Serra do Cipó (Maio/2008) - Parte 1
Autor |
Mensagem |
Bruno Garcia
Destaque
Registrado em: 02.03.2008(Dom)8:10 Mensagens: 1338 Localização: Sertãozinho-SP
|
Parabens Paulo, q lugar 
_________________ Algumas fotos das minhas Plantas Carnívoras e Orquídeas:
http://www.facebook.com/media/set/?set= ... 028&type=3
Growlist Bruno Garcia:
viewtopic.php?f=24&t=2907
|
15.06.2008(Dom)10:29 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
|
Rapaz, assim não consigo trabalhar, incrível rever a Serra do Cipó. Até me deu um 'peso na consciência' por não ter mais tempo por lá no começo do ano. Mas vamos lá: A Drosera hirtella var. hirtella do desafio ficou realmente muito difícil de acertar, não que as imagens tenham ficado ruins, muito pelo contrário estão muito boas. O meu problema é não ter conseguido germinar essa variedade, só faltou ela do 'complexo hirtella' aqui em casa. Ah, adorei as Drosera sp. 'Shibata', em pensar que não as encontrei e, parecem bem distribuídas nesses locais que você andou. A propósito, o local onde encontrei as D. camporupestris era no alto de um monte e não em uma planície, isso é comum? Drosera chrysolepis é outro sonho a realizar, dessas eu esperava mais fotos, principalmente com algo para comparar o tamanho, um pé ou uma mão, quem sabe ... tá, não é bonito mas ajuda a dimensionar o tamanho dos vasos que terei que ter por aqui As utricularias são bem simpéticas, mas como sabes eu as vejo como coadjuvantes no espetáculos das droseras, por falar nisso, alguma genlisea na próxima postagem? Mais orquídeas (belíssima aquela S. brevipedunculata)? Mais vellosias? Algum eriocaulon? Se atenderes aos meu pedidos vais ter que postar centenas de fotos Ah, antes que eu esqueça ... Muito dez Fernando!!! Parece que faltava um isolamento das PCs para esse artigo sair, não entendo 'lhufas' de especiação mas as D. schwakei são muito diferentes das D. montana. Um abraço e obrigado pelas imagens e texto, cada vez aprendo mais, quem sabe na próxima acerto mais espécies. 
_________________ Droseraholic!!!
|
15.06.2008(Dom)11:24 |
|
 |
Paulo Minatel
Moderador
Registrado em: 28.12.2005(Qua)18:59 Mensagens: 1422 Localização: São Carlos e São Paulo -SP
|
Primeiramente, Parabéns, Fernando! O paper está incrível! Acho que devíamos enviar o link pra Tânia... hahaha! Mas que bom que finalmente posso chamá-la de D. schwackei! É inacreditável que alguém possa considerá-la uma variedade de D. montana, ou pior, como sinônimo da mesma...  Algum desses acontecimentos foi na última vez que você foi pro Cipó? Isso explicaria pq você não tem nenhuma foto digital de lá (ou será que você anda escondendo elas de nós?)? Citação: Sabe que eu já havia procurado D.camporupestris, sem sucesso, na região do Juquinha? Havia uma coleta da UNICAMP nesta região, mas eu nunca consegui confirmar. Que bom q vc achou! Pois é, era uma população bem grande (obviamente, não tão grande do que a que vi na outra viagem, em outro ponto). Mas o que me surpreendeu alí foi encontrar uma população tão grande de D. tentaculata (mas encontrei muito mais delas no ponto em que as vi da outra vez). Pena não ter fotos... Citação: Adorei tbm aquela U.campbelliana epífita sobre Velloz... ih, é apenas uma orquidea qq, que pena! Hahahah... também não precisa humilhar... Citação: A última foto foi sem querer ou planejada? Ficou legal, hahaha! Foi o Paulo (meu orientador) quem tirou... ficou muito boa mesmo (o modelo ajudou  ). Citação: Paulo vcs foram de fusca Ah se fosse... Fomos com uma 4X4 da USP (fotos na próxima parte da história). Citação: Apesar do problema com a cam as fotos ficaram satisfatorias! É que 90% das fotos aqui não foram com a "minha" máquina, e sim, com as máquinas alheias.... hehehe Citação: Ah, adorei as Drosera sp. 'Shibata', em pensar que não as encontrei e, parecem bem distribuídas nesses locais que você andou. A propósito, o local onde encontrei as D. camporupestris era no alto de um monte e não em uma planície, isso é comum? É que o ponto onde você foi fica bem longe desse aí, mas existem algumas coletas de D. sp. "Shibata" perto de lá (mas não consegui ir nos pontos dessa vez...). Sim, é bem comum encontrá-las ( D. camporupestris) em nascentes descendo de afloramentos rochosos. Citação: Drosera chrysolepis é outro sonho a realizar, dessas eu esperava mais fotos, principalmente com algo para comparar o tamanho, um pé ou uma mão, quem sabe ... Então você vai gostar da segunda parte. D. chrysolepis é o que não falta. Essa última foi a maior que eu vi, ela tinha quase 40 cm de altura, bem maior do que as da primeira população e do que as que virão na segunda parte. Isso provavelmente porque ela crescia entre gramíneas bem altas e em solo bem úmido e rico em matéria orgânica... Citação: As utricularias são bem simpéticas, mas como sabes eu as vejo como coadjuvantes no espetáculos das droseras, por falar nisso, alguma genlisea na próxima postagem? Mais orquídeas (belíssima aquela S. brevipedunculata)? Mais vellosias? Algum eriocaulon? É, realmente elas não se destacam tanto quanto as belíssimas Droseras, mas tem uma Genlisea na segunda (ou terceira) parte que te fará mudar de idéia  . Acho que ainda tenho algumas fotos de Vellozias, mas as orquídeas acabaram (não que eu não tenha visto outras, mas não as fotografei - não eram tão belas quanto essa Sophronitis  ). Mas Eriocauláceas ainda tem. Obrigado a todos pelos comentários! Abs,
_________________ Paulo Minatel Gonella Biólogo - Botânico
Growlist e Wishlist
Devendo um SEDEX pro Carlos...
|
15.06.2008(Dom)13:16 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
|
Valeu pelas respostas Paulo. Paulo escreveu: Então você vai gostar da segunda parte. D. chrysolepis é o que não falta. Um abraço.
_________________ Droseraholic!!!
|
15.06.2008(Dom)13:39 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40 Mensagens: 2913 Localização: San Francisco, California, USA
|
Hello Paulo, Citação: Parabéns, Fernando! O paper está incrível! Acho que devíamos enviar o link pra Tânia... hahaha! Mas que bom que finalmente posso chamá-la de D. schwackei! É inacreditável que alguém possa considerá-la uma variedade de D. montana, ou pior, como sinônimo da mesma... Thanks! Manda sim e pergunte a opinião dela p/ darmos umas risadas! ;) Citação: Algum desses acontecimentos foi na última vez que você foi pro Cipó? Isso explicaria pq você não tem nenhuma foto digital de lá (ou será que você anda escondendo elas de nós?)? Nossa, fui vascullhar meu arquivo e vi que realmente não tenho foto digitais do Cipó! Na última vez que fui em janeiro de 2005 foi quando minha câmera "sumiu" na viagem. Uma pena, pois explorei a região da Lapinha, q eu não conhecia. E foi do alto do Pico do Breu que eu avistei o "Vale do Silício" pela 1a vez (Google Earth e mapas não contam, hehehe!). Bom, pode ser q eu perdi mesmo a câmera num descuido pois esta foi minha 1a viagem após o acidente do joelho, apenas 2 meses após a cirurgia e ainda fazeno fisioterapia. Minha cabeça tava atormentada, com medo de q eu não conseguiria mais subir montanhas! A viagem anterior a esta foi em julho de 2003, logo antes de eu comprar minha 1a câmera digital. Mas tenho muuuuitas fotos de viagens anteriores que eu ainda vou digitalizar um dia... ;) Estranho que eu fui tão poucas vezes ao Cipó nos últimos anos... Houve épocas que eu fui várias vezes num mesmo ano. Talvez pq eu já conhecia a regiào relativamente bem e quis concentrar em regiões menos exploradas... Mas ainda tem muuuuito p/ explorar no Cipó!  Sobre aquele matinho não-carnívoro de flores vermelhas, não foi esnobação mas apenas um ato falho da minha mente, que tava "ligada" em ver fotos de PCs e a 1a coisa que pensou ao ver as flores foi: "U.campbelliana!!!"  Aguardamos ansiosamente as próximas fotos!!! Abs, Fernando Rivadavia P.S. Carlos, no Cipó as Utrics e Genlisea acabam sendo meio que coadjuvantes mesmo, mas apenas pq as Drosera são tão abundantes e tão variadas. Existem outros lugares onde as Genlisea e Utrics dão um banho nas Drosera. Por exemplo na Serra dos Órgãos, onde temos apenas D.ascendens e D.communis, mas abundância de U.reniformis, U.geminiloba, U.nephrophylla e U.nelumbifolia! Ou tbm em certas montanhas da região de Roraima, onde muitas vezes as únicas Drosera são D.roraimae e D.esmeraldae ou D.hirticalyx., mas onde encontramos as fantásticas U.humboldtii em abundânca, U.campbelliana, U.quelchii e U.alpina.
|
15.06.2008(Dom)14:13 |
|
 |
Samoied (Adilson Peres)
Destaque
Registrado em: 12.03.2007(Seg)19:19 Mensagens: 886 Localização: Brasília - DF
|
AEeeeeeee Paulo, fantástico o relato!!!
Essas D. shibata são maravilhosas, parece uma fotografia submarina cheia de estrelas do mar. Essas flores grandes e inflorescencias curtas me lembram algumas droseras sul africanas (que aliás existe alguma relação entre os grupos de droseras sul africanas com os de droseras brasileiras? pois as que eu tenho em cultivo apresentam varias características semelhantes por exemplo com o complexo hirtella e com as ascendens) Elas tem alguma semelhança com D. tomentosa, mas no paper do fernando não li citação a elas quando ele discorre sobre o complexo montana. Então qual é a parentagem dela?
hahah pelo seu paper, Fernando, da pra ver justamente as fofocas que eu perguntei em outro post! Caramba, como alguém pode dizer que coisas diferentes são a mesma coisa? Certamente é gente que nunca foi a habitat e so conhece o material mal prensado de herbário. Atualmente eu não confundo mais D. montana e D. tomentosa, depois de te-las visto crescendo juntas, e ter visto muita D. montana qui em brasilia. A D. schwackeii então é absolutamente diferente considerando so uma olhada superficial da morfologia da roseta (nem precisa chegar na morfologia da inflorescencia como você descrever no seu artigo). E o habitat entao......... nada a ver. Aliás, não tem registro de D. schwackeii em Grão mogol - Botumirim - Itacambira? Vi por lá muitos locais com exatamente este tipo de solo de seixos grandes de quartzito.
Com relação aos matos não carnivoros, Linda a Soprhonitis! Este genero atualmente esta passando por uma revisão, onde os botanicos se digladiam cada veis mais entre juntar ela e trocentas outras espécies (absolutamente diferentes) no genero Sophronitis unicamente baseadas em analise de Dna (desconsiderando caracteres morfológicos ou ecológicos ) ou no genero Hadrolaelia (considerando caracteres morfologicos + analise de dna, numa salada que não entendi bem apesar de tudo que ja li sobre o assunto) Essa briga anda bem aos moldes da briga com o complexo montana........ você não viu nas vellozias a Constatia cipoensis? Queria ver fotos delas em Habitat
Aliás falando em artigos e papers, preciso botar o link pra voces verem a publicação na revista Orquidario da nova espécie e novo hibrido natural do genero Encyclia que eu e mais um pessoal aqui de Brasilia descrevemos!
Abraços
Adilson
|
15.06.2008(Dom)15:23 |
|
 |
rodolfo palis
Destaque
Registrado em: 08.08.2006(Ter)15:37 Mensagens: 1017 Localização: Uberaba/ Minas Gerais
|
Muito legal todas fotos e plantas!
E pensar que elas estão tão pertinho de mim 500 quilometros apenas he he he!).
Poderiamos organizar uma ida a habitats por aqui ou por São Paulo, agora que eu estou um pouco melhor motorizado, com minha Brasilex tava ficando surdo quando viajava ha ha ha!
|
15.06.2008(Dom)16:00 |
|
 |
Igor lins
Destaque
Registrado em: 09.12.2006(Sáb)16:39 Mensagens: 867 Localização: Niterói-RJ
|
caramba!!!!!!!!!! belíssimas plantas !!!!!!! que viagem!!! (nos dois sentidos  ) ja escreveram tanta coisa que ate estou com preguiça de ler 
15.06.2008(Dom)20:43 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40 Mensagens: 2913 Localização: San Francisco, California, USA
|
Hello Adilson, Te mandei um paper meu mostrando o parentesco entre droseras atraves de sequenciamento de DNA. Veja que a maioria das especies africanas estao num extremo da arvore filogenetica (D.hilaris a D.aliciae), no alto da imagem abaixo:  Logo abaixo vem um ramo com espécies brasileiras tetraploides (D.graminifolia a D.schwackei). E logo abaixo tem outro ramo com especies geralmente diploides das Americas e do hemisferio norte (D.capillaris a D.neocaledonica, q é a exceção tetraploide e do hemisferio sul). Quem quiser ler o artigo, veja o link abaixo: http://www.amjbot.org/cgi/content/full/90/1/123>Essas flores grandes e inflorescencias curtas me lembram algumas droseras sul africanas (que aliás existe alguma relação entre os grupos de droseras sul africanas com os de droseras brasileiras? pois as que eu tenho em cultivo apresentam varias características semelhantes por exemplo com o complexo hirtella e com as ascendens) Elas tem alguma semelhança com D. tomentosa, mas no paper do fernando não li citação a elas quando ele discorre sobre o complexo montana. Então qual é a parentagem dela? Sorry mas me perdi nos "elas". Elas quem? >hahah pelo seu paper, Fernando, da pra ver justamente as fofocas que eu perguntei em outro post! Caramba, como alguém pode dizer que coisas diferentes são a mesma coisa? Certamente é gente que nunca foi a habitat e so conhece o material mal prensado de herbário. O pior é que esta pessoa já rodou mto por Grão Mogol, Serra do Cipó, Chapada Diamantina, etc. É algo inexplicavel mesmo... >Atualmente eu não confundo mais D. montana e D. tomentosa, depois de te-las visto crescendo juntas, e ter visto muita D. montana qui em brasilia. A D. schwackeii então é absolutamente diferente considerando so uma olhada superficial da morfologia da roseta (nem precisa chegar na morfologia da inflorescencia como você descrever no seu artigo). E o habitat entao......... nada a ver. Tbm acho bastante óbvias as diferenças, mas fazer o q se tem gente q não acha?? Acham q é como orquídea, que é tudo igual, hahaha!!  >Aliás, não tem registro de D. schwackeii em Grão mogol - Botumirim - Itacambira? Vi por lá muitos locais com exatamente este tipo de solo de seixos grandes de quartzito. Nunca vi, mas não duvido de nada não, hehehe! Mesmo se não tem D.schwackei, acho que as chances devem ser altas de haver uma espécie nova que ocupe este mesmo nicho ecologico. É o que ocorre no Cipó, onde ainda não vi D.schwackei, mas no mesmo ambiente ocorre a D.sp.Cipo e as vezes D.sp.shibata e D.tentaculata. >Aliás falando em artigos e papers, preciso botar o link pra voces verem a publicação na revista Orquidario da nova espécie e novo hibrido natural do genero Encyclia que eu e mais um pessoal aqui de Brasilia descrevemos! Parabens, bota ai sim! Abs, Fernando Rivadavia
|
16.06.2008(Seg)3:02 |
|
 |
Samoied (Adilson Peres)
Destaque
Registrado em: 12.03.2007(Seg)19:19 Mensagens: 886 Localização: Brasília - DF
|
Ah Fernando Valeu mesmo pelo artigo, muito bom e esclarecedor!
Pelo visto minhas suspeitas eram verdade, da proximidade das Africanas com as Brasileiras.
Sorry mas me perdi nos "elas". Elas quem?
Ah, me referia as D. shibata. Quis dizer que no seu paper (sobre a D. schwackeii) você citou o complexo montana mas não citou esta espécie, então fiquei em duvida sobre qual a posição dela, taxonomicamente falando. Mas vendo o site do ladin eu vi que voces colocam ela no complexo montana.
Mas D. sp cipó? Qual é esta que não ouvi falar ainda?
Adilson
|
16.06.2008(Seg)14:57 |
|
 |
|