELO PANDINI
|
22.06.2008(Dom)10:40 |
|
 |
Cristiano Marques
Moderador
Registrado em: 14.07.2007(Sáb)12:35 Mensagens: 1186 Localização: Igrejinha, RS, Brasil
|
 Re: Pendurada e enrolada
Leoninha escreveu: A minha N. alata fica parte com os galhos soltos e parte no arame assim: Ela adora se enrolar no arame, cresce e dá jarros sem parar:   Aqui mostra a parte lateral da mesma planta onde os galhos ficam pendurados e pega bastante luz solar nesses jarros pela manhã:   Muito bonita a tua nep, posta umas fotos novas.
|
22.07.2008(Ter)13:25 |
|
 |
Miguel Pandini
Destaque
Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12 Mensagens: 1613 Localização: Colatina/ES - Brasil
|
Alex Moura escreveu: ... Acontece que algumas espécies possuem uma distância maior entre os nós das folhas, fazendo com que ela fique mais ainda com aparência de 'planta trepadeira'... Na fase de parreira, quando produz "uppers", toda neps tem tendência a aumentar a distância entre os nós das folhas. Isso é bastante comum. Raul Valverde escreveu: ... deixei minha N. Khasiana proxima à parede do prédio e uma das folhas começou a subir na parede... pelo jeito todas as nepenthes sao trepadeiras... ou não? Na fase de parreira, sim.
_________________ Abraços capixabas!
MIGUEL ANGELO PANDINI
|
22.07.2008(Ter)14:16 |
|
 |
|