Autor |
Mensagem |
Daniel Souza
Registrado em: 11.08.2007(Sáb)14:23 Mensagens: 414 Localização: Manaus / AM
|
 Re: Paciência...
PHD Pereira escreveu: Francisco Eduardo escreveu: Olá Paulo Henrique ! me diga aí como vc usa esse fungicida nas plantas, porque acho que estou precisando por aqui... Um abraço a todos. Eu uso o Aqualife da alcon, duas gotas em 5L de agua e borrifo nas plantas! borifo a cada 2 semanas mas se o fungo persistir borrifo toda semana! Abraços Olá PHD! O aqualife da labcon, contem metais em sua composição, como o COBRE por exemplo! isso não é saudável para carnivoras, e ele fica por um bom tempo no substrato, acumulando-se a cada nova "dose". Bom, esse é um ponto de vista meu, independente ok! abraços, e ao invés de usar aqualife, utilize o fugicida ATLANTYS, ou qualquer um que não tenha Metais na composição!
15.02.2008(Sex)15:46 |
|
 |
Diana Alcantara
Registrado em: 09.01.2008(Qua)12:40 Mensagens: 182 Localização: sp/sp
|
Ah, como eu adoro ressuscitar tópicos velhinhos! Seguinte, vou receber doação da Liza de sementes de sarracenia, e vou usar o famoso e recomendado método do Fábio de estratificação! Comprei o fungicida de aquários Aqualife, da Labcon, e só depois vi nos tópicos que o produto não é muito recomendado pq tem metais na formulação. Li a formulação, e não achei o temido cobre. Aqui está a formulação:
Acriflavina (cloridrato) 0,45g Veículo q. s. p. 100 ml
Também li sobre uma certa ineficiência do Aqualife, mas tbém vi que o pessoal não usou de acordo com as instruções do fabricante (1 gosta pra cada 2 litros de água). Será que foi isso?
|
29.05.2008(Qui)18:09 |
|
 |
Clayton
Destaque
Registrado em: 13.08.2006(Dom)15:14 Mensagens: 344 Localização: Curitiba, Paraná
|
O problema é que não foi feito pra isso.
Acriflavina é um germicida, se não me engano.
Mas pode ser que dê resultado, você não em acesso ao Dithane ou outro fungicida? O problema é que não sei a concentração.
_________________ Até mais,
Clayton.
Growlist e Wishlist
|
29.05.2008(Qui)18:14 |
|
 |
Diana Alcantara
|
 Clayton
Não encontro o tal Dithane... tenho 2 sarracenias com fungos, minhas sementes de Biblys se perderam tbém por causa de fungos. E olha que eslas estão em local ventilado e com sol... Já tentei vários produtos, inclusive o quase suicida Sulfato de Cobre... não sei mais o que aplicar... Mas pras sementes vou tentar o Aqualife mesmo, a bula recomenda como anti-fúngico tbém... posto os resultados...
|
29.05.2008(Qui)18:40 |
|
 |
Clayton
Destaque
Registrado em: 13.08.2006(Dom)15:14 Mensagens: 344 Localização: Curitiba, Paraná
|
Já tentou canela? E gengibre? Se aplicar alguns desses produtos, proteja as plantas do sol forte.
Clayton.
Growlist e Wishlist
|
29.05.2008(Qui)20:01 |
|
 |
Bode
Moderador
Registrado em: 18.04.2008(Sex)8:14 Mensagens: 862 Localização: São Carlos - SP
|
Aqui em casa o substrato tava com fungo antes de germinar as sementes, apliquei o gengibre 1 vez a cada 4 dias e funcionou bem, depois deixei o substrato tomando só o sol da manhã até umas 9:30 e não nasceu mais nada de fungo. Usei a canela na preparação de alguns substratos, e mesmo mantidos fora do sol (nunca bateu nadinha de sol) e mantendo bem úmido e ventilado, também não deu nada de fungo.
Tenta esterelizar o substrato numa panela com água fervente antes de colocar nos vasos para semear, e outra coisa, a maioria dos fungicidas vendidos para aquário não funcionam, e os que funcionam matariam as plantas com uma única aplicação.
Abraços e boa sorte.
|
29.05.2008(Qui)22:29 |
|
 |
Diana Alcantara
|
 Bode,
Mas o método de estratificação á frio do Fabio, e o método 'in aqua', já citados no forum? ele utilizou fungicida de aquário na preparação do musgo, na semeadura de sarracenias, e teve bons resultados... Já tentei canela, e sempre fervo o musgo antes da utilização, mas tenho tido recorrentes problemas com fungos. Quanto ao gengibre, utilizo o chá bem concentrado? É uma boa opção... obrigado pela dica!
|
30.05.2008(Sex)9:29 |
|
 |
Bode
Moderador
Registrado em: 18.04.2008(Sex)8:14 Mensagens: 862 Localização: São Carlos - SP
|
 Diana Alcantara
Aqui utilizei um pedaço de uns 5 cm de comprimento por uns 3 cm de diâmetro, coloquei no liquidificador com 250 ml de água e bati até ficar bem triturado, aí coei num filtro de café de papel e usei o líquido borrifando no substrato, onde tinha fungo morreu e não nasceu mais, também deixei os vasos num lugar onde bate sol até umas 9:30 e como o sol é um bom fungicida (por causa dos raios UV). Vi uns tópicos que o pessoal sugere o uso de lâmpadas UV e lâmpada negra para combater o fungo, não sei se seria uma boa, pois a UV é perigosa, pode queimar a nossa retina, agora a negra não sei muito sobre, utilizo em um aquário com um oscar, mais o peixe não tem problemas com a lâmpada. Agora sobre os fungicidas de aquário dizem no forum q funciona no substrato, isso eu não sei, só sei que na grande maioria das vezes em aquários ele não funciona. Tomara que tenha bons resultados no substrato. Boa sorte.
|
30.05.2008(Sex)10:14 |
|
 |
PHD Pereira
Destaque
Registrado em: 25.07.2007(Qua)19:28 Mensagens: 1190 Localização: Ipatinga / São João Del Rei MG
|
Diana Alcantara escreveu: Também li sobre uma certa ineficiência do Aqualife, mas tbém vi que o pessoal não usou de acordo com as instruções do fabricante (1 gosta pra cada 2 litros de água). Será que foi isso?
Diana e a volta do tópico Zumbi. rsrs! Se vc ler atentamente a bula verá que a proporção uma gota para 2 litros é para o tratamento de fungos, no casa da prevenção dos fungos é recomendado uma gota para cada 5 litros. Então vc tem que saber de vai tratar ou previnir antes de usar o produto. Comigo tenho usado, e tem dado certo mesmo com a associação com canela. só o gengibre que não funciounou. Abraços
_________________ Paulo Henrique Dias Nem todo vento traz frieza e tempestade... Canibal vegetariano devora planta carnívora Minha Grow List
|
30.05.2008(Sex)10:55 |
|
 |
Clayton
Destaque
|
Citação: lâmpadas UV e lâmpada negra para combater o fungo Nunca, vai matar a semente, fungo e você, se não tomar cuidado. Ela danifica o DNA, vai acabar com a semente! Essa radiação mesmo filtrada pela camada de ozônio já faz um mal danado! Cuidado com isso. Quanto a luz negra, há muita controvérsia, pesquise pra você ver, cada um fala uma coisa.
Clayton.
Growlist e Wishlist
|
30.05.2008(Sex)13:28 |
|
 |
|